Sonhar com Sapato

Sonhar com sapato é uma coisa estranha. Digo, com tantas coisas para se sonhar, por que sapatos? O que pode significar? O que estaria passando na cabeça do sonhador ou sonhadora? Adianto que é bem interessante. Leia e confira.

sonhar com sapato
Calça curta e marca de “havainas” kkkkk…

Simbologia do Sapato

Primeiramente, a função principal e óbvia de um sapato é proteger os pés contra a aspereza do chão, irregularidades e pedras. Os calçados em geral também protegem os pés do frio, calor, umidade, sujeira e animais. Desta forma, pode ser entendido com algo que torna as jornadas e ações mais confortáveis e fáceis de lidar.

Depois, em um sentido estético, é um indicar do nível social e mensagem que se quer transmitir para outras pessoas. Há julgamentos e preconceitos enraizados na mente das diversas culturas que colocam de imediato uma “etiqueta” por fulano ou fulana usar este ou aquele tipo de sapato. Assim, o sapato pode ser um indicador de como você se enxerga em sociedade.

Continuando nesta linha, as condições que o sapato aparece no sonho refletem o que o sonhador acha de si mesmo em determinado período, revelando o nível da autoestima e da autocrítica. O mesmo pode ser aplicado sobre a opinião sobre outras pessoas.

Significados de sonhar com Sapato

Sonhar com Sapato

Bom, para começar, sonhar com sapato pode ser simplesmente um fragmento de memória que emergiu durante o sonho, ativado por ter manipulado, usado, visto, conversado sobre ou desejado um calçado. Pode ter dado uma olhada em um sapato estranho de alguém que viu na rua, sem prestar muita atenção na hora. Simples assim, não significa nada mais do que é: uma simples lembrança.

Por outro lado, se sapato tem alguma relevância em um sonho, pode indicar assuntos ligados às formas como tem atravessado as diversas situações na vida. Mostra que pode estar confortável ou desconfortável ao fazer determina tarefa. Similarmente como acordado, um sapato inadequado pode atrapalhar em muito qualquer coisa que se proponha a fazer. Sonhar com sapato, e as sensações sentidas no sonho, revelam essa condição.

Sonhar sapato apertado pode significar que algo está restringindo suas ações. Sente que precisa ou deseja avançar, mas sente-se preso ou limitado. Esse sentimento vem de crenças internas sobre o que acha de si mesmo, das pessoas e circunstâncias. Dito de outra forma, é sua opinião que torna algo problemático.

O significado de sonhar com sapato folgado pode ser um indicador de que está em um ambiente acima do seu nível social, ou executando tarefas que julga estarem fora da sua capacidade. Em outras palavras, sente-se um peixe fora d’água, com vergonha ou constrangido.

Além disso, pode significar que esteja lidando com um farsante, alguém que quer parecer mais do que é, ou assumindo mais responsabilidades do que lhe cabe. Isso pode ser aplicado para você mesmo, caso sonhe usando um sapato maior do que seu número. Ajudará na compreensão deste significado se você pensar em uma criança usando o sapato do pai ou da mãe.

Algumas pessoas acreditam que sonhar com sapato significa morte, porém, a origem da ideia vem do fato que, na maioria dos mortos, são colocados algum calçado, juntamente com uma boa roupa. As pessoas que velam o cadáver também se vestem de maneira mais formal. Assim, faz-se a ligação do sapato com a morte: quando alguém morre, usa-se sapatos.

Não é o sapato que atrai a morte, mas o contrário. Quando alguém morre, é comum de se ver mais sapatos, principalmente pretos.

sonhar com sapatos
O que significa sonhar com muitos sapatos?

Sonhar com muitos sapatos juntos pode ter dois significados distintos, de acordo com o contexto do sonho. Primeiro, pode ser que veja vários sapatos a sua disposição, indicando as múltiplas possibilidades de escolha que tem à sua disposição. Talvez esteja se sentindo convencido demais, achando que tem muitos recursos e que pode fazer ou ir onde quiser. Se vê os sapatos através de uma vitrine, pode ser sinal de inveja e desejo de ter o que não possui.

Segundo, sonhar com muitos sapatos amontados pode indicar seu descontentamento com alguma injustiça que afetou várias pessoas. Sente que uma situação foi ruim o bastante para deixar um grupo sem condições de prosseguir com suas vidas, privadas de seus recursos mais básicos.


Sapato Novo

O significado de sonhar com sapato novo pode ser simplesmente seu desejo por um calçado que gostou ou que precisa, manisfestado na forma de sonho. Pode aparecer no sonho devido a expectativa de estrear logo seu recém comprado super-ultra-mega sapato bonito e causar uma boa impressão nas pessoas.

Em um sentido menos óbvio, sonhar com sapato novo pode ser que esteja se sentindo bem, confiante e preparado para fazer alguma atividade. Acha que agora tem o que precisa para ser bem sucedido.

Sonhar com sapatos novos pode indicar aquele desconforto inicial quando faz algo que nunca fez ou que está começando, podendo ser um trabalho, uma viagem, relacionamento. É aquela sensação do ajustamento necessário para ficar mais a vontade e adaptado.

Sapato Preto

O significado de sonhar com sapato preto pode indicar que não está disposto a correr riscos se expondo demais, preferindo manter uma postura discreta. Mostra a vontade de participar de qualquer evento ou situação que se disponha, ou que tenha sido convocado ou convidado, mas não quer chamar a atenção para si, seja pelo exagero ou precariedade.

É o preto que nunca sai da moda. O preto básico.

O comumente repetido “sonhar com sapato preto é morte“, é devido a ligação com o luto. Como descrito anteriormente, o sonho não prenuncia a morte e nem tem relação causal com ela, mas é reflexo de alguma expectativa ou vivência em torno do tema por parte do sonhador.

Sonhar com alguém usando um sapato preto pode indicar o incomodo por lidar com pessoas muito sisudas, rígidas e sérias. Se é você que usa o sapato preto no sonho, pode significar que precisa levar a vida com mais seriedade ou que está sendo muito chato com as pessoas. As sensações e sentimentos envolvidos no sonho definirão o significado.


Sapato Marrom

A cor marrom está ligada com o material, ao terreno, àquilo que tem estrutura e base sólida, além de organização e ordem. Tendo isto mente, sonhar com sapato marrom pode significar que sabe onde está pisando, seguro que está tomando as decisões corretas. Não tem falsas ilusões sobre o futuro; seus pés estão bem firmes no chão.

Alguns acham que marrom é uma cor sem graça, xôxa, que não combina com tudo. Se sonhar com sapato marrom, pode ser que esteja achando isso sobre si mesmo ou, se no sonho viu alguém usando, pode ser seu desgosto com pessoas chatas e controladoras ao seu redor.


Sapato Branco

Sonhar com sapato branco, entre outras coisas, está ligado com a pureza e integridade, limpeza e tranquilidade. Algo que se espera de alguém com boas intensões ou imaculado. Por exemplo, médicos, esteticistas (e mães de santo?). Pode ser que esteja necessitado de algum cuidado especial, pensando em qual profissional poderia lhe ajudar.

Dependendo restante da roupa, sapatos brancos podem ser bem chamativos e destoar do conjunto. Desta forma, sonhar com sapato branco pode indicar que alguma coisa despertou a sua atenção quando acordado. Talvez o comportamento de uma pessoa, atitudes ou postura tenha lhe causado estranheza, curiosidade ou dúvida.

Lembram-se do Jacinto Figueira Junior, o “homem do sapato branco”? Ele era bem peculiar e gostava de chamar a atenção como seus modos estranhos.

sapatos pretos e brancos
Sapatos pretos e brancos (ou quase)


Sapato Velho

Um dos significados de sonhar com sapato velho é a insegurança social e baixa autoconfiança. Você pode achar que está numa situação de inferioridade em comparação com outras pessoas. Isso pode se manifestar tanto em questões materiais como mentais. Esse tipo de sonho pode ocorrer depois de ter participado de um evento em que se sentiu deslocado, ou pela expectativa e ansiedade de fazer algo que julga não ser digno ou estar à altura.

Pode ou não ser verdade que tenha alguma possível desvantagem em relação aos outros, mas o que pesa mais é a sua própria opinião. É você que está achando isso, não o mundo ao redor. É uma ótima oportunidade de autorreflexão.

Sonhar com sapato velho pode significar que está passando por um período de penúria e escassez, se sentindo miserável.

Por outro lado, sentimos alívio quando retornamos à uma condição que nos é familiar e confortável. Sonhar com sapato velho pode representar esse período. Apesar de gasto e batido, você está acostumado à usa-lo. No entanto, fique atento se o retorno de hábitos antigos são bons para sua vida.



Sapato Sujo

Assim como no caso de sapatos apertados, folgados ou velhos, sonhar com sapato sujo indica algum nível de desconforto social ou vergonha. Neste caso, particularmente, pode ser culpa por ter feito algo errado. Andou por lugares ruins e trouxe consigo parte da sujeira.

Se sonhar com alguém com sapato sujo transitando em um ambiente comum, pode ser que esteja sentido raiva, ressentimento ou insatisfação com quem julga ser folgado e sem consideração com os demais. No pior caso, pode estar sendo preconceituoso e apressado no julgamento, simplesmente por não concordar com os modos de outras pessoas.


Sapatos Femininos

A distinção entre sapato masculino e feminino, do ponto de vista prático, é nulo, sendo meramente estético e cultural. Dito de outra forma, ambos são calçados que servem para as mesmas finalidades, mas se diferenciam pelas cores e formatos. Estamos simplesmente acostumados e condicionados à discernir qual é para homens, qual é para mulher e qual é neutro.

O sonhar com sapato feminino pode significar desejo pelo que é… feminino. Simples assim. A presença deste tipo específico de calçado no sonho é um símbolo que representa mulheres, podendo ser mães, irmãs, amigas, parceiras, etc. O formato, cor, tamanho e onde se localiza determinam o significado.

O desejo pode ser entendido como qualquer vontade ou sentimento envolvido, como amor, saudade, carinho, necessidade de proteção e acolhimento. Assim, sonhar com sapato feminino pode indicar que lembrou da mãe ou de outra mulher importante em sua vida. Pode ser que essas pessoas nem apareçam no sonho, sendo o calçado um substituto delas.

Sonhar que está usando um sapato feminino indica a vontade de incorporar em sua personalidade atributos como passividade, sensibilidade, delicadeza, sensualidade, subjetividade, ou seja, coisas fêmeas. Isso é válido tanto para homens e mulheres, podendo ou não ter conotação sexual.


Sapato Vermelho

Quando se quer chamar a atenção, usa-se o vermelho. Sonhar com sapato vermelho é seu inconsciente chamando sua atenção para os assuntos relacionados ao que foi apresentado anteriormente. Ou seja, é um reforço mental da importância do sapato no sonho.

No entanto, o sentido mais óbvio de sonhar com sapatos vermelhos, normalmente usados por mulheres, é a intensificação da diferenciação. Quem usa vermelho se destaca e tem maiores chances de ser notado ou percebido, podendo conseguir mais facilmente seus objetivos. As razões de querer a atenção dirigida para si mesmo são variadas, desde o egocentrismo puro até carência afetiva.



Sapato de Salto

sapato de salto
Sapato de salto alto: mulheres adoram e odeiam

Por incrível que pareça, a popularização dos sapatos de salto não se deu por causa de alguma mulher, mas sim por um homem. O rei da França Luis XV, no século 17, queria parecer mais alto do que seus meros 1,60 m de altura. Para isso, compensava usando sapatos com salto. [1]. Em pouco tempo, virou tendência na Europa e símbolo de status.

Com essa ideia em mente, sonhar com sapato de salto indica a vontade de ser superior aos demais, se destacando com métodos artificiais. É o desejo de ser o que não é, mesmo que seja por pouco tempo.

Parecido com o sapato vermelho, sonhar com sapato de salto aponta para a necessidade de diferenciação, ou pelo menos tentar se equiparar com os demais. Pode indicar baixa autoestima ou frustração por não ter algum recurso que outros possuem de forma não forçada. O uso do sapato alto não é para qualquer uma, exigindo esforço e até sacrifício para se manter no topo.

Ainda, sonhar com sapato de salto pode indicar ambição pelo status, fama e ascensão social, custando o que custar.



Sapato de Bebê

Sonhar com sapato de bebê pode indicar desejo de ter filhos. Acredita que é ou tem o suficiente para cuidar de uma criança. Pode significar saudade de determinada época de sua infância, numa espécie de regressão, ou da infância dos próprios filhos, quando, aparentemente, era tudo melhor.


Já sonhou com sapato? Desça das tamancas e comente.

Fonte: [1] fashionweeknetwork


Talvez se interesse pelo significado dos sonhos com outros temas. Veja alguns abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *