Sonhar com sapo

Sonhar com sapo

Antes de começar com os significados de sonhar com sapos, vamos entender a simbologia de como os humanos os entendem:

sonhar com sapo
Oie!

Ideias associadas à sapos

Uma característica forte presente nos sapos é a transformação. Biologicamente passam por vários estágios e metamorfoses até atingir a fase final; já no imaginário, existe a ligação do sapo virar um príncipe após ser beijado. Esse é talvez o ponto mais interessante, e menos explorado nas interpretações de sonhos com sapo: existe a necessidade de enxergar além da aparência, acreditar e ter esperança, para encontrar o verdadeiro valor de algo através de um sacrifício, um ato de fé ou de coragem. Serve tanto para o bem, quanto para o mal, quando se consegue a recompensa ou se frusta pela ilusão.

Na China é comum encontrar figuras de sapos sentados em pilhas de dinheiro, protegendo e aumentando a riqueza. Durante o dia é deixado de frente para a porta, como se convidassem a sorte e a boa fortuna para entrarem; à noite, viram para dentro, com as costas para a porta, impedindo que o dinheiro saia da casa.

Ainda, como curiosidade mórbida, sapos são usados em rituais de magia negra por, alegadamente, armazenarem bastante energia negativa. Na natureza eles absorvem, mas seus corpos transmutam as ruins em boas, não fazendo mal para eles. Nos rituais, os sapos são submetidos à maus tratos, acumulando negatividade, que depois é direcionada para a pessoa alvo do feitiço. Para isso, usam alguma coisa da vítima ou papel com nome escrito e costuram dentro do sapo, fechando sua boca. Altamente nocivo para quem executa e para quem recebe. E mais ainda para o sapo, creio eu. Certamente não há comprovação científica para isso, mas eu prefiro não discordar, por razões óbvias de autopreservação.

Há diversas espécies de sapos: grandes, pequenos; uns com aparência simpática, outros emburrados (poderíamos dizer “ah, que bonitinho” e outros “nossa, que bicho feio”); uns altamente venenosos. De qualquer forma, o consenso geral é de que são criaturas nojentas, úmidas, lisas ou rugosas, e que não queremos ter o contato físico direto. “Bicho de estimação de bruxas”. Logo, é indesejável ver sapos em sonhos.

Significados de sonhar com sapo

Sonhar que vê um sapo

O significado depende muito de onde o sapo se encontra e quais os sentimentos envolvidos nas visão. Há surpresa, nojo, indiferença? Se vê um sapo onde ele não deveria estar (fora do seu habitat), pode indicar que está desatento com as mudanças que estão acontecendo ao seu redor. Talvez indique onde está concentrando e nutrindo maus pensamentos, acumulando energia ruim.

Se sente nojo ao ver um sapo pode ser a recusa de aceitar alguma coisa imposta por outros como sendo boa para você. Pode até ser uma possibilidade de trabalho, que possa ganhar dinheiro, mas não reconhece como sendo um boa oportunidade.

Sonhar com muitos sapos

Sonhar com muitos sapos pode ser uma coisa boa, relacionada com fartura. Se há muitos sapos, é porque existe bastante disponibilidade de alimento, logo, pode ser que esteja passando ou esperando uma fase próspera.

Por outro lado, muitos sapos pode indicar estagnação emocional (água parada) e que precisa se reciclar para por-se de volta em movimento.

Sonhar com sapo na água

A cor da água define os possíveis significados: se a água é limpa, pode indicar que está se recuperando de alguma doença (talvez do sistema linfático ou renal, pois são os filtros e caminhos por onde as impurezas são retiradas).

Se a água for limpa e corrente, pode estar passando por um processo de mudança que te fará bem. A princípio pode achar ruim, que não dará certo, mas durante perceberá as diferenças.

Se a água for suja e parada, é acumulo de pensamentos e emoções ruins que não tem tido a vazão adequada. Seria o caso de conversar com alguém que confia e desabafar.

O sapo seria o indicador da condensação e acúmulo.

Sonhar com sapo pulando

O sapo pulando pode ser o seu subconsciente tentando te alertar para alguma coisa, ou está com inquietação por algo não resolvido.

Pode ser a sensação ruim de ter alguém querendo te prejudicar, uma oportunidade boa que talvez esteja deixando passar ou necessidade interna de mudança, de mudar de fase, fazer outra coisa.

Uma pessoa que “julgou pela capa” pode ter despertado sua atenção, sendo necessária a revisão da opinião. Subconsciente indicando que há mais do que se aparenta e que pode ser uma boa oportunidade.

Sonhar com sapo coaxando

Sapo coaxando pode indicar que talvez esteja dando atenção demais para pessoas tóxicas, que não te acrescentam nada. Por outro lado, pode indicar sua necessidade de se comunicar com alguém para desabafar, quebrar o ciclo de pensamentos ruins que vem sustentando.

Sonhar com sapo parado

Outro sinal de estagnação, desta vez física. Pode ser que esteja esperando alguma acontecer para tomar iniciativa. Espera parado que as coisas venham até você invés de fazer acontecer. Sem esforço, não há mudança. Se você não muda, o externo muda por você, sem que tenha nenhum controle do que acontece em sua vida.

Pode estar em um período de exaustão, quando deseja não fazer nada. Sem expectativas de nada.

Sonhar com sapo morto

Pode ser um bom indicador de que aceitou ou se resignou com alguma perda, mas que deixou para trás. Aceitar que algo acabou é o primeiro passo para a recuperação, regeneração e renovação.

Por outro lado, pode indicar que seu o organismo chegou no limite de saturação de substâncias nocivas que vem consumindo, seja pela alimentação pesada ou vícios. Precisa rever seus hábitos antes que problemas maiores apareçam.

Pode também ser a expressão exagerada da frustração por descobrir que alguém não era o que aparentava, que um sonhou acabou e que uma história não terá final feliz.

Sonhar com sapo gordo

Sapo gordo também tem relação com o acúmulo de substâncias no corpo, mas pode ser emoções exageradas que vem sustentando. Está alimentando problemas já existentes, talvez com comportamentos ruins ou padrões de pensamentos nocivos e repetitivos, como a obsessão pode alguma coisa.

Dependendo do contexto e das emoções que experimenta durante o sonho, talvez indique que esteja imaginando que ganhará bastante dinheiro, mas sendo ganancioso demais. Cuidado com as ilusões.

Sonhar com sapo grande

Sapo grande pode representar um problema que vem enfrentando e que não consegue lidar. Pode ou não ser verdadeiro e a dificuldade é atribuída pelos seus próprios valores, ou seja, pode estar superestimando a situação.

Por outro lado, pode simbolizar o desejo forte por uma mudança, uma transformação na sua vida.

Também pode indicar a expectativa de ganhar bastante dinheiro mas, diferente do sapo gordo, não há ganância envolvida. Só acredita que é uma boa oportunidade.

Sonhar com sapo pequeno

Pode ser o indicio que está começando a nutrir maus sentimentos por alguém e isto te incomoda, porque não deseja. O sapo pequeno é o indicador de que precisa reavaliar e descobrir a fonte do descontentamento.

Normalmente coisas pequenas nos sonhos indicam falta de atenção ou cuidado necessário com algum assunto. Menosprezo ou subdimensionamento de potenciais perigos ou oportunidades.

Pode indicar a contradição entre a ilusão consciente e a realidade sentida pela intuição. Deseja que algo seja melhor do que realmente pode ser, mentindo para si mesmo mas, no fundo, sabe que está exagerando.

sonhar com sapo
Beija! Duvido essa coisinha virar um príncipe…

Sonhar com sapo verde

A cor verde normalmente é associada com saúde, reforçando o caráter regenerativo atribuído ao sapo através de suas transformações. Assim, podemos ligar que sonhar com sapo verde represente um período de recuperação da saúde.

O verde também é associado com a sorte, podendo indicar um estado mental em que acredite que as coisas estão dando certo por acaso, por coincidência ou providência. Na verdade, foram suas ações anteriores, passos dados, etapas seguidas que culminam nos bons resultados atuais. De qualquer forma, deve indicar um período em que se sinta bem.

Sonhar com sapo preto

Já a cor preta tem relação com términos, finais, mortes; absorção e retenção. Desta forma, sonhar com sapo preto não é um bom sinal. Pode indicar que está acumulando sentimentos ruins por outras pessoas ou que imagine que sintam assim em relação à você, alguém guardando alguma mágoa. Nutrir esse tipo de emoções não faz bem para ninguém. Reflita se está nesse ciclo negativo.

Pode significar que algum processo foi interrompido antes da sua conclusão, sem ter se desenvolvido por completo. Uma ilusão desfeita abruptamente, causando o sentimento de luto, como se tivesse perdido algo.

Fim doloroso de alguma etapa que precisava passar ou desconfortável sensação que algo ruim possa acontecer. Lembre-se: sonhos não são premonições aleatórias, sem ligação causal com as emoções e pensamentos que carrega, mas sim, reflexos deles, na maior parte inconscientes.

Sonhar com sapo amarelo

A cor amarela indica normalmente duas coisas: atenção e dinheiro. Sonhar com sapo amarelo pode ser um sinal de alerta do subconsciente, para que pare e reflita sobre o que está acontecendo ao seu redor. Estaria se iludindo? Cometendo os mesmo erros do passado? Sapos são escorregadios, ruins de segura-los com as mãos, ou seja, ter controle sobre eles não é fácil. É assim também com as emoções.

Pode ser que esteja se relacionando com alguém que não é quem aparenta ser. Neste caso, o príncipe é que se transforma em sapo, e a ilusão é desfeita.

Na natureza, o amarelo é uma forma dos animais dizerem “não se aproximem, sou venenoso”, como uma forma de defesa. Estaria você se envolvendo em situações que te colocam em perigo? Cometendo ações tóxicas e nocivas por causa de dinheiro ou alguma outra ilusão?

Sonhar com sapo venenoso

Aqui é mais uma ideia, uma suposição sobre o sapo ser venenoso, uma vez que, com raríssimas exceções, se reconhece exatamente o tipo da espécie.

Alguma outra referência deve estar envolvida para que você atribua essa característica para o sapo. Muito provavelmente seja medo de lidar com alguma coisa. O sapo já causa repulsa, sendo venenoso então, é clara a vontade de não se envolver.

Talvez tema por mudanças inevitáveis ou temer pelos resultados que possam surgir posteriormente.

Pode ser ainda que sente-se mal em relação à alguma pessoa, que aparenta ser boa mas não é. Intuitivamente, você reconhece alguns padrões que fazem com que desconfie das intenções dela. Por outro lado, pode ser você que esteja sendo tóxico, reconhecendo, no sonho, que está agindo errado.

De novo, o medo pode fazer com que ajamos de maneira defensiva afastando todos ao redor, inclusive as pessoas boas e oportunidades de renovação e transformação.



Já sonhou com sapo? Ele virou príncipe ou era você o sapo na história? Comente.


Talvez se interesse em ler sobre o significado de sonhar com outros temas. Abaixo seguem algumas sugestões.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *