Sonhar com jacaré

Sonhar com jacaré, por incrível que pareça, é um evento recorrente entre os brasileiros, mesmo com a maioria não tendo contato direto ou não vivendo em regiões onde o animal habite, ainda assim aparecem simbolicamente no sonhos.

Para os que acreditam, os números do jacaré no jogo do bicho são 15 para o grupo e dezenas 57, 58, 59 e 60.

sonhar com jacaré
Sinistro

Simbologia do Jacaré

Algumas pessoas pesquisam pelo termo “sonhar com crocodilo”. São animais parecidos, mas não iguais ( jacaré é da família alligatoridae, enquanto o crocodilo é da crocodilidae; um tem o focinho largo e arredondado, enquanto no outro a cabeça é mais afilada). No entanto, são distinções muito sutis para terem Impacto significativo na interpretação dos sonhos, portanto os dois termos serão usados indistintamente.

No antigo Egito, onde às margens do Rio Nilo o animal era abundante, o crocodilo foi alçado como uma divindade chamada Sobek. Havia templos dedicados à ele, e um animal era enfeitado com jóias e colares, sendo o representante terrestre do deus e tratado com reverência. Quando ele morria, era mumificado e sepultado com distinção, sendo substituído por um novo animal. É um típico exemplo da realidade intersubjetiva, onde vários indivíduos concordam que determinado símbolo, ou animal no caso, tem mais valor do que realmente  possui.

Do ponto de vista dos antigos egípcios, os poderes do Deus Sobek estavam associados à fertilidade, por ser um animal da água, mas também com relação à morte e ao enterramento por ser carnívoro e necrófago. Há quem o relacione também à Sete, o irmão traidor e assassino de Osíris. 

No imaginário coletivo, o jacaré simboliza a traição, no sentido de um ataque repentino. Quando você está numa situação aparentemente tranquila e, do nada, surge uma ameaça. É desta forma porque é assim que o animal age para capturar suas presas. Fica parado, imóvel, fazendo-se de morto ou invisível, para dar um bote repentino.

O que significa sonhar com jacaré?

Temas mais recorrentes de sonhos com jacaré:

Sonhar que vê um jacaré pode significar que sente uma ameaça à espreita. Um desconfortável sentimento de que alguma coisa ruim pode acontecer a qualquer momento.

Sonhar com jacaré na água tem relação com com seus sentimentos. Pode indicar que teme que alguém te fira emocionalmente. Pode acreditar que alguém ao redor, alguém do seu círculo de amizades, pode subitamente de causar algum mal. Pode significar também que está atento e perceptivo às ameaças ao redor. 

Sonhar com jacaré na terra tem relação com coisas materiais. Pode ter a impressão de que alguém, ou um sócio em um negócio, pode estar tentando te passar a perna. Por outro lado, como a terra não é o lugar preferido jacarés, pode ser que você esteja desconfortável com a atual situação no trabalho ou posição social. Pode estar se sentindo vulnerável. 

Sonhar com jacaré na lama pode significar que está confuso, com o sentimento de alguma ameaça de traição. Pode indicar uma aflição interna de procurar alguma coisa e não encontrar, ou achar que um problema está em todos os lugares,  sem nunca saber ao certo.  Pode ser que alguém esteja esperando a oportunidade certa para dar o bote,  alguém que você nunca desconfiaria que quer o seu mal.

Sonhar com jacaré verde pode indicar que, apesar do ambiente ser desfavorável ou ameaçador de alguma forma, se sente tranquilo para lidar com as adversidades que aparecerem. Talvez signifique também, por outro lado, que se sinta imaturo para ligar com os problemas que possam surgir.

Sonhar com jacaré branco é um evento bastante incomum. Por que alguém sonharia com um jacaré branco? Pode indicar um período de alívio e de tranquilidade por ter passado por momentos de tensão. Pode ter finalmente descoberto quem era a pessoa que imaginava que poderia ou que te traiu.

Sonhar com jacaré preto, por outro lado, pode ser um indicador de que está com bastante medo de que algo ruim lhe aconteça. Medo irracional por uma ameaça inexistente. Tanto o jacaré, como a cor preta, podem ser indicadores de morte, podendo significar um rompimento abrupto de alguma relação ou sociedade. 

Sonhar com jacaré grande pode significar que superdimensiona um problema, que acha que é grande demais para conseguir lidar. Teme, figurativamente, ser engolido pelas circunstâncias que considera desfavoráveis. Pode também ser reflexo do receio de confrontação com algum inimigo ou pessoa que julga que deseja o seu  mal. Lado positivo, se é que existe, é que tem noção de que alguma coisa está errada e que não será pego desprevenido.

Sonhar com jacaré pequeno, por outro lado, pode ser que sub-dimensione alguma situação potencialmente danosa para si. Pode ser um indício mais sutil do inconsciente, quando não se tem tanta certeza de que há uma ameaça à espreita. 

sonhar com jacaré
Bonitinho? Deixe crescer para ver…

Sonhar com filhote de jacaré talvez signifique que está criando um problema para si mesmo. Está gerando situações através de seus atos que podem se voltar contra você no futuro. Preste atenção no que anda fazendo e corte o mal pela raiz antes que cresça. 

Sonhar com jacaré manso pode ser que esteja flertando perigosamente com um inimigo. Alguém que se finge de morto, como quem não quer nada e, de repente, te ataca. Lembre-se: os jacarés não são animais amistosos ou confiáveis (não servem como  um bom Pet). 

Sonhar com jacaré atacando, ou seja, uma ação em andamento, indica que está no meio do processo de assimilação ou aceitação de uma possível quebra de confiança. As cartas foram dadas e finalmente o inimigo mostrou suas presas. Os desdobramentos no decorrer do sonho indicarão a forma como está lidando com o assunto.

Sonhar com jacaré mordendo, que também é uma ação em andamento, pode significar que está sentindo dor ou pesar por ter descoberto uma traição ou de que alguém deliberadamente quis te prejudicar. Vem acompanhado de um desconfortável sentimento de ter sido ingênuo e não ter percebido antes do mal lhe  ocorrer.

Sonhar que foge de um jacaré pode indicar que está evitando lidar com o problema, que tem medo da confrontação ou acha que é difícil demais para você resolver. Pode também ser a não aceitação de alguma ideia que discorde, algo que saiba que causará problemas mais adiante, ou seja, percebeu ameaça e se afasta dela, o que pode ser um bom sinal.



Não encontrou o tema que procurava para seu sonho? Deixe nos comentários que eu acrescento depois.



2 thoughts on “Sonhar com jacaré

  • 11 de janeiro de 2021 em 13:35
    Permalink

    Répteis são associados ao sistema reptiliano, o o nosso lado mais primitivo.

    Resposta
    • 11 de janeiro de 2021 em 14:59
      Permalink

      Hum, sei não… qual o ancestral comum entre os répteis e os primatas?

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *