Sonhar com gatos

Sonhar com gatos

Gatos são criaturas bastante peculiares, com seus hábitos imprevisíveis e humor variável. Na maioria dos casos, não dá para contar muito com a obediência e atenção deles, pois fazem o que querem. Essas características, entre outras, servem de referência para entender o significado de sonhar com gatos e como revelam traços da personalidade do sonhador. Vejamos os temas mais comuns.

sonhar com gato
Gato cinza com lindos olhos

Simbologia dos gatos

Gatos têm uma personalidade bem forte. O comportamento é tido como de interesseiro, mal humorado, que só faz o que e quando quer alguma coisa. Independentes, ariscos, vaidosos e preguiçosos. Podem ser companheiros carinhosos, mas um tanto quanto centralizadores da atenção. Ainda mantêm características mais selvagens do que dos amistosos cachorros.

No Egito antigo, os gatos eram reverenciados e tidos como protetores contra maus espíritos. Era uma grande transgressão maltratar um gato, bem como suposta causa de atrair má sorte.

Há quem acredite que os gatos enxerguem além do que pessoas limitadas conseguem, como sendo seres espiritualmente mais elevados, tendo a capacidade de absorver e transmutar energias ruins, sendo verdadeiros protetores dos lares. Disso deriva a aparente apatia e seriedade do animal, que não se empolga com comportamentos fúteis e bobos de humanos.

As correntes de pensamento esotérico apontam que o local onde o gato vive é tido como “dele”, e ele se sente na responsabilidade de limpar as energias do local, incluindo as das pessoas que integram a família que ali mora. É dito que os gatos têm a capacidade de afugentar fantasmas, espíritos desnorteados e almas atormentadas que se encontram num lugar. Obviamente, não existe comprovação científica, caindo na categoria de crendices. [1]

Por outro lado, são bastante curiosos e desconfiados, inteligentes, meticulosos e precisos em seus movimentos. Os gatos tem a incrível habilidade de caírem de pé, em caso de alguma queda.

Atualmente no Brasil, os gatos estão em segundo lugar na preferência nacional, contando com uma população de aproximadamente 40 milhões animais. No mundo, são 380 milhões.

Para os que acreditam, os números de sonhar com gato no jogo do bicho são: grupo 14, dezenas 53, 54, 55 e 56.

Resumindo a simbologia dos gatos em palavras-chave, podemos citar coisas bem distintas como, problemas de relacionamentos envolvendo deslealdade, trapaça ou que alguém está sendo usado. Também a independência e capacidade de resolver problemas por si só. Inclui ainda a sagacidade, perspicácia, elegância e poder de enxergar além. Pode indicar também assuntos ligados à carências afetivas. As circunstâncias e interações com os gatos apontam os padrões de pensamentos e sentimentos do sonhador relativos ao grupo social que interage.


Mas afinal, qual o significado de sonhar com Gatos?

Sonhar com gato pode significar que está com carência afetiva, que gostaria que fosse acolhido e tratado com amor e bondade. Às vezes é difícil reconhecer e aceitar essa necessidade, entendida por muitos como sinal de fraqueza. Não há nada de errado em querer alguns afagos. Só é preciso tomar cuidado para não se tornar uma dependência.

Sonhar com gato pode significar sua necessidade de ser independente, de fazer as coisas dos seu jeito, sem interferência de outras pessoas. Pode ser que seja apenas um período da vida que tenha essa vontade ou que seja um traço típico da sua personalidade, sendo o gato uma representação desse desejo.

Sonhar com gatos pode significar que está cercado por pessoas que não pode confiar. Pode estar em um ambiente de trabalho muito competitivo, onde cada um só pensa em seus próprios interesses. Por outra lado, pode sentir que há muitos bajuladores e puxa-sacos ao seu redor, sendo motivo de desgosto.

Sonhar com gatos miando ou gatos se esfregando em você pode indicar que tem alguém forçando a barra na amizade para conseguir algo. Mais frequente terem a cor amarela.

Alternativamente, sonhar com muitos gatos pode indicar que se sente bem sendo adulado por pessoas. Esta é uma boa oportunidade de reflexão sobre quais valores são mais importantes na sua vida.

Sonhar com gato gordo talvez indique que se sinta sedentário e preguiçoso. Significa seu incomodo com alguma pessoa que reclame de “barriga cheia”, vivendo à custas de outros, ou com quem seja carente demais.

sonhar com gato doente pode significar tempos de dificuldade e escassez, quando acredita que não será capaz de conseguir seu sustento. Pode ser que tenha perdido a confiança de fazer as coisas que fazia antes, ou que esteja passando por um período de baixa energia e vigor físico.

Se sonha com gato te arranhando pode estar sentindo insatisfeito por alguém ter tentado te diminuir ou fazer pouco caso de você na frente dos outros. Pode indicar sinais de ansiedade, de que quer terminar logo alguma tarefa.

Sonhar com gato mordendo pode ser a frustração por dedicar atenção e cuidado com alguém ingrato. Talvez signifique que sentiu um dano causado pela interação com pessoas desagradáveis e insensíveis.

O significado de sonhar com gato mordendo pode representar culpa por ter tratado mal pessoas que queriam o seu bem, enquanto tentava impor suas vontades de forma irracional.

Sonhar com gato atacando pode ser seu descontentamento por alguém ter passado dos limites de liberdade que você considera normal, ocasionando uma resposta ou comportamento grosseiro da sua parte. Alternativamente, pode ser que esteja chateado e magoado por alguém ter sido rude, lhe tratando de maneira agressiva.

Sonhar com gato se lambendo pode indicar que está com inveja da aparência ou posses de outra pessoa. Significa a sua vaidade física ou com uma pretensa capacidade de cuidar de si mesmo, sem depender de ninguém para nada.

Sonhar com gato morto indica que se meteu onde não devia por pura curiosidade, causando algum tipo de prejuízo, como a perda de uma amizade pela quebra de confiança. Por outro lado, pode ser você que considere uma amizade como desfeita, devido transgressões de limites ou mesmo uma traição.

Sonhar com gato morto significa que algum plano mirabolante que tinha em mente não deu certo. É reflexo da constatação de que não é tão esperto como pensava, enquanto tentava se aproveitar da boa vontade alheia.

Ter presenciado, ou participado de uma situação triste ou muito emotiva, pode ser a razão de sonhar com gato morrendo. É a sensação ruim de um processo doloroso que se estende por um período longo.

Se sonhar com gatos bravos, ameaçando outras pessoas, pode indicar que não está lidando bem com a raiva ou irritação interna. Desejo de descarregar a ira infundada com quem se relaciona.

Se sonhar com gato machucado, pode ser preocupação com a iminência de que algo ruim aconteça, e que afetará muito seus sentimentos. Medo de sofrer ou sofrer por antecedência. Talvez tenha sido ganancioso, querendo alcançar mais do é capaz, e acabou quebrando a cara. Alternativamente, pode significar que sente pena ou dó de alguém em uma situação complicada.

Se sonhar com um gato fugindo, escapando de você, talvez seja um sinal do subconsciente de que precisa se afastar de algum pessoa tóxica, que finge amizade apenas para se aproveitar. Também, pode ser sua intuição dizendo para tomar cuidado por onde anda frequentando. Por outro lado, pode ser frustração por uma abordagem mal sucedida, que acabou com um desfecho indesejado.

Sonhar com mulher segurando um gato, pode ser que alguém está tentando te influenciar à fazer o que não quer ou algo que não será bom para você.

Sonhar com gato matando rato pode ser um indicador que se está se sentido confiante de que conseguirá resolver um problema por conta própria, sem depender de ajuda de outras pessoas. Talvez sinta que precise ter paciência e agir com inteligência para obter o que deseja. Ainda, pode ser que tenha percebido algum jogo de manipulação ou que faça parte de algum esquema ilegal.

Sonhar com gato amarelo pode significar que alguém está interessado em você apenas por causa de dinheiro. Pode indicar que há uma boa oportunidade te rondando, mas que precisa ser esperto e cauteloso na aproximação se quiser ter sucesso.

Sonhar que acaricia um gato amarelo é sua satisfação pelo bom nível material que experimenta. Cuidado com a ostentação. Ainda, talvez indique que acredita que se bajular as pessoas certas, terá alguma vantagem financeira.

sonhar com gato amarelo
Gato amarelo bonito

Sonhar com gato branco pode indicar necessidade de fazer as pazes com alguém que julgou mal. Um gato branco pode representar que o carinho que recebe é verdadeiro e puro.

Sonhar com gato branco talvez indique sua necessidade de conseguir alguma paz ou trégua em meio alguma disputa ou briga prolongada.

A cor cinzenta remete à coisas sem limites bem definidos, confusos ou passíveis de diversas interpretações. Assim, sonhar com gato cinza pode indicar suas dúvidas com relação ao comportamento das pessoas ao redor. Fica mais evidente que não sabe em quem confiar.

Por outro lado, sonhar com gato cinza pode ser decorrência de ter lidado ou ter que lidar com alguém mal-humorado e ranzinza. Ainda, pode ser você que esteja se sentindo cansado de ter que ser cordial e atencioso o tempo todo.

O que significa sonhar com Gato Preto?

Finalmente chegamos no famoso gato preto, que simboliza o azar e ligação com bruxaria. Mas nem sempre foi assim. Como dito anteriormente, no antigo Egito o gato era um ser adorado e elevado ao posto de divindade, como protetores dos lugares.

Com a ascensão do cristianismo na Europa, a igreja fez todos os esforços para banir qualquer objeto ou símbolo que considerasse herege e lhes atribuía significados malignos para coibir os cultos. Isso incluiu os gatos.

Daí vem a crença de que ver um gato preto é sinal de azar. O Papa Gregório IX declarou que o animal era o próprio diabo encarnado. Outros, diziam que eram as bruxas transformadas nos bichanos. Disso derivam algumas interpretações de sonhos como:

Sonhar com gato preto te rondando por significar que está com forte medo de algo e permitindo que ele cresça dentro de você.

Sonhar que acaricia um gato preto pode indicar desejo de flertar com o perigo, ou que não liga para consequências morais de seus atos.

Sonhar que mata um gato preto pode significar que eliminou uma importante fonte de problemas. Como a morte é algo muito extremo, cometer a violência contra o animal pode indicar forte descontrole emocional e paranoia de estar sendo perseguido.

Sonhar com filhote de gato preto pode indicar que está começando a desconfiar as intenções de uma pessoa e que ela possa te causar alguma mal no futuro.

O significado de sonhar com gato preto pode representar seu lado mais mesquinho e egoísta, quando deliberadamente não se importa com outras pessoas. Pode ser que esteja cansado de sempre bancar o bonzinho.

sonhar com gato preto
Eu sou o negro gato!


Costuma sonhar com os bichanos? Não seja chato e comente.

Fonte: [1] Símbolos


2 thoughts on “Sonhar com gatos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *