Sonhar com Porta

Sonhar com Porta

Sonhar com porta é bastante comum entre as pessoas, e sempre causa curiosidade. Apesar da porta ser um objeto ordinário, nos sonhos se transforma em algo muito mais profundo e significativo. Neste texto, veremos algumas possíveis interpretações para o tema.

sonhar com porta
Porta útil [1]

Simbologia da Porta

A porta é um meio usado como ligação entre dois lugares adjacentes, ou seja, que estão lado a lado (ou acima e abaixo), podendo ser apenas uma abertura ou conter uma estrutura que permita a entrada ou a saída dos ambientes. Trocando em miúdos, a porta pode ser entendida como um buraco por onde passamos para ir de um lugar para outro.

Outro significado, é a tal estrutura que serve para controlar o que entra e o que sai. Os tipos, materiais e formatos das portas podem variar muito, sendo a mais comum, a retangular, feita de madeira.

Simbolicamente, a porta pode ser entendida como uma oportunidade ou bloqueio; liberdade ou aprisionamento; sabedoria ou ignorância. É, em última instância, uma escolha que precisa ser feita, uma decisão a ser tomada. A curiosidade, ansiedade, excitação ou medo podem estar envolvidos, controlando como a porta se manifesta no sonho e como você interage com ela.

As portas protegem e impendem coisas de entrar ou sair, o que representa a orientação de seus desejos.

escolhas
Cada porta é uma escolha

O que significa sonhar com Porta?

O significado de sonhar com porta indica que está com um dilema à sua frente e precisa decidir o que fazer. Isso normalmente envolve uma mudança, uma passagem de um estado, condição ou de um lugar para outro, podendo ser boa, ruim ou desconhecida (que gera mais apreensão).

Ao sonhar com porta, não se vê apenas ela, mas o ambiente em que se encontra. Podem ser lugares bonitos e iluminados ou feios e decadentes, sendo determinante para o entendimento do sonho. Se desce uma escada, rumo à uma porta escura, provavelmente está com medo de descobrir o que tem do outro lado.

Outra interpretação de sonhar com porta envolve o acesso ao subconsciente, onde pode encontrar pensamentos e emoções que tem negado ou não tem consciência. Atravessar uma porta é uma jornada rumo ao desconhecido, mostrando coragem de assumir escolhas e compromissos, ou desespero e aflição, quando quer abandonar uma situação ruim.


Porta Aberta

Sonhar com porta aberta é um convite para que você entre em ação, que tome a iniciativa, pois indica que sente que o caminho está livre para prosseguir, caso deseje.

Outro significado de sonhar com porta aberta é quando se experimenta a sensação de que um problema foi solucionado, ou de que uma oportunidade surgiu. Alternativamente à isso, pode ser que esteja sendo despejado ou mandado embora de um trabalho ou relacionamento. A porta da rua é serventia da casa, como costuma-se dizer.

Por outro lado, uma porta aberta permite que coisas trancadas saiam de dentro. Talvez esteja se sentindo preocupado por segredos terem sido revelados, ou que algo que mantinha preso escapou. Em sentido mais amplo, pode significar falta de autocontrole e apatia pela vida.

Porta Fechada

Sonhar com porta fechada pode indicar um bloqueio importante em sua vida. Deseja prosseguir, mas algo está te impedindo, podendo ser circunstâncias externas ou seus próprios medos.

O significado de sonhar com porta fechada pode ser uma oportunidade perdida ou negada. Pode ter pedido ajuda e não conseguiu, ou esperava mais de alguém e deu com a “cara na porta”.

Uma porta fechada talvez indique que está se fechando em seu próprio mundo, não deixando nada entrar nem sair, temendo que vejam quem realmente é por dentro. Por outro lado, pode preferir que certas coisas fiquem trancadas e escondidas, coisas que são dolorosas demais para aceitar ou relembrar. Este tipo de bloqueio não é saudável pois, o que quer esteja lá dentro, pode apodrecer e se tornar uma coisa pior no futuro.

Sonhar com porta fechada ainda significa que está com muito medo de uma situação e não consegue sair dela. Tenta abri-la, mas não consegue, nem tem forças ou está bem trancada, e não sabe onde está a chave.

Porta que não fecha

porta misteriosa
Portas guardam segredos

Sonhar com porta que não fecha tende à ser um pesadelo. Por mais que tente, não consegue fecha-la ou não permanece fechada por muito tempo. Pode significar impotência por não conseguir dar um final em alguma situação ou relacionamento. Indica relutância em esquecer o passado e virar a página.

Provavelmente, alguma coisa que preferia manter escondida está vazando, como segredos. Você não se sente mais capaz de guardar as coisas dentro de si.

Ainda, sonhar com porta que não fecha indica medo de não conseguir se proteger de alguma coisa que considere como ameaça, seja verdadeira ou ilusória, seja uma coisa boa ou ruim. Muitas vezes, nos sabotamos e impedimos que mudanças positivas ocorram em nossas vidas, por receio do que é novo.


Porta Quebrada

Se sonhar com porta quebrada, pode significar que se sentiu invadido de alguma maneira, que sua privacidade não foi respeitada. O sentimento desagradável da traição da confiança gera esse tipo de sonho.

Ver uma porta quebrada no sonho talvez aponte para aquilo que você está sendo negligente, omisso ou desatento: está se expondo de maneira desnecessária ou não tomando medidas que impeçam que outros bisbilhotem sua vida. Essa interpretação também pode ser aplicada para sua preocupação com alguém que conheça e que está sendo displicente em suas ações.

Em sentido mais abstrato, sonhar com porta quebrada pode indicar que se considere como sendo uma, ou seja, não serve para nada, não é confiável, nem capaz de manter segredos e nem de assumir responsabilidades. Com ou sem você, as coisas acontecerão. Coisa típica de pessoas com baixa autoestima.

Porta Velha

Sonhar com porta velha pode estar relacionado com a descoberta de um fato antigo que desconhecia. Se a porta está fechada e hesita em abri-la, talvez você esteja receoso de saber o que há do outro lado. O medo supera a curiosidade.

Uma porta velha significa que está pensando em velhos hábitos, como a recaída em algum vício. Conhece o que há do outro lado e cogita atravessar para voltar a fazer o que quer fazia antes. Alternativamente, pode indicar que está saindo ou abandonando comportamentos que não lhe servem mais.

O significado de sonhar com porta velha ainda possibilita crer que certas distinções e separações que costumava fazer estão em um estado frágil. É a manifestação da dúvida de que o que acreditava serem coisas diferentes, está ultrapassado e decadente. Por exemplo, a reflexão sobre algum preconceito.

Porta Estreita

Sonhar com porta estreita indica dificuldades para fazer uma mudança. Você pode achar que é difícil passar por ela. Por um lado, indica que precisa se esforçar para mudar. Por outro lado, portas estreitas geram um desconforto por serem coisas mal feitas, e não só elas, mas o conjunto todo. Desta forma, pode indicar uma má escolha que tem pela frente, ou que está no caminho errado. Os sentimentos envolvidos definirão o significado do sonho.


Porta de Madeira

O significado de sonhar com porta de madeira pode estar relacionado com escolhas voltadas para o físico e ao material. Decisões, oportunidades e reveses de coisas mais mundanas. Madeira é o material mais usado para portas, e está presente em quase todas as residências. Assim, é o tipo que mais aparece nos sonhos.

A madeira, apesar de ser resistente, não é inquebrável ou intransponível. Com força de vontade e dedicação, pode-se destruir uma porta e abrir caminho. Nessa linha de pensamento, uma porta é somente um símbolo que representa os limites impostos, separando o “meu” do “seu”. Desta forma, sonhar com porta de madeira pode indicar que não há obstáculo que não possa ser ultrapassado. Por outro lado, não guarde seus segredos onde não é totalmente seguro.


Porta de Vidro

Uma porta de vidro tem como característica permitir a passagem de luz, mas não de coisas sólidas. Você pode ver o que há do outro lado, mas não pode alcançar (a não ser claro, se ela estiver aberta).

Assim, sonhar com porta de vidro fechada pode representar a frustração de desejar algo e não conseguir. Sabe o que quer, mas não tem acesso. Também, como pássaros e insetos que tentam atravessar o vidro sem sucesso, você pode estar insistindo no caminho errado. Lamenta-se por não progredir na vida, mas não percebe o que realmente está te impedindo.

Se sonhar com porta de vidro aberta, talvez indique que o caminho está livre para prosseguir. Se for uma mudança para pior, escolheu deliberadamente, porque já sabia de antemão o que encontraria do lado de lá.


Sonhar com Portão

porta fechada
Porta ou portão? [1]

Um portão normalmente é o principal ponto de travessia entre dois ambientes onde, pelo menos um deles, é grande e diferenciado do restante. Por exemplo, normalmente um portão dá acesso à uma casa, mas uma porta da acesso apenas à um cômodo. Um portão é um símbolo forte do “nós” x “eles”.

Com isso em mente, sonhar com portão pode significar o mesmo que uma porta, mas em grandes proporções. Se sonhar com portão fechado é porque sente-se privado de coisas maiores. Quer fazer parte de algo grandioso, mas sem sucesso. Se estiver aberto… já sabe, caminho livre, com grandes oportunidades.

Sonhar com portão aberto indica disposição para permitir grandes mudanças e que está receptivo para trocar experiências. Quando fechado, quer se trancar no seu próprio mundo, com suas próprias regras (e ilusões).


Já sonhou com porta? Se abra e comente.



Fonte imagens [1]: Casa Vogue


Talvez se interesse pelo significado dos sonhos com outros temas. Eis algumas sugestões:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *