Sonhar com Pimenta

Pimentas são vegetais peculiares, tendo pessoas que adoram e quem não as suportem. A forte ardência de uns tipos é um teste de coragem para alguns malucos apreciadores. Se não queima na entrada, pode queimar no meio ou no final (que é pior ainda). E quanto aos sonhos? O que significa sonhar com pimenta? Vamos dar uma olhada nos possíveis significados, mas antes, algumas curiosidades sobre a danada.

sonhar com pimenta
Pimentas: vai encarar?

Curiosidades sobre a Pimenta

Pimenta é o nome comum dado a várias plantas, seus frutos e condimentos deles obtidos, de sabor geralmente picante.

Os componentes mais característicos encontrados exclusivamente nas pimentas são alcaloides denominadas capsaicinoides, responsáveis pela ardência que produzem quando entram em contato com as células nervosas da boca e das mucosas. São divididas em duas categorias:

Capsaicina: Encontrada nas nervuras do fruto das pimentas vermelhas. Age provocando uma surpreendente aceleração do metabolismo no local, aumentando o fluxo sanguíneo através da dilatação dos vasos capilares. Estimula as ramificações nervosas, elevando a capacidade dos sistemas imunológico e anti-inflamatório, ajudando na cicatrização, além da ação bacteriológica.

Piperina: Muito concentrada na pimenta-do-reino, porém presente também nas sementes de diversas espécies de pimentas hortícolas. Ela produz ardência através da ação causticante, queimando as células superficiais da mucosa atingida.

Essas duas substâncias isoladas não possuem qualquer cheiro ou sabor, apesar do ardor que ambas provocam, cada qual ao seu modo. [1]

Escala Scoville

Escala Scoville é utilizada para quantificar a ardência de qualquer substância picante.

Criada em 1912 pelo farmacêutico Wilbur Scoville, é um método para medir o “grau de calor” de cada elemento picante, sendo conhecido por teste organoléptico de Scoville ou procedimento de diluição e prova.

O teste consistia em diluir a pimenta pura em uma solução de água com açúcar. Pessoas provavam esta solução, acrescentando mais água com açúcar, até que a pimenta não fosse mais percebida. O método foi alterado com o tempo, mantendo a água e eliminando o açúcar.

Água é acrescentada à pimenta até que ela não seja mais detectada. Se 1 xícara de pimenta é diluída em 1000 xícaras de água até ficar neutra, ela corresponderia a 1000 unidades na escala de Scoville (Scoville heat units, ou SHU). [2]

A Capsaicina, quando pura, equivale a 15 milhões de unidades Scoville, ou seja, para neutralizar uma xícara desta substância, são necessárias 15 milhões de xícaras de água (algo em torno de 3750000 litros, ou 3,4 piscinas olímpicas!!!)

escala scoville
Escala Scoville [3]

Simbologia da Pimenta

A pimenta é um símbolo de força e potência, usado por muitos povos como amuleto para proteção contra maus espíritos, afastando energias negativas. Algumas pessoas mantém um pé de pimenta por perto para protege-las contra mau-olhado, olho-gordo e inveja, embora não passe de crendice e superstição.

Embora a pimenta não cause nenhum dano físico real, o cérebro é enganado pelas informações recebidas pelos receptores sensoriais da boca, agindo como se a boca estivesse pegando fogo. A salivação, suador, lacrimejamento e nariz escorrendo são respostas do corpo para apagar as imaginárias chamas, além da produção endorfinas, provocando uma sensação de bem-estar que perdura por um tempo.

A pimenta remete diretamente à energia do fogo, ardor, intensidade, excessos e extravagâncias, que podem ser associados desde os caprichos, birras e discussões bobas, até à sedução, paixão e desejos carnais. A pimenta era considerada como afrodisíaco, chegando a ser proibida aos jovens no século XVI, por supostamente estimular a sensualidade.

  • Um lembrete importante, que passa despercebido por muitos, é que TUDO no sonho são criações suas, vindas de memórias ou lembranças distorcidas. Paredes, panelas, pessoas, plantas, prédios… tudo são suas versões destas coisas e tem relevância para o entendimento geral do sonho.
  • Outra coisa, o que chamamos de intuição, nada mais é do que a capacidade cerebral de reconhecer padrões. Não é algo místico ou extra sensorial. Não. São pequenas peças de informações e experiências armazenadas e que se assemelham com um novo evento. Muitas vezes não é consciente, você apenas sabe. Uma sensação de familiaridade que emerge por comparação.
  • Nosso subconsciente também não faz distinção entre presente e passado, juntando experiências novas com antigas.

Significados de sonhar com Pimenta

pimenta ardida
Pimenta ardida nos faz gritar

Sonhar com pimenta ardida pode significar que fez ou falou algo que não devia, causando problemas para si mesmo, vindo do seu excesso de confiança ou necessidade de provar algo para outras pessoas. Pode ser que esteja incomodado com alguém muito convencido, falastrão, sem papas na língua e folgado.

Sonhar com pimenta pode indicar que deseje que alguém se dê mal, que o sofrimento alheio te traz satisfação e que não liga a mínima para os problema dos outros. Pode também, ser que sinta essa hostilidade e indiferença vida de outras pessoas. Como diz o ditado ” pimenta nos olhos dos outros é refresco“.

Sonhar que come pimentas pode indicar que está pensando à curto prazo, maximizando os prazeres momentâneos, sem se preocupar com as consequências. No começo pode ser que dê conta, mas no final vai pagar caro pelas extravagâncias. Por outro lado, pode estar aberto para o exótico, inusitado, querendo sentir emoções mais intensas.

Sonhar com muitas pimentas pode ser um mau pressentimento ou preocupação com situações difíceis que terá que enfrentar em breve. Acredita que são desafios que exigirá muito de você, que terá que sofrer um pouco para conseguir superar esta etapa.

O significado de sonhar com pimenta vermelha indica o desejo por fortes emoções, principalmente aquelas ligadas à sexualidade. É comum a frase “apimentar o relacionamento”, quando se quer introduzir novas práticas e experimentar coisas diferentes. Tudo com o intuito de reacender a chama da paixão, que pode estar um tanto quanto xôxa.

Sonhar com pimenta vermelha pode ser um indicativo de que anda muito nervoso e irritado, explodindo de raiva quando contrariado. Pode também significar que está em um ambiente conturbado ou muito agitado, gerando cansaço.

Por outro lado, sonhar com pimenta vermelha pode ser reflexo de sua atual empolgação, otimismo e confiança. Só tome cuidado para não exagerar na dose, incomodando os outros com sua animação, pois não são todos que estão no seu ritmo.

sonhar com pimenta vermelha
Pimenta vermelha

Sonhar com pimenta amarela pode ser um sinal de atenção, gerado no subconsciente e manifestado na forma de sonho. Talvez esteja se excedendo, passando dos limites, forçando demais a barra em determinadas situações. Pode ser sinais sutis dados por outras pessoas, que não percebe conscientemente, de que está sendo inconveniente e chato.

Um outro significado de sonhar com pimenta amarela é a vontade de correr riscos financeiros, visando aumentar sua fortuna. É aquela sensação de excitação que beira a imprudência, que muitas vezes só passa quando há perdas consecutivas. Aproveitar oportunidades é bom, mas saber a hora de parar é melhor ainda.

Pimenta amarela no sonho pode indicar que precisa dar mais atenção ao seu relacionamento amoroso. Talvez haja um assunto pendente que ambos estejam evitando falar, com receio de sair briga. Conversar com jeito e franqueza é a melhor saída.

Sonhar com pimenta verde pode significar que precisa ter paciência para lidar com pessoas difíceis. Se discutirem na mesma intensidade, não será bom para ninguém. Não é sinal de fraqueza abandonar uma discussão quando se está de cabeça quente.

Pode ser também que ainda não seja o momento para começar novas empreitadas. Sonhar com pimenta verde pode significar que está inseguro, que ainda não está maduro o suficiente para fazer as mudanças que deseja.

Sonhar com pimenta verde pode indicar que está empolgado com uma nova dieta e alimentação mais saudável, gerado por uma vontade de cuidar melhor da saúde.

Sonhar com pimenta malagueta pode indicar uma fase positiva, com atitude e coragem para enfrentar qualquer desafio, quando lida com as situações mais levemente, encarando-as como diversões e não problemas. É um otimismo que transforma obstáculos em aprendizado.

Por outro lado, sonhar com pimenta malagueta pode significar que acha que tem alguém bloqueando seu progresso. Pessoas maledicentes, invejosas, que reclamam muito da vida e das injustiças que sofre, que não se arriscam em nada para conseguir o que desejam, podem agir de maneira mesquinha para impedir o sucesso alheio.

Sonhar com pimenteira pode indicar que está entrando em um terreno perigoso, que precisará ter muito cuidado com as pessoas que terá que lidar. Aparentemente inofensivas vistas de fora, são bastante intensas e podem te causar dano se estiver com a guarda baixa.

Sonhar com pé de pimenta que te pertence ou cultiva pode significar que acredita estar protegido contra influências negativas ou inveja (o famoso “olhar de secar pimenteira”). Também mostra que tem o controle sobre sua vida, sabendo dosar os riscos e aproveitar as oportunidades. Não depende do exterior para conseguir motivação.

Sonhar que ganha pimentas pode indicar que alguém está tentando te conduzir para o mau caminho, te seduzindo com falsas promessas, apenas para tirar proveito ou te prejudicar. Por outro lado, se sonhar que oferece pimenta para outra pessoa, pode ser você que esteja com más intenções, ou quer que alguém faça algo contra sua vontade.

Ainda, o significado de sonhar que oferece pimentas pode indicar que deseje que alguém se movimente, que saía da sua zona de conforto, que tome alguma atitude. Pode ser em um sentido de animar dando incentivos ou de cutucar e provocar alguma reação.


E você, prefere sonhar com pimenta ou comê-la? Não seja fresco e comente.

Fonte: [1] Wiki Pimenta, [2] Pimentoteca, [3] imagem diário do nordeste



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *