Sonhar com marido

Sonhar com marido

Sonhar com marido é um tema recorrente em sonhos de mulheres, por motivos óbvios, embora possam haver algumas exceções. Como sou homem e solteiro, não tenho nenhuma experiência de sonhos com o assunto (ufa!). Ofereço interpretações baseada em conceitos mais generalizados.

sonhar com marido
Diferentes, mas iguais.

Sonhar com marido: afinal o que significa “marido”?

Homem unido a uma mulher pelo casamento; esposo (do latim “sponsur” ou “sponsum”, que significa “prometer fortemente”. No inglês, sponser é patrocinador. Curioso, no mínimo). É o que o diz o dicionário. No entanto, se voltarmos bem no tempo, o termo pode ser melhor explorado.

Numa sociedade que era predominantemente patriarcal e machista, o marido era o responsável pela mulher. O pai podia escolher o homem e concretizar a união à revelia dos desejos das filhas (que não tinham direito a nada). Mulher não podia ser independente; se ficasse viúva, voltava para a casa do pai; se o pai tivesse morrido, ficava sob a guarda de algum irmão; por fim, se não houvesse algum homem vido da família, podia torna-se uma escrava ou servir em alguma casa que a aceitasse.

Vida dura para mulheres, sem dúvida, muito embora, por mais difícil que seja acreditar nisso, era aceito como normal, era rotina, parte da cultura.

Muito disso ainda perdura. Longo foi e é o caminho para a equiparação dos direitos das mulheres. Essa cultura é, em tese, totalmente arbitrária. Alguns “sábios”, muito tempo atrás, decidiram que seria assim e assim ficou.

Dito isso, o marido representa para a mulher aquele que deve ser tutor, seu guardião, seu responsável, o provedor, aquele que sabe o que é melhor e o que toma as decisões mais importantes. Podem reclamar, mas é o pano de fundo de muitos desejos sobre o casamento. Mulheres querem alguém que as assumam, que tome-as para si, que as reivindique, que seja o provedor e cuidador, material e emocionalmente. O que trabalha fora e gera o sustento, enquanto ficam em casa cuidando dos filhos ou tendo funções secundárias no núcleo familiar.

Diferente de outros mamíferos, cujas crias nascem quase prontas, as humanas e seus filhos ficam indefesas, vulneráveis e sem condições físicas de retomar a vida normal logo em seguida do parto. Precisam de um companheiro confiável que lhe forneça o que for necessário durante a recuperação. Por isso eram tão seletivas na escolha de um parceiro (o instinto animal perdura).

Por incrível que pareça, conceitos como companheirismo e compartilhamento de decisões são relativamente novos. Até uns 50, 60 anos atrás, divorciadas ou separadas eram mal vistas pela sociedade, como párias desgarradas. Está na bíblia que mulheres devem ser subservientes aos homens, o que ajudou muito a reforçar a crença da diferenciação de valores.

Sonhar com marido: interpretações comuns.

  • Pode significar simplesmente os sentimentos experimentados durante o período próximo do sonho, representando o que realmente são, como: amor, raiva, rancor, decepção, dúvida, orgulho, ciúme. Como digo, às vezes os significados mais óbvios são os mais corretos.
  • Sonhar com marido alegre, pode significar que está sendo bem cuidada e suas necessidades físicas e materiais atendidas.
  • Sonhar com marido triste, pode ser o contrário. Falta de confiança ou descontentamento com o que tem recebido.
  • Se sonhar com o marido fazendo exercícios físicos provavelmente sinta que ele é uma pessoa próspera, indicando satisfação em ter casado com ele.
  • Sonhar que está fazendo amor com o marido pode indicar que realmente está totalmente entregue e confiante nele. Já se o sexo é forçado, pode estar incomodada e irritada com comportamentos e decisões tomadas à sua revelia.
  • Sonhar com o marido gritando e esbravejando, pode estar se sentindo preocupada e culpada de ter feito alguma coisa errada que ainda não revelou a ele, como a compra de um item desnecessário e caro.
  • Sonhar com o marido de outra pessoa, com intenções de se relacionar, pode estar sentido inveja ou desejo de ter algo que não pode conseguir.

Alguns temas mais específicos e recorrentes nas pesquisas:

Sonhar com marido falecido

  • Começando pelo básico, simplesmente saudade.
  • Sonhar com marido falecido conversando com você muito provavelmente não é ele tentando te passar alguma mensagem do além. Pode indicar que está insegura, sem saber quais decisões tomar ou deseja que alguém as tome por você.
  • Sonhar com marido falecido pode indicar que se sente vulnerável materialmente, ou que sente falta de confortos ou padrão de vida anteriores. Nostalgia.

Sonhar com ex marido chorando

  • Sonhar com ex marido chorando tem a direta relação com o sentimento de culpa por você ter terminado o relacionamento, deixando-o triste. Pode também, numa ilusão, achar que ele está triste por ter te deixado, que você faz falta na vida dele (pode até ser que seja mas, se não for, está muito egocentrada, achando que o mundo gira ao seu redor).
  • Pode ser você que esteja triste por ter perdido um importante centro de segurança e estabilidade na sua vida (no sonho sempre funciona nas duas vias).
  • Se teve este tipo de sonho pode sentir falta de algum conforto material que tinha antes e que agora não tem mais.

Sonhar com marido indo embora

  • Pode estar sentindo que o casamento não está indo bem, que percebe sinais de apatia, aspereza no trato por parte do marido e teme que a relação acabe.
  • Pode achar que está passando por um período de “vacas magras”, que a bonança de outros tempos está diminuindo. Ainda pode indicar que, mesmo sutilmente, o marido está ficando velho, perdendo a virilidade, que o antigo, ou o que idealiza, já não corresponde com o desempenho do atual.
  • Por outro lado, pode indicar que deseja a separação e que se sentiria aliviada se ele partisse. Depende muito do contexto do sonho e os sentimentos que experimenta.

Sonhar com a morte do marido

  • Sonhar com a morte do marido pode significar um súbito desespero de que o casamento termine. Algo que considere como um forte indício de abalo na relação pode ter disparado um alerta, manisfestado em forma de sonho.
  • Pode indicar que está passando por um período de transição, de mudança, quando algo importante precisa ficar para trás, ou que saiba que precisa se desapegar de alguma coisa ou bem material. Algo que tirará momentaneamente o senso de estabilidade e segurança.
  • O marido pode estar doente e tema que ele morra. Simples assim.
  • Pode achar que o marido está sendo displicente com alguma atividade ou negócio e teme que acabe muito mal para vocês.
  • Pode ainda indicar um desejo de se libertar do jugo masculino, que se sente presa, que deseja tomar as próprias decisões.

O que significa sonhar com a traição do marido

  • Sonhar com traição do marido pode indicar que esta se sentindo insegura consigo mesma, que não está sendo boa o suficiente, que ele merece uma pessoa melhor.
  • Ele pode ter te contrariado na frente de outras pessoas . O constrangimento se reflete no sonho como traição.
  • Pode ser um desejo interno que o marido te traia para poder ter uma justificativa para terminar o relacionamento. Quer a separação, mas não arcar com o ônus de ter tomado a decisão.
  • Pequenos detalhes, impressões, comentários que a consciência descarta, podem ser amplificados nos sonhos. Algo que pense “ah, nada a ver, ele não é disso”, “ah, é coisa da minha cabeça”, “ah, como que ele sabe o nome de tal perfume feminino”?
  • Pode ter sido traída por outra pessoa antes e algum comportamento similar entre as duas (a antiga e a atual) pode ter ligado um sinal de alerta, manifestado em forma de sonho.
  • Algum chefe, sócio ou autoridade masculina pode ter te prejudicado, causando dano significativo financeiro, ter feito ou mudado algo sem seu consentimento. Essa figura masculina pode acabar sendo representada no sonho como o marido.
  • Por fim, está sentindo muito ciúme e teme pelo pior.
sonhar com marido traindo
Não precisa ostentar, né amiga?

Sonhar com marido bêbado

  • Sonhar com marido bêbado pode indicar que está temerosa com relação as decisões que estão tomando por você, podendo ser expandido para algum chefe ou figura masculina que veja como autoridade. Pode sentir insegurança com relação à estabilidade emocional do marido.
  • Se o marido é um bêbado mesmo, é só a repetição do padrão real no sonho.
  • Se sonhar que o marido parou de beber, pode significar que percebe uma mudança positiva na atitude dele e que está recuperando a confiança perdida.
  • Pode significar que ficou envergonhada com algum comportamento do marido, ações inadequadas, ou que não tem se comportado de maneira madura, aparecendo no sonho com um bêbado imprestável.
  • Se sonha com marido bêbado e agressivo, deve estar sentindo receio que ele se envolva em confusão, que meta os pés pelas mãos, que tome alguma atitude precipitada e potencialmente nociva.

Ah, o amor…

E aí, sonha muito com seu marido, ou com o marido das outras? Se não encontrou o tema de seu sonho, deixe nos comentários que eu acrescento depois.


Talvez se interesse em ler sobre o significado de sonhar com outros temas. Abaixo seguem algumas sugestões.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *