Sonhar com pai

Sonhar com pai

Sonhar com pai é um tema bastante recorrentes nos sonhos das pessoas. Vejamos o que pode significar.

sonhar com pai
Pai bondoso

O pai fornece metade das informações genéticas de novos seres, sendo tão importante quanto a mãe na formação da vida. No entanto, na maioria das espécies não é quem desenvolve a vida, que sente os efeitos físicos da gestação, servindo mais como apoio, provedor de recursos e proteção. Desta forma, a ligação com os filhos não é tão forte. Não é incomum o desconhecimento do pai, enquanto da mãe é difícil de acontecer. Em separações, normalmente os filhos ficam com a progenitora.

A relevância do que significa “pai” para cada um é mais uma construção mental, uma ideia que cresce e se modifica de acordo com as interações sociais. Isso afeta bastante o que o significado de sonhar com pai pode representar.

O termo pai pode ser usado em diversos contextos: pai como referencia à Deus, como algo ou alguém que deu inicio à algum processo, ideia, movimento, como sendo o principal de alguma coisa, reminiscência da cultura patriarcal e machista, e por fim, ao pai físico, sendo o biológico ou o de criação. Vou me ater ao último, descrevendo o sonhar com pai real. Pai ainda remete ao masculino, positivo, ativo, objetivo, concreto, sustentação e ao externo.

Podemos fazer várias divisões entre os tipos de pai:

  • Pai que desejou ser pai.
  • Pai que não desejou ser pai, mas assumiu a criança.
  • Pai que não desejou ser pai e não assumiu a criança.
  • Padrasto.
  • Pai adotivo.
  • Pai de criação.
  • Pai vivo ou falecido.

Cada um destes tipos podem apresentar comportamentos e sentimentos diferentes e variáveis ao longo do tempo, como amar, odiar, ser indiferente, omisso, cruel, abusivo, carinhoso, protetor, instrutor, orientador, modelo, referência, etc. As variações dentro dos sonhos são muitas e dependem das experiências vividas pelo sonhador/a.

Temporalidade do pai

Nos estudos da origem e evolução dos deuses da mitologia grega, há uma relação de hierarquia e conflito entre pais e filhos, que é ilustrada por três gerações de deuses encabeçadas por Urano, Cronos e Zeus, em que o filho sempre destrona o pai e toma seu lugar. Afirma-se que o arquétipo masculino está submetido à temporalidade, que muitas vezes encontra-se associado à cultura e à tradição. Em suma, o masculino, se expressando pelo arquétipo do pai ou pelo animus, possui as características de ser criativo e transformativo, sendo chamado por Jung de” logos spermatikós” (de que todo ser procede de uma “semente lógica e consciente”).

Assim a criatura gerada pela pai, usando suas características herdadas, tende a supera-lo em determinado momento. O filho se torna pai.

Sonhar com pai

Não há um significado exato para o sonhar com pai. Depende muito das circunstâncias e emoções experimentadas durante o sonho. Podem ser sonhos bons ou sonhos ruins; onde ele te ajuda ou você o ajuda; pode estar te machucando e sente medo, ou sente-se seguro com a presença dele. Ainda, varia consideravelmente se você é homem ou mulher, pois simbolicamente representa coisas diferentes para cada sexo.

Algumas sugestões de significado. Às vezes, as respostas mais simples são as mais prováveis.

  • Está com saudades, medo ou preocupado com o pai.
  • Passou o dia com o pai, e as memórias estão frescas e reverberando no cérebro durante o sono.
  • A presença do pai no sonho pode indicar que está agindo de maneira certa ou errada, como um reforço da consciência e da moralidade. O significado depende do contexto do sonho.
  • Se o pai é opressor ou severo, a presença dele no sonho pode indicar desejo de liberdade e seguir seu próprio caminho. Por outro lado, pode indicar que a sua autocrítica está elevada. Ainda pode significar obstinação em supera-lo ou ser diferente (seja por orgulho ou apenas para afronta-lo).
  • Sonhar com pai sorrindo pode indicar que sente que está indo no caminho certo. A busca da aprovação do pai é uma constante na vida das pessoas; se ele está feliz, significa um estado de contentamento por parte do sonhador/a
  • Se sonhar que está conversando com seu pai, pode indicar que precisa prestar atenção ao tomar decisões e ser prudente. O pai aqui indica o senso de responsabilidade.
  • Sonhar com pai doente e fraco pode indicar que você não está seguro do caminho que está tomando, que lhe falta confiança e força para prosseguir. Ambiguamente, pode ser indicativo também que está saindo da sombra do pai, que sente que pode andar com as próprias pernas, estando mais saudável e capaz do que ele.
ciume da mãe
Pai protetor

Alguns outros temas de sonhos são recorrentes, relacionados principalmente com a morte do pai ou pai falecido.

O que significa sonhar com o pai que já morreu ou sonhar com pai falecido?

Sonhar com o pai que já morreu pode indicar simplesmente carência de um apoio ou confiança. Pode estar passando por um período difícil e não encontra um substituto que faça as vezes de figura paterna, podendo ser pessoas ou crenças internas.

Por outro lado, pode se sentir ameaçado ou temeroso por confrontações com outras pessoas que veja como autoridades. Sensação ruim de falta de controle sobre a própria vida.

Alguma atividade ou coisa que viu durante o dia, embora passadas despercebidas, podem ativar gatilhos do subconsciente ligando com as memórias que tem do pai, manifestadas em forma de sonho.

Por carência de provas, é mais seguro entender que não é o pai que voltou para lhe dizer alguma coisa. O que aparece no sonho é um conjunto de memórias que, juntas, formam o que entende como sendo seu pai. Dentro deste contexto, se a lembrança é boa ou ruim é que definirá o significado do sonho.

O que significa sonhar com a morte do pai?

Sonhar com a morte do pai pode indicar preocupação com o estado de saúde ou achar que ele está sendo imprudente nas ações ou correndo riscos desnecessários. Lembre-se, às vezes as respostas mais simples e diretas são as mais corretas. Não é, no entanto, um presságio, pois não há como prever, ainda mais na confusão dos sonhos, eventos futuros. Não há relação de causa e efeito.

Por outro lado, há um sentido mais profundo, que indica o fim de uma fase, que está se emancipando (ou desejando/tentando). Significa que quer seguir seu próprio caminho. Que se sente suficientemente maduro para tomar as próprias decisões.

Sonhar com morte do pai pode ser um desejo de autoexpressão livre de julgamentos, regras ou necessidade de aprovação externas. É só uma forma simbólica de diferenciação criativa, podendo não ter relação nenhuma com o pai real e desejo de sua morte.

Pode ainda, numa interpretação mais Freudiana de psicanálise, que a morte do pai seja um desejo de ter a mãe só para si. A pessoa pode ter ciúme do pai e a morte dele representa o caminho livre para ter toda a atenção para si.

Sonhar com o pai morrendo

Sonhar com pai morrendo é uma variação do tema anterior, que indica o desejo de se emancipar. Aqui, o sentimento é de relutância, de resistência pelas mudanças, desejo de continuar a ser criança/adolescente, de não querer assumir responsabilidade. Sente que uma fase está acabando, mas que não quer abrir mão ou se sente despreparado.

Também pode significar a percepção que o pai já não é mais capaz como era antes, seja perdendo a força e a disposição ou receptividade e carinho. A decepção com o contraste da sua imagem idealizada dele com a realidade.

Outra coisa que pode desencadear sonho com o pai morrendo pode ser que algum lugar específico que costumavam ir, ou eventos que frequentavam, onde uma vasta coleção de memórias foi criada, seja destruído ou modificado. Um parque que costumava frequentar com o pai vai fechar, vai virar um condomínio, por exemplo, pode fazer com que associe ao pai morrendo, pois não terá como gerar novas experiências.

É sempre bom lembrar que, numa interpretação de sonho, há distinções muito significativas com relação aos tempos verbais utilizados. Em outras palavras, algo que já morreu (passado), morte (presente ou futuro) e morrendo (gerúndio, ação em andamento) tem implicações diretas no significado.

Sonhar com Pai Abusivo

Sonhar com pai abusivo ou violento significa medo e perda de confiança em pessoas do sexo masculino, quando sente que o exterior ou mundo não são lugares seguros. Pode vir de recordações de traumas reais ou receio de que algum ataque possa ocorrer. Mesmo com pai falecido, pequenas agressões vindas de fora podem ser gatilhos para este tipo de sonho.

A sensação é terrível pois, a pessoa que deveria lhe proteger e cuidar, é a que causa o dano. Ás vezes, o pai é alcoólatra e desconta a insatisfação nos filhos. Se sonhar com pai violento, pode representar a própria raiva que sente e o desejo de expressa-la. Ainda, pode ser que esteja se punindo por ter agido de maneira que, aos olhos dele, seria errada.


Pai para todo mundo

Um adendo: enquanto escrevo este post, próximo do dias dos pais, está uma discussão enfadonha sobre a campanha da Natura usando como protagonista um pai que não é biológico nem é homem cis. Argumentos prós e contras para todo lado. No fim, a propaganda ganhou proporções bem grandes, para o bem ou para o mal da empresa (houve um disparo no valor das ações da companhia, mas também manifestações nas redes sociais para boicote dos produtos, com memes de todos os tipos e gostos).


Fontes: PUC-Rio, uol – filosofia

Talvez se interesse em ler sobre o significado de sonhar com outros temas. Abaixo seguem algumas sugestões.


1 thought on “Sonhar com pai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *