Sonhar com Larvas

A reação imediata ao ver larvas é de repulsa, ligadas à coisas podres, infecções ou más condições de higiene e saúde. No entanto, fazem parte do ciclo natural de transformação e perpetuação da vida ou usadas, pasmem, como alimento! Vejamos o que pode significar sonhar com larvas e descobrir se há algum sentido positivo nessas criaturas nojentas.

sonhar com larvas
Larvas do Tenébrio – alimento de pássaros

Simbologia das Larvas

A maioria das larvas de insetos são mais antigas que o próprio homem, em termos evolucionários. Logo, sempre fizeram parte do cotidiano e estão fortemente impregnadas no imaginário popular.

Larvas podem significar desde podridão e decaimento até a limpeza e transmutação; indicam coisas estragadas ou mal cuidadas; fonte de alimento de outros animais e até de humanos. Sim, há quem aprecie e considere um boa fonte de proteína. Além disso, podem produzir seda. As larvas são uma etapa do processo do ciclo de desenvolvimento dos insetos, a fase onde mais comem e crescem, sendo um importante aspecto para o entendimento do significado de sonhar com as danadas.

A sequência abaixo mostra as transformações sofridas pelo Bombyx Mori, mais conhecido como bicho da seda.

ciclo do bicho da seda
Diversos formatos

Cada espécie tem alguma variação nos meios e formas, mas no geral, é basicamente isso: ovo, larva, pupa, casulo (nem sempre presente) e inseto.

Significados de Sonhar com Larvas

Sonhar que vê Larvas

O primeiro impacto ao ver larvas em um sonho é normalmente de repulsa. Temos instintivamente gravado em nossas mentes um comando para evita-las, pois indicam algo que está estragado ou se decompondo. O lugar e a quantidade de larvas presente no sonho dará pistas sobre o seu significado.

Sonhar que vê larvas indica a área de sua vida que deve estar negligenciando e evitando pensar. Assim como coisas materiais, os pensamentos não expressos podem se deteriorar e se corromper se não forem trazido à luz do consciente. Quanto mais demorar para encarar um evento ou situação desagradável, pior serão as consequências.

Ver larvas no sonho pode indicar que alguma coisa está em transformação, podendo ser algo bom ou ruim. De qualquer forma, indica que mudanças estão presentes.

Sonhar com Larvas pelo corpo

Larvas espalhadas pelo corpo pode vir uma consciência pesada por ter feito coisas indevidas ou condenáveis moralmente. Sente-se sujo ou corrompido. Tem medo de ser devorado pelas suas ações, que são as consequências negativas de seus atos.

Sonhar com larvas pelo corpo pode indicar que está sendo fonte de alimento, como inspiração, exemplo ou má direcionamento para que pessoas ao redor caiam em erro ou desgraça, como indução ao consumo de drogas ou aliciamento sexual. Se vê larvas no corpo de outra pessoa, pode estar fazendo este tipo de julgamento sobre ela.

Pode ser que esteja se sentindo doente, física ou mentalmente, precisando de limpeza ou purgação do que acha tóxico em seu corpo. Alguns tipos de larvas são usadas para limpar ferimentos, pois só se alimentam de carne estragada, preservando o tecido novo.

Por outro lado, talvez esteja fazendo o papel de mediador para mudanças, promovendo as condições para que outros se desenvolvam, mesmo às custas de uma parte ou energia sua.

Sonhar com Bigato

Bigato é o nome popular dado para certas larvas que aparecem em coisas podres ou infectadas. Apesar de serem importantes no ciclo de decomposição de materiais orgânicos, não é nada agradável vê-los nos sonhos. Pelo contrário, causam nojo. Alguns chama de “arroz que anda”. Argh!

Sonhar com bigato pode indicar que está sendo displicente ou desatento com coisas que estão acontecendo ao seu redor. O seu desleixo atraí e propícia condições para degradação moral, de relacionamentos ou coisas materiais. O sonho emerge quando se encontra no meio do processo, cabendo a você decidir qual direção dará. Claro, isso se tiver consciência da situação.

Bigatos rastejando pelo chão pode significar que está com receio de ir à algum lugar ou ache que onde tem frequentado não é saudável.

Sonhar com bigatos subindo pelo seu pé pode ser o medo irracional ou paranoia de que algo externo quer te dominar ou destruir, corroendo sua base. Medo de uma morte lenta e dolorosa.

Sonhar com Berne ou sonhar com Tapuru

Berne, tapuru ou dermatobiose é uma infecção produzida por um estágio larval, tipo de doença conhecida da mosca Dermatobia hominis, popularmente conhecida no Brasil como mosca-berneira, que infecta diversos animais, principalmente bovinos [1]. Ocorre quando ovos do insetos são depositados sobre a pele íntegra que, depois de eclodirem, penetram no corpo [2].

O Berne ou Tapuru abre um buraco e ali permanece, se alimentado e se desenvolvendo.

Assim, no sonho, podemos entender como um problema pontual, localizado, mas profundo e doloroso. Alguma ação sua, ou entendimento que foi destino, fatalidade ou causa externa, gerou uma consequência negativa que não percebeu de imediato. Os danos serão sentidos posteriormente e será difícil de corrigir.

Sonhar com Berne ou tapuru pode significar que foi vítima de traição ou golpe por alguém muito próximo, que gera um sentimento ruim de violação. Somente alguém suficientemente perto poderia plantar a semente de algo tão destrutivo e direcionado. Ainda, pode ser a percepção tardia de que alguém está ao seu redor somente por interesse.

Por outro lado, sonhar que está tirando um berne do seu corpo pode vir da sensação de que um problema foi ou será solucionado em breve. Um incomodo muito grande está em fase de ser eliminado. É um misto de perplexidade, pavor e alívio.

Berne
Berne extraído de um humano. Nojento

Sonhar com Bicheira ou Miíase

Esse é um dos mais nojentos. A miíase, popularmente conhecida como bicheira, o inseto deposita seus ovos diretamente na pele com algum tipo de ferimento. As larvas rapidamente se instalam na ferida, começando a se alimentar do tecido vivo, comendo pele, músculo, tendões e o que houver pela frente. Não há limite para a penetração das larvas da miíase. Em cada orifício da miíase (que muitas vezes não são simples orifícios, mas galerias) pode haver várias larvas.

Sonhar com Bicheira é pesadelo na certa, mas o que pode desencadear esse evento assustador? Bom, para começar pelo básico, pode ter visto o problema em algum animal, como um cachorro e ficou impressionado, ou assistiu videos de coisas nojentas.

Medo da pobreza, de condições de vida precárias e insalubres, com muitas sujeira e sem saneamento básico pode gerar sonhos deste tipo. O desleixo com a higiene física e mental, causado por depressão e vícios pesados também podem ser gatilhos.

Sonhar com muitas larvas, em um machucado inflamado, pode significar uma culpa desmedida ou baixo autoestima extrema, normalmente na região do peito e barriga. O sentimento te corrói de dentro para fora, e os pensamentos nocivos são as larvas em ação. Estado precário de saúde mental.

Sonhar com outras pessoas com bicheira é sinal que está atormentado com alguma ameaça externa ou enojado por certos comportamentos que acha inaceitáveis. Literalmente acha algo podre.

Sonhar com Larvas saindo da Boca

Larvas saindo da boca pode significar que não concorda com opiniões alheias ou o que falam é ofensivo, torpe, de mau gosto ou de baixo calão.

Sonhar com larvas saindo da boca pode indicar rancor e muitas mágoas armazenadas não expressadas, aparecendo simbolicamente no sonho como uma forma de manifestação destes sentimentos negativos.

Sonhar vomitando larvas é que não está aceitando alguma mudança imposta. Pode ser que tenha se empaturrado de material tóxico, e a culpa te fez por tudo para fora. Ainda, não sabia no que estava participando e, quando descobriu, entrou em panico, numa ação desesperada para se livrar das consequências de um ato impensado (a reflexão e digestão ocorrem no estomago).

Sonhar comendo larvas

Já sonhar comendo larvas, pode ser que esteja necessitando de algo externo para promover uma transformação. Vontade de mudança, como se a capacidade de metamorfose do inseto fosse assimilada pela vida do sonhador, gerando um ser diferente no final do processo.

Pode ser desejo de experimentar coisas novas e exóticas, que te mude de alguma forma, gerando sensações diferentes. Vontade de ser mais do que é ou de mudar de vida. Maneiras não convencionais de abordar problemas.

Sonhar com Larvas saindo dos olhos

Similarmente como a boca, sonhar com larvas saindo dos olhos pode indicar que viu algo muito asqueroso, ou descobriu um segredo muito sério, mas que não pode compartilhar com ninguém. O desejo da manifestação pode ser a saída da larva pelo olho.

Larvas saindo dos olhos de outra pessoa pode mostrar o que realmente ache que alguém tem dentro de si, que normalmente não é uma coisa boa, ou que tenha percebido uma mudança de comportamento que reprova.

Sonhar com Larvas no cabelo

A primeira reação ao perceber larvas no cabelo é de sacudi-lo para que saiam, seguida de um nojo profundo e incompreensão do porquê isto teria acontecido. O que fez com que elas fossem parar lá? Vieram de fora ou você que as gerou?

Sonhar com larvas no cabelo causa desespero por não saber ao certo se conseguiu se livrar de todas. Pode vir de um sentimento de descontrole emocional, angústia, impotência e incapacidade de lidar com os próprios problemas. Ideias fixas que não consegue se livrar. Sentimento de repulsa ou vergonha de si mesmo.

Em um sentido menos óbvio, pode significar que ideias estão brotando de sua cabeça, em um período de grande criatividade. Superado o pavor inicial, pode perceber que oportunidades vão surgir se esperar pelo tempo certo. Mas isso depende dos sentimentos envolvidos durante o sonho.

Sonhar com larvas no cabelo de outra pessoa pode significar uma variante termo “minhoca na cabeça”, achando que alguém só pensa bobagens. Alternativamente, pode ser preocupação com a repercussão social negativa que maus hábitos de higiene e desleixo com a aparência possam causar em um grupo.

Sonhar que segura Larvas com a mão

Segurar coisas na mão durante um sonho indica controle e domínio sobre alguma situação, e que a autoconfiança está em alta.

Sonhar que segura larvas na mão pode significar controle sobre as transformações que estão ocorrendo ao seu redor, e que só continuarão se você permitir. Se as esmaga, é por que quer interromper um ciclo, vicioso ou não. Depende da intenção manifestada no sonho, que pode ser boa ou má.

Pode ser que esteja retendo ou segurando uma situação de potencial perigo, livrando os outros temporariamente do risco. Se segurar as larvas por muito tempo, pode ser que incorpore em si, tornando-se o problema, ou que ele se transforme em algo além do seu controle.

Sonhar que segura larvas com a mão pode indicar que não se engana com falsas aparências, que não tem medo de sujar as mãos onde outros teriam receio. Que tem uma compreensão muito maior do quadro geral, entendendo estoicamente e sem hesitação que certas convenções e crenças que impendem o progresso, são apenas ignorância. Resumindo, faz o que precisa ser feito sem frescura.

Sonhar com Larvas na comida

Se vê larvas na comida durante um sonho pode significar preocupação com o sustento material ou capacidade de gerar recursos. Alimentos velhos ou de má procedência indicam um estado de penúria e de restrições. Acha que ficará só com as sobras.

Sonhar com larvas na comida pode ser insatisfação pelo o que lhe tem sido dado, e que vem recebendo somente coisas estragadas. Por outro lado, pode significar que tem ingerido ou consumido porcarias, sendo na forma de alimento ou informações. Se “você é o que come”, as larvas são os lixos que vem absorvendo.

Pode ainda, ser o arrependimento por ter demorado demais para tomar uma ação, perdendo a oportunidade, ou que já tenha se transformado em outra coisa.

Sonhar com Larvas na goiaba

Larvas na goiaba em um sonho pode indicar que está numa fase ruim, onde nada da certo. Mesmo nas coisas mais simples, imprevistos acontecem e impedem a concretização dos seus desejos.

Sonhar com larvas na goiaba pode indicar que está sendo muito displicente nas suas ações, se preocupando mais com o resultado e a recompensa, ignorando potenciais riscos escondidos. Pode estar super-confiante por que acha que conhece bem uma situação por ter lidado com outras parecidas no passado, esquecendo que cada caso é um caso, podendo conter surpresas desagradáveis. Só se dá conta quando acha “meia larva” após uma mordida.

Sonhar com Larvas em cachorro

Cães são nossos amigos e parceiros, quem sempre podemos contar. Se há larvas neles, significa que as relações não estão bem ou que há preocupação com a saúde de alguém próximo.

Sonhar com larvas em cachorro pode indicar que descobriu algo podre sobre uma amizade, ou que alguém estava escondendo um problema para não causar transtornos.

Pode ser que vinha negligenciando uma relação de amizade e descobre, de forma dolorosa, que houve uma significativa deterioração. Há um sentimento de surpresa e atordoamento quando percebe as consequências do seu afastamento ou falta de atenção. Larvas aparecem quando deixamos de lado os cuidados básicos.

Sonhar com Larvas em bichos mortos

Sonhar com larvas em bichos mortos pode ser uma coisa boa, no sentido de destruição, limpeza e renascimento. Larvas consomem o material em decomposição, servindo de alimento para outras criaturas. Talvez uma parte sua precise dessa reciclagem, dando espaço para o novo.

Por outro lado, visão da ação das larvas pode ser bastante perturbadora, principalmente se for inesperada. Talvez a mensagem do subconsciente seja “não mexa onde não deve”, “não olhe perto demais”, “não cave muito o passado”. Cutucar uma carcaça morta trará apenas desgosto e repulsa. Instintivamente sabe que vai encontrar algo desagradável, mas parece que é guiado por uma curiosidade mórbida. A recompensa vem na forma de arrependimento ao ver o turbilhão de larvas se movendo.

Sonhar com Larvas no lixo

Podemos associar o lixo com nossas emoções e sentimentos ruins e tóxicos. Se não lidarmos corretamente e descarta-las, vão apodrecer e gerar larvas de insetos nocivos. Isso significa que não adianta jogar o lixo para debaixo do tapete esperando que ele não cause mais problemas.

Sonhar com larvas no lixo pode simbolizar isso. O conjunto daquilo que acumulamos sem necessidade, gerando problemas pela negação e falta de coragem de enfrentar situações desconfortáveis. Não queremos lixo com larvas perto de nós, queremos? Claro que não. É repulsivo e contamina o que tiver ao redor, por isso é importante aproveitar a oportunidade deste sonho e tentar descobrir o que vem acobertando.


Sonhar com larvas é realmente algo muito estranho. Comente se já teve alguma experiência assim.



Fontes: [2] BERNE OU MIÍASE, QUAL A DIFERENÇA?, [1] Wiki berne

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *