Sonhar com faca

Sonhar com faca

Antes de entrar nos significados de sonhar com faca, vamos dar uma olhada nos símbolos envolvidos.

sonhar com faca
Um formato para cada utilidade

Um pouco sobre o simbolismo da faca

Facas foram uma das primeiras ferramentas feitas pelos humanos (e por alguns outros parentes da espécie). Pontas de pedras rudimentares usadas para caça e corte foram encontradas, datando de muito tempo atrás. Houve mudança de formato e de materiais, tornando-se cada vez mais úteis, sendo ajustadas para as mais diversas finalidades: cortar, perfurar, serrar, desmembrar, espalhar ou sendo objetos ritualísticos, onde a estética vale mais que a utilidade prática.

Nomes mais específicos podem ser atribuídos como punhais, adagas, canivetes, athames, bollines, estiletes, bisturis, facões, lâminas. Outros mais estranhos são: lambedeira, caxerenguengue, peixeira, cacumbu, entre outros. Para o contexto desta interpretação, será usado o termo faca mesmo.

Uma faca por si só não é boa nem ruim: depende da utilidade e intenção de quem a manipula. A mesma faca que corta um pão pode ser usada para matar alguém; um punhal usado em sacrifícios pode servir para abrir uma garrafa de cerveja.

Saindo do uso prático, facas podem simbolizar término de alguma coisa, separação, divisão, rompimento, traição, direito de escolha e suas consequências, um chamado para ação ou justiça. Também indica que é algo específico e direcionado. O local onde a faca é vista ou usada também faz diferença na interpretação: se está na mão, na barriga, no coração, pescoço, etc.

Significados dos sonhos com faca

Sonhar com faca grande

Sonhar com coisas maiores do que normalmente são, indica que está superestimando alguma situação, ou exagerando nas reações emocionais (chamadas de disfunções cognitivas). Uma faca grande indica a alta relevância de assuntos como separações, términos, fins, raiva ou desejos de vingança e justiça têm para você. Pode também indicar que está usando mais recursos do que precisa para resolver alguma situação. Faça uma análise interna e veja onde pode estar distorcendo a real proporção de eventos.

Sonhar com faca pequena

Já, sonhar com coisas menores do que o normal, são indicadores que está com dificuldades de lidar com determinado assunto, não tendo a ferramenta adequada para lidar com ele. Pode ser indício de insegurança por falta de recursos próprios ou, ambiguamente, excesso de confiança achando que o problema é menos relevante, subestimando as consequências.

Sonhar com faca cega

Uma faca cega não é de todo inútil, mas indica que não tem mais a capacidade ou eficiência que costumava ter. Assim, sonhar com faca cega pode significar suas dificuldade de lidar adequadamente com problemas relacionados aos símbolos da faca. Também pode indicar insegurança mas, neste caso, o sentimento envolvido é de estar defasado, velho, gasto ou desatualizado.

Se é ameaçado por alguém com uma faca cega, pode estar minimizando um potencial dano.

Sonhar com faca afiada

Por outro lado, uma faca afiada cumpre bem seu papel, cortando e eliminando o que for desnecessário. No entanto, é perigosa também para quem a usa, podendo causar ferimentos involuntários. Confiança em si mesmo é bom, mas o excesso pode causar problemas. Cuidado com ações precipitadas que gerem consequências irreversíveis.

Se é ameaçado/a por alguém com uma faca afiada é porque de fato está com medo e sente que o perigo à espreita é real.

sonhar com faca
Rituais?

Sonhar amolando faca

Sonhar que está amolando uma faca pode significar que tem noção do que precisa ser feito e do tamanho do desafio que tem pela frente. Assim sendo, sabiamente se prepara com antecedência. Dependendo do contexto, pode ser que planeje resolver um problema rapidamente ou que cause o maior dano possível quando tiver a oportunidade, típico de quem planeja vinganças.

Sonhar com faca de dois gumes

Sonhar com uma faca de dois gumes pode indicar um desejo de ação que pode acabar te ferindo no processo. Em situações de raiva, traições e ciúmes não é incomum tomar atitudes mal pensadas que geram efeitos negativos.

É preciso pensar bem se está sendo justo/a ou se está movido por emoções e se o resultado final será favorável para você. Algumas vezes é preciso arriscar, perder algo no processo, para recuperar mais adiante. Neste ponto, a faca de dois gumes fica evidente, indicando que possa estar em dúvida ou hesitante em agir, por temer sofrer.

Sonhar com faca na mão

Se sonhar que segura uma faca na mão durante um sonho pode indicar vontade de terminar algo, por um fim em alguma coisa ou fazer uma separação. Sente, intuitivamente, que você que precisa agir. O modo como você usa a faca no sonho explica melhor suas expectativas e estados emocionais.

Se usa para atacar alguém, pode indicar que está sentindo raiva ou ressentimento. Pode ser uma forma de expressar seu desejo de se separar de alguém mas não consegue, precisando usar de meios mais radicais. A forma mais extrema dessa manifestação é se dá várias facadas no alvo.

Por outro lado, se usa para defesa, talvez signifique que está assustado/a ou temeroso/a com algo e quer manter essa coisa/pessoa afastada de você.

Se sonhar com faca na mão de alguém, talvez signifique receio de que te deixem de fora de algo, contra à sua vontade, como se estivessem te traindo. O tipo de faca que vê faz diferença e indica a área onde o problema pode acontecer. Por exemplo, uma faca de abrir envelopes pode indicar que será excluído/a de algum negócio ou herança; uma faca de cozinha pode ser algo ligado à família; um facão pode ser receio de perder algo de valor de maneira abrupta.

faca de combate recon 1
Use a faca certa para cada trabalho

Sonhar com faca no pescoço

Sonhar com faca no pescoço pode indicar que se sente pressionado/a à tomar alguma decisão importante ou que não estão lhe dando o direito de escolha. Se você está pondo a faca no pescoço de outra pessoa, pode ser culpa pelo processo de não dar opções, ou a decisão firme que não cederá em nada do que ache certo ou de seu direito.

Se durante o sono, você sonhar levando facada no pescoço é sintoma de algum mal sofrido, te deixando debilitado/a, fraco/a ou que tenha causado alguma perda financeira, muito provavelmente uma traição no trabalho ou negócios. A associação vem da da perda rápida de sangue, um bem valioso para nós. Pode, em alguns casos, ser a paranoia de se machucar ou que alguém lhe passe a perna, sofrendo por antecedência.

Sonhar com facada no coração

Aqui o significado da traição é mais restrito à pessoas que gosta. A expressão usada “apunhalado no coração” indica o doloroso sentimento de ter sido enganado, causando forte desapontamento ou incredulidade, na esfera que classifica como de vida ou morte, devido a importância. O sentimento da dor é tão intenso que se manifesta no próprio peito, psicossomaticamente.

Mas, se no sonho, esfaqueia alguém no coração, é um símbolo de que quer acabar com algo definitivamente ou um desejo de vingança profundo, não apenas punindo, mas causando o máximo de dor possível. A faca aqui indica especificamente onde quer causar o dano, no caso, no emocional de outra pessoa.

Sonhar com facada na barriga

Sonhar com facada na barriga pode ser indicador de mal-estar por alguma perda material. Se toma uma facada na barriga no sonho, pode achar que querem tomar parte do que é seu ou impedir que tenha acesso à algum recurso. Pode também ser dúvida do porquê sofreu algum revez, acreditando ter sido injustiçado/a.

Apesar de poder causar a morte, o significado está mais para debilitação e escassez do que para um término. Se o desejo ou sentimento fosse de matar ou encerrar, o alvo seria outro. A barriga pode indicar uma indecisão sobre como quer conduzir determinado assunto, sem clareza do que quer atingir. Pode ser que não aconteça nada ou que cause um dano fatal. Pode significar que está sendo displicente, desleixado/a e inconsequente no tratamento de coisas e tomadas de decisões importantes.

Sonhar cortando coisas com uma faca

Se sonha que corta amarras ou cordas com uma faca pode indicar satisfação por ter se libertado de uma situação restritiva, seja um relacionamento ou trabalho. Por outro lado, se a faca está cega e não consegue cortar, é o sentimento de impotência e incapacidade de lidar com um problema, términos e separações.

Sonhar cortando comida com uma faca pode ser indicar que passa por um período de fartura e bem estar e que deseja compartilhar com outros. Por outro lado, se a faca estiver cega, pode indicar má vontade de dividir coisas. Pode ainda, indicar necessidade de dividir tarefas, trabalhos, pois sente dificuldade de lidar com uma coisa muito grande.

Sonhar com faca e sangue pode ser indicador de culpa por ter tomado uma decisão cujo desfecho não tem volta, provavelmente uma separação que causou dor na outra pessoa. Pode ser também por uma traição que cometeu. Se o sangue é seu, pode ser que tenha se machucado no processo. Muitas vezes as ações tem dois gumes, fazendo mal para a vitima e para o perpetrador.

faca Ginsu 2000
Faca Ginsu 2000, com sua garantia de 52 anos, corta qualquer coisa.

“A” faca Ginsu do Rambo.


Bônus

A “faca na caveira” é uma representação da “vitória sobre a morte”, de acordo com o BOPE e também representa as estratégias e táticas que o grupo de operações especiais é treinado para combater os seus adversários.

Quer mais símbolos com faca? Tente o desse desenho abaixo:

Punhal, cobra verde, caveira, finados (dia de la muerte), pentagrama, teia de aranha, espada e ouros do baralho, diamante, flores de lírio…

E você, já sonhou com faca? Comente.

1 thought on “Sonhar com faca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *