Sonhar com Mar

Sonhar com Mar

Ah, o mar! O mar sempre causou fascínio, admiração, curiosidade, medo, pavor e muitos outros sentimentos distintos nos humanos. O mar pode trazer coisas boas e novas com as marés, bem como a fúria destrutiva das tempestades e tsunamis. Em consequência, sonhar com mar é frequente entre as pessoas, gerando dúvidas nos sonhadores, que tentam descobrir se há um significado mais profundo, positivo ou negativo. Neste texto, veremos algumas possíveis interpretações para o tema.

sonhar com mar
Mar sem fim

Curiosidades sobre os Mares

1. O lugar mais profundo do mundo fica na Fossa das Marianas

No domingo (08/6/20), Kathy Sullivan fez história com seu mergulho de 35.810 pés (ou quase 11 mil metros) no Challenger Deep, ponto mais profundo do Oceano na Fossa das Marianas, no Pacífico. Ela é a oitava pessoa à visitar o local e a primeira mulher. Kathy também já foi astronauta, a única a visitar lugares tão distantes das superfície. [1]

2. O Oceano Pacífico é o maior da Terra

Oceano Pacífico é o maior oceano da Terra, situado entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km² de área superficial, o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos. Fernão de Magalhães o batizou com esse nome por que achou que era mais tranquilo do que o agitado e tempestuoso oceano Atlântico. [2]

3. Menos de 1% dos oceanos já foi explorado

Segundo a pesquisadora brasileira Lúcia Campos, bióloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nós conhecemos pouco mais de 1% do que existe nos nossos mares. Em termos de biodiversidade, é onde se encontra o maior número de espécies, algo em torno de 10 milhões, mas grande parte ainda desconhecida. [3]

4. Diferença entre Mar e Oceano

A essencial diferença entre os mares e oceanos reside na extensão que possuem, posto que os mares são menores que os oceanos, sendo, portanto, parte deles. Além disso, os mares são fechados, enquanto os oceanos são abertos e apresentam maior profundidade. [4]

5. Nomes dos sete mares

A expressão “Sete Mares” surgiu na Antiguidade, quando os antigos povos acreditavam que o mundo estava dividido por sete deles: Adriático, Arábico, Cáspio, Mediterrâneo, Negro, Vermelho e a região do Golfo Pérsico. Na verdade, há cerca de 60 mares diferentes.

Simbologia do Mar

O mar representa o constante e incessante movimento de renovação, nos fazendo lembrar que nada é permanente. O mesmo mar que dá é o que tira, sem dó ou piedade, indiferente às vontades humanas: frente à sua força, somos indefesos e sem controle sobre nada.

O mar é o berço da vida, ligado então à fertilidade, abundância e fartura. Por outro lado, causa destruição e morte, mas sempre no seu tempo e ritmo. O entendimento dos ciclos de espera e ação em cada coisa que fazemos é um poderoso meio de progresso individual. Se seguir o fluxo, tudo fica mais fácil.

O mar pode ser entendido como nossa ignorância e limitação de visão. A insondável profundidade e escuridão nos mostra o quanto não sabemos sobre algo. Alternativamente, é uma aparente infinita fonte de descobertas e possibilidades, similarmente como nossas vidas.

O que sabemos é uma gota; o que não sabemos, é um oceano.

Significados de sonhar com Mar

Este é um teste de conteúdo. As interpretações corretas serão adicionadas depois. Se está lendo essa mensagem, pode me xingar nos comentários.

Sonhar com mar

Sonhar com mar Eu estava com um pouco de receio com relação ao pouso pois íamos cair na água, no mar e não queria me afogar nem ficar enrolado no paraquedas. Depois da queda, que não foi tão traumática, submergi e fiquei procurando qual margem ficava mais próxima.


Sonhar com mar invadindo Era uma espécie de lago ou ilha, pois as margens estavam próximas, fechando quase toda a circunferência. Ia por um lado, mas o César disse que por outro era mais perto. Seguimos então e, para minha surpresa, o nível da água ficou raso rapidamente e logo estávamos na margem.


Sonhar com Mar Agitado

mar agitado
Mar revoltoso


O significado de sonhar com mar agitado Ele quis o mais barato (de polpa), mas eu quis um natural. Pedi de maracujá mas lembrei me da moleza e mudei para abacaxi. O sr. Já tinha cortado o maracujá, de forma que fiquei um pouco constrangido. O lugar parecia mais uma casa velha e do lado esquerdo ficava esse senhor, com uma geladeira e um liquidificador


Sonhar com mar revolto ao seu lado apenas uma senhora sentada numa cadeira com uma caixa de isopor e um liquidificador. Achei deprimente, mas ela me lembrou que o dela era de polpa congelada e, por isso, aquilo lhe bastava.


Sonhar com mar bravo Mas eu estava correndo igual um louco, não sei por que, mas havia algo que eu deveria ter feito e não fiz. Tinha algo a ver com uma bomba que ia explodir (literalmente), um míssil havia  sido lançado sem permissão e tinha caído no mar.


O que significa sonhar com mar andava na praia, tempo escuro de chuva, acho que procurava ou seguia o Hemerson. Cheguei numa das pedras mas tive dificuldades para passar. Voltei e fiquei procurando não sei o que nas frestas das pedras. Voltei e vi o Hemerson escondendo algo. Acho que estava fumando, não para ver. Quis descer para continuar andando mas a altura era grande demais. Fiquei com medo pois as pedras estavam molhadas da chuva.


Significado de sonhar com mar Em certo ponto haviam ferragens obstruindo o caminho de forma que não quis saltar. Para descer, pisei no que parecia ser um braço de uma balança. Não podia ter pisado ali. Um cara magrinho apareceu ali, para aferir para a balança. Vi claramente uma escala semi-circular e estava tudo em ordem.


Sonhar com Mar Calmo

Sonhar com mar calmo Fugi do lugar e percebi que não era uma balada, mas um evento para vender algo, talvez casas. Era de dia e fui embora para não ser pego. Não sei se foi na seqüência, mas descia uma rua, parecia ser de madrugada mas estava claro, e acho que estava indo para a casa da mãe. A rua que descia era a rua do Carmelo.


Sonhar com Mar Azul

Sonhar com mar azul Estava descalço, com uma camiseta de dormir e preocupado com a aparência do cabelo. Cruzei com dois caras e fiquei com medo, sabia que eram do mal. Ai, não consegui mais andar, não saia mais do lugar. Nessa hora me dei conta que estava dormindo e senti meu corpo flutuar, com uma certa sensação de enjôo e fui parar dentro de uma casa grande, passando por cima de um muro alto.


Sonhar com Mar Verde

Sonhar com mar verde Tinha algumas, mas não conseguia me aproximar pois estávamos sempre em movimento, andando e passando pelos mesmos lugares. Até que uma hora sai por uma porta que dava na rua, andei um pouco e resolvi voltar, mas não achava mais o local.


Sonhar com Maré Alta

Sonhar com maré alta Não achei mais a entrada. Mas ocorria uma festa do outro lado da rua, com artistas conhecidos. Quando me viram, me chamaram e bateram palmas. Não sei se eram para mim ou se era para o aniversariante da mesa, mas, de qualquer forma, acenei como se fosse para mim.


Sonhar com Mar Limpo

mar calmo
Mar limpo (e lindo)

Sonhar com mar limpo Certa hora sai e fui até a rua. O pessoal estava lá, combinando alguma coisa, mas eu não quis saber o que era. Fui até uma estrutura metálica (isso foi o mais estranho do sonho), parecia ser um suporte de uma ponte. Era grande, alta, curvada e parecia ser de ferro, pois era escura.


Sonhar com Mar Sujo

Sonhar com mar sujo Algo abandonado era um grande monumento ao desperdício. Pus minha orelha nela e fiquei batendo para ouvir o som da ressonância. Voltei para o prédio, preocupado para achar a sala e achei o Nelson, nervoso, por que não conseguia falar com o chefe. Ele entrara numa reunião e ia demorar para sair.


Sonhar com Mar Escuro

Sonhar com mar escuro Tinha a frente de vidro e descia um andar abaixo da terra (pé direito alto). Tinha um monte de ferragens, correntes presas nas paredes, parecia um lugar de tortura mas faziam concertos de cardans (?), tinha uma placa na parede dizendo isso. Entrei com a bike e fui passando pelos escombros. Quando fui sair uns caras estavam bloqueando a porta de madeira.


Sonhar com Mar Seco

Sonhar com mar seco estava na praia, a água era fria, escura, avermelhada porem cristalina e o Hemerson ia dar um mergulho, fez pose e mergulhou no raso, fiquei preocupado com os possíveis ferimentos. Depois eu estava nadando, deslizando sob a água, mas era como se fosse um campo, uma colina com arvores. Perseguia algumas jovens, meninas, mas não as via direito e nem sei se eram humanas, porem a atração era mutua.


Sonhar com Mar e Ondas

Sonhar com mar e ondas Passei por um deck coberto e havia duas mulheres em uma piscina. Continuei andando e cheguei numa encosta espinhosa, com vegetação de musgos, pequenas plantas na água parada. Não conseguia alcançar o mar. Quando voltava, algumas pessoas ficaram frustradas pois achavam que a casa era minha. Descia a encosta e parecia ser uma persiana de madeira e fui deslizando por ela. Comecei a andar pela rua.


Sonhar com Mar de Lama

Sonhar com mar de lama Estava deserto, um lugar simples, do interior. De um lado havia um lugar para tomar banho, mas estava fechado. Mais para a frente havia outro, também fechado, mas por algum vazamento, a água escorria formando uma cascata que vinha do telhado. Continuei andando e um carro parou me perguntando onde ficava o balneário e eu expliquei.


Já teve sonhos com o mar? Não fique boiando e comente.

Fonte: leiturinha, [1] BBC, [2] wiki, [3] Terra, [4] Toda matéria


Talvez se interesse pelo significado dos sonhos com outros temas:

7 thoughts on “Sonhar com Mar

    • Author gravatar

      Sonhei com um tsunami e vim parar aqui. Que onda foi essa que me arrastou para o seu site?

    • Author gravatar

      Certo, bom, no sonho eu estava em minha antiga casa com alguns amigos. Eu sempre sonho com aquela casa. Depois que meus avós morreram ela foi vendida e demolida. Isso já faz 20 anos, mas foi a pior perda material que tive na vida, não consigo esquecer da casa.
      Então veio uma onda gigante de água limpa e bem azul arrastando tudo. Me segurei em alguma coisa e não fui levada, consegui escapar e os meus amigos também. De repente tudo ficou calmo, molhado e bagunçado. A casa estava em ruínas. Acordei. Como você interpretaria? =D

      • Author gravatar

        Nos sonhos, todas as coisas são aspectos de sua personalidade. Pelo que escreveu, é obvia ligação emocional que tem com o lugar. Uma onda gigante é um fluxo descontrolado de emoções, no seu caso, emoções boas, pois a água é limpa e azul. Apesar disso, tudo em excesso é destrutivo. Talvez esteja enfrentando um conflito para se desapegar do passado… parte sua se recusa a mudar, mesmo sabendo que será melhor para você. Hábitos antigos que não larga. Não resista da próxima vez. Quem sabe alguma culpa por ter deixado as coisas acontecerem com foram… arrependimento e saudosismo, pois acredita que aquela época era melhor do que a atual. Talvez ainda, alguém com boas intensões quer forçar alguma mudança que não aceita. São muitas possibilidades… cobri só algumas. É isso, Rê (teste).

        • Author gravatar

          Que legal! Obrigada. Vejamos…
          Ligação emocional com o lugar, com certeza. Afinal foi lá que nasci e cresci, momentos inesquecíveis, festas de aniversário… uma inclusive, interrompida as 22hs pela ira do meu avô depois que uma amiga cheirava cocaína pelo tubo de uma caneta bic… ou não…
          O excesso, sei do que se trata, é trabalho. Muito mesmo, uma onda gigante de emoções, ansiedade pela perfeição sempre.
          Conflitos para desapegar do passado… interessante… pode ser, acho que todos temos, não? Ainda que o tempo passe, sempre haverá uma música da Legião Urbana ou do Pearl Jam para nos lembrar que estivemos lá. Eu me pergunto, onde estarão aquelas pessoas, espero que bem. Sei de algumas cujo estilo de vida não combina mais com o meu, então nos afastamos. Feliz por ter reencontrado um grande amigo do passado antes de sua morte em 2018. Passamos muitos anos sem ter notícias um do outro e de repente, nos encontramos numa festa. Foi como se o destino nos houvesse dado a oportunidade de nos despedirmos de maneira apropriada.
          Hábitos antigos que não largo, sim, muitos. Mas vícios são difíceis de vencer.
          Não sinto culpa de nada, nem arrependimento. Eu não faria nada diferente. Todas as merdas que eu fiz me trouxeram para onde estou agora e é uma posição confortável. Tudo o que aconteceu foi para o meu bem. Não gosto de pensar que poderia ter tido uma vida ruim por insistir em algo que parecia bom na época, mas analisando agora, nesse futuro distante, consigo ver com clareza que eu merecia mais e foi esse mais que eu conquistei e tenho.
          Saudosismo, um pouco, mas não por acreditar que o passado tenha sido melhor. Não foi. Pelo menos não em muitos aspectos. Eu estou bem melhor agora, ainda que preferisse ter a energia de 25 anos atrás, sem dúvidas.
          Obrigada pela sua interpretação. Vou sempre procurar pela definição de algum sonho por aqui. Tenta colocar também os números da mega sena. Se eu ganhar, te dou uma parte rs.

    • Author gravatar

      Te amo pra sempre. Se cuida. Bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *