Sonhar com filho

Sonhar com filho

Para quem os têm, sonhar com filho é bastante recorrente, aparecendo nos sonhos em diversos contextos; alguns bons, outros nem tanto. Filho ou filha, tornam-se o centro da atenção dos pais por anos a fio, talvez pela vida inteira. Há uma ligação muito forte entre filhos e pais. Vejamos como isso pode ser interpretados nos sonhos.

sonhar com filho
Filho: pequena cópia

Significado simbólico de filho

Filho ou filha, além do sentido estrito de um ser, criatura, prole, também significa a criação de alguma coisa, real, física, tangível, ou uma ideia, virtual e imaginária. Indica também uma parte de um processo, uma derivação de uma entidade superior (pai, por exemplo). Numa ampliação, podemos associa-lo também à Jesus, tema bem recorrente na tradição judaico-cristão ocidental.

Sonhar com filho pode indicar relação com o próprio filho, filho de outras pessoas, filho que não tem, filho que morreu, desaparecido, sumido, abandonado, e projetos e ideias criativas que quer expressar de alguma forma.


Significados para Sonhar com Filho

Sonhar com filho – significados mais comuns:

  • Sonhar com o próprio filho/a pode indicar diretamente saudade, preocupação, contentamento, satisfação, amor, orgulho (no bom sentido). Reminiscência de memórias agrupadas durante o sono. O contexto do sonho indica o sentimento e sensações associadas.
  • Sonhar com o próprio filho no colo de outras pessoas ou junto delas, pode indicar que está com ciúme ou incomodado/a com distanciamento. Insegurança em relação ao que tem para oferecer.
  • Ainda pode indicar que suas ideias ou projetos foram tomados por outros e sente frustração por isso. Se a criança ri ou está feliz em outros braços, pode sentir alivio em saber que sua ideia estará sendo bem usada por outros; se a criança chora, pode indicar que estão fazendo mau uso do que criou.
  • Criação de algo exclusivo e único. Algo que sirva como um diferenciador de sua capacidade criativa e que permaneça como um legado.

Segue alguns significados dos sonhos dos temas mais recorrentes de sonhar com filho:

sonhar com filho morto
Yep, uns morrem mais cedo do que deveriam.

Sonhar com filho morto

Sonhar com filho morto pode indicar arrependimento de alguma ação cometida, que está sendo displicente com a criação e educação, que não está fazendo tudo o que poderia para ajuda-lo.

Pode ser simplesmente profunda preocupação com alguma atividade que o filho está envolvido, que considera nociva para ele.

Se sonhar com filho morto de outra pessoa, pode estra triste com o fim de uma amizade, chateado ou preocupado com o fracasso alheio.

Ampliando o conceito, pode achar que algum seu projeto não vai prosperar, que algo que criou não está dando resultado. Por outro lado, se for filho de outra pessoa, talvez indique que certa satisfação mesquinha em ver que o outro não conseguiu a realizar aquilo que queria (fulana ia viajar para outro país nas férias, mas teve que cancelar por algum motivo qualquer).

Sonhar com filho morrendo

Aqui, diferente do tópico anterior, o morrendo (morrer no gerúndio) indica que está experimentando o processo da morte, que o filho estava vivo e depois não estará mais. Essa é uma distinção bem significativa.

Aqui o sentimento é de impotência, de incapacidade de interromper um processo definitivo. Um recurso que está se esgotando e não há nada que possa fazer para evita-lo.

Pode sentir um deterioramento rápido na relação com o filho, onde chega em um ponto que não há mais retorno. Algumas mães podem sonhar isso quando o filho sai de casa para morar sozinho ou se casar, na síndrome do ninho vazio.

Similarmente, pode estar experimentando o processo de falência de um negócio, que o navio está afundando, que suas expectativas estão sendo destruídas pela constatação de que não dará certo como imaginava.

Sonhar com a morte do filho

São variações do mesmo tema, mas com significados diferentes. A morte, o evento preciso e no presente, pode indicar que se deu conta de ter feito uma tremenda bobagem, com resultados irreversíveis. Pode ser nos negócios, com amizades, com familiares: a sensação é de perder o chão. A constatação e surpresa que algo definitivamente acabou.

Pode indicar também um desejo que o filho cresça, amadureça, se torne um adulto responsável, passando a ser independente. Neste caso, não é um sonho tão ruim, se fizer a autorreflexão e entender o processo corretamente.

Se for uma morte violenta e repentina, pode ser um alerta do subconsciente para que preste mais atenção ao que anda fazendo e como tem conduzido as situações. Viver em um estado constante de alerta, pressão e stress é propício para erros e falhas. Quando se está no limite, a qualquer momento algo pode se quebrar.

Se a morte é serena, pode ser a aceitação de que uma etapa se passou, que algo foi concluído e que é hora de seguir em frente.

sonhar com a morte do filho
Ás vezes não tem conserto.

Sonhar com filho desaparecido

Este termo da margem para dois entendimentos: um filho que sumiu há muito tempo ou um que desapareceu recentemente.

Sonhar com filho desparecido que não vê a muito tempo, pode ser simplesmente saudade, acompanhado com o desconfortável sentimento de uma situação inacabada. Muitos pais nesta situação preferem ás vezes saber que o filho está morto do que continuar na dúvida e espera sem fim. Esperança vazia e angustiante.

Alguma coisa ou evento pode ter acionado um gatilho na memória te fazendo relembrar alguma época ou projeto que participou, mas que já não existe mais ou que não tem como reviver. Nostalgia. O passado normalmente parece ser melhor que o presente ou que não foi tão difícil de suportar como imaginava quando experimentou a situação.

Já, se sonhar com filho desparecido recentemente, pode indicar profunda constatação de displicência, de não dar atenção necessária ou ser negligente. A sensação da falta e o desespero de não encontra-lo é aterrorizante. Um turbilhão de possibilidades cruza sua mente, tentando descobrir o que aconteceu, normalmente tendendo para catrastofização, ou seja, pensar o pior.

Pode indicar que perdeu uma boa oportunidade ou que não está achando a ideia certa para dar prosseguimento em algum projeto.

Sonhar com filho doente

Sonhar com filho doente pode ser impressões subjetivas, que vêm à tona durante o sono, relativas à algum comportamento atípico de desanimo, quietude ou aspereza no trato por parte dele. Pode indicar, obviamente, legítima preocupação com a saúde do filho pois ele está de fato doente.

Variações de humor do filho, diferentes do que imagina como normal ou que deseja como ideal, podem se manifestar como sinais de doença, que algo está errado, que ele não “funcionando ” como deveria. Normalmente não tem nada a ver com o filho, mas sim com as expectativas do sonhador/a.

Sonhar com filho doente também pode indicar que sente que há falhas em determinada obra que está criando, que não está saindo como gostaria, que intuitivamente acredita que poderá gerar problemas futuros. Pode ser um negócio que passa por problemas financeiros, por exemplo.

Sonhar com piolho na cabeça do filho

Este é bem específico e incomum. Sonhar com piolho na cabeça do filho pode indicar que sente que ele está sendo afetado por más influências ou que estão abusando da boa vontade dele. Imagina que estão colocando ideias erradas na cabeça, nocivas e que precisa tomar alguma ação para remover a causa do problema. Algum comportamento estranho, maneirismos e uso de novas gírias e gostos por roupas diferentes podem ser o gatilho para que tenha este tipo de sonho.

Pode indicar também que acha que tem alguém atrapalhando seus planos, seja te atrasando direta ou indiretamente, ou que sinta que há ideias e opiniões externas desfavoráveis e desmotivadoras, que pode acabar associando com inveja. Super sensibilidade á críticas.

sonhar com piolho na cabeça do filho
Catando piolhos na cabeça.

Sonhar com filho que não tem

Para mulheres, sonhar com o filho que não tem pode ser um chamado interno para a maternidade, que sinta alguma pressão, interna ou externa, para que tenha logo uma criança. Preocupações com idade e ver amigas com filhos pequenos podem ativar este tipo de sonho.

Para homens, pode indicar o desejo por deixar um legado, uma obra pela qual possa ser reconhecido depois de sua morte. Sentimentos de não ter realizado nada de importante e percepção do envelhecimento são gatilhos para sonhar com o assunto.

Pode também estar relacionado com inveja, por não ter conseguido o que os outros têm. Frustração por não ter tido um ideia antes ou por ter pensado e não te-la colocado em prática, enquanto vê os frutos de quem a executou.



Não achou o tema do seu sonho com filho? Escreva nos comentários que eu acrescento posteriormente.

Talvez se interesse em ler sobre o significado de sonhar com outros temas. Abaixo seguem algumas sugestões.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *