Tomate é fruta ou legume?

Tomate é fruta ou legume?

Talvez você já tenha tido essa dúvida: tomate é fruta ou legume?

Antes de responder, vamos às definições do quê é o que.

tomates
Lindos

O que é o que?

Fruto

É o ovário maduro da flor. O pólen, trazido pelo vento, abelhas ou por outros insetos, entra na parte “feminina” da flor. Após o processo de fecundação, o ovário desenvolve-se e forma o fruto, e os óvulos, as sementes.

As flores possuem tanto a parte “masculina”, que produz o pólen, quanto a “feminina” que gera o fruto. Interessante notar que as plantas não geram cópias prontas de si mesmas, mas sim “pacotes” que podem ser transportados para outros lugares, onde germinarão criando um novo pé. Um arquivo zipado.

Os frutos servem como forma de proteção das sementes, auxiliam na dispersão e fornecem nutrientes para que o broto se desenvolva. Eles possuem uma parede denominada de pericarpo, que é a parte mais volumosa, bastante carnosa e suculenta, ou pode ser seca. Compreende a casca, a polpa e uma fina camada que separa o fruto da semente propriamente dita.

Fruta

O termo fruta não tem um significado na botânica, mas é como normalmente designamos as partes comestíveis, geralmente suculentas e adocicadas, que se originaram da flor, mas que nem sempre se desenvolveram do ovário.

Assim, podemos dizer que nem toda fruta é um fruto. Quando essas estruturas originam-se de outras partes da flor, são denominadas de pseudofrutos.

No caju, por exemplo, a parte suculenta desenvolve-se do pedúnculo (haste que sustenta uma inflorescência) de uma única flor, e o fruto é a castanha.

Outro caso, pasmem, é o morango. Morango não é o fruto verdadeiro, mas parte acessória que não se desenvolve à partir do ovário da flor.

Hortaliças

As hortaliças são uma categoria de vegetais que inclui as verduras e os legumes, cultivados em hortas.

Verduras

A palavra verdura representa um termo genérico para designar alimentos verdes, como folhas e flores, entre elas coentro, alface, couve, embora outros não tão verdes, como acelga, possam ser incluídos.

Legumes

Os legumes normalmente não tem sabor adocicado e dos quais não comemos as folhas (há exceções). Podem ser categorizados como frutos (pepino), raízes (mandioca), tubérculos (batata), leguminosas (feijão) e oleaginosas (castanha do caju).

tomate é fruta ou legume
Legumes, verduras, frutas… eu quero é comer!

Afinal, tomate é fruta ou legume?

Tecnicamente, o correto seria dizer que tomate é um fruto verdadeiro, que se desenvolve através do ovário da flor mas que, pelo sabor, pode ser designado como legume.

O sabor do tomate é considerado como sendo UNAMI, o quinto sabor (além do doce, salgado, azedo e amargo), que foi descrito no início do século vinte pelo pesquisador Kikunae Ikeda, da Universidade de Tókio.

Desta forma, como nem toda fruta é um fruto, nem todo fruto é uma fruta. O mesmo ocorre com o jiló (é fruto, mas não chamamos de fruta).

Resumindo

Tomate e jiló são frutos verdadeiros e podem ser chamados de legumes. Morango e caju não são frutos, mas pseudofrutos, chamados de fruta por designar genericamente frutos doces.

Agora, tente mudar a opinião e cultura já formada pela população, dizendo que estão usando os termos errados. Meio confuso, melhor deixar como está, senão, é briga na certa!




Fontes: Ma. Helivania Sardinha dos Santos do biologianet.com, rastrorural.com.br, Wikipédia.

Talvez se interesse em ler sobre o significado de sonhar com outros temas. Abaixo seguem algumas sugestões.

Tags :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *