Sonhar com Elevador

Sonhar com Elevador

Os elevadores são meios de transporte, embora soe estranho chama-los assim. Nos levam de baixo para cima e de cima para baixo, poupando tempo e esforço, sendo bastante comuns e, muitas vezes, indispensáveis nos centros urbanos. Logo, é normal que apareça nos sonhos das pessoas, o que nos deixa a intrigante pergunta: qual o significado de sonhar com elevadores?

Neste texto, veremos algumas possíveis interpretações. Entre e descubra.

sonhar com elevador
Indispensáveis em prédios altos

Curiosidades sobre Elevadores

Os elevadores não são uma invenção nova, se considerarmos os princípios básicos que são de subir ou descer algo através de uma força externa. Erguer baldes de pedra em uma construção usando corda e roldana é um tipo de elevador. Egípcios já usavam o método à 1500 anos a.C.

No entanto, o elevador de passageiros, como estamos acostumados a ver em prédios, foi inventado em 1853, pelo empresário americano Elis Graves Otis (já devem ter visto elevadores desta marca), com a introdução do mecanismo de emergência em caso de quebra dos cabos. No Brasil começaram a ser produzidos em 1918.

O primeiro elevador elétrico foi construído pelo alemão Werner von Siemens em 1880, sendo o Savoy Hotel o primeiro a possuir tal equipamento.

Os elevadores mais rápidos do mundo estão, desde 2016, no Guangzhou CTF Finance Centre, na China, sendo capazes de atingir 72,4 km/h, subindo do primeiro piso ao andar 95 em 43 segundos. [1]

Simbologia do Elevador

Como símbolo, o elevador não representa mais do que ele é, ou seja, um meio de transportar coisas para cima e para baixo. No entanto, no sonhos, ele pode significar o próprio sonhador, como sendo seu corpo, algum aspecto psicológico ou situação que está experimentando.

Importante notar se ele sobe ou desce; se é uma ascensão ou decaimento, um caminho para iluminação ou para as trevas.

Pode ser entendido como o controle que tem se sobre a vida e aos eventos externos; aos sentimentos gerados pelos altos e baixos, alegrias e tristezas, sucessos e fracassos, numa alternância de estados. São as variações e mudanças que moldam os nossos valores, indispensáveis para a compreensão da realidade.

Há um temor em muitas pessoas de que o elevador quebre, deixando-as presas, ou que ele caia, gerando a morte. Comum em pessoas claustrofóbicas (que não gostam de lugares pequenos e fechados).

No entanto, o elevador é considerado o meio de transporte mais seguro que existe. Para comparação, em segundo lugar está o avião, com chance acidente fatal de uma em 8,4 milhões viagens, enquanto o carro é de uma em 19 mil. [2]

Resumindo em palavras-chave podemos citar: oscilações de humor, falta de controle da própria vida, com outros causando os altos e baixos; esperança e desilusão, extroversão ou introversão, ambição ou desânimo. Vontade de tomar o caminho mais curto e com menos esforço, ou que façam o trabalho pesado por você.

O que significa sonhar com Elevador?

O significado de sonhar com elevador pode ser sua vontade de subir na vida, de estar acima dos demais. Por outro lado, pode estar se sentindo deprimido, achando que está indo cada vez mais para baixo. Depende da direção do movimento dele no sonho.

Sonhar com elevador subindo pode significar que deseja um atalho para o sucesso, que consiga uma ascensão social por uma via mais curta. Nessa fantasia, pode ser que inclua alguém que lhe guie ou abra o caminho.

Sonhar com elevador subindo e parando pode indicar que está incomodado com interferências externas na sua ascensão pessoal, como se sempre alguém ou circunstância retardasse seu crescimento. Pode ser pressa de querer chegar logo à algum lugar, com um fundo de egoísmo. Lembre-se: a maioria dos elevadores não são privativos.

Se vê de fora um elevador panorâmico subindo no sonho, pode ser sinal de inveja do status de outras pessoas. Queria estar no alto como elas e aproveitar as coisas boas que essa posição oferece.

Sonhar com elevador descendo parando no térreo pode ser alívio por voltar à terra firme, em um lugar estável e confiável. Talvez tenha se aventurado em planos audaciosos e arriscados, ou convivido com pessoas de nível que considera superior ao seu, gerando certo desconforto.

Por outro lado, sonhar com elevador descendo pode indicar que alguma expectativa não foi atendida, que algo não saiu como esperado, que perdeu o ânimo e o entusiamo para continuar adiante com uma ideia. Talvez sinta uma sensação de fracasso, voltando para estaca zero.

Sonho com elevador descendo sem parar pode ser a admissão, mesmo que inconsciente, de que está indo para lugares sombrios, secretos, proibidos ou perigosos. Há um certo apelo nisso, uma curiosidade misturada com medo, que gera excitação. Tome cuidado para não ir fundo demais e não conseguir voltar depois.

Sonhar com elevador subindo e descendo pode significar que não sabe o que quer da vida ou que não tem controle sobre ela. Oscilações de humor e falta de objetivos claros causam confusão mental. A imprevisibilidade dos eventos no dia-a-dia pode ser bastante desgastante, pois há sempre a necessidade de pensar e decidir o que fazer.

O mesmo pode ser dito quando aperta o botão de um andar e o elevador para em outro, ou que não encontra o número que deseja. Se seu andar não existe, logo, não existe um lugar para você.

Sonhar com elevador quebrado indica que está incomodado com contratempos chatos e irritantes. Não são coisas graves, mas que afetam a rotina que está acostumado, precisando fazer um esforço adicional. Alternativamente, pode ser um indicador do subconsciente de que precisa sair da sua zona de conforto.

elevador quebrado tbbt
Elevador quebrado da série “the big bang theory”

Se sonhar que o elevador quebra com você dentro, pode ser indícios de crises de pânico, quando se encontra em situações que não sabe como lidar. Um pessimismo contínuo faz com que enxergue sempre problemas e dificuldades em tudo que tem para fazer.

Sonhar com elevador parado no seu andar com as portas abertas pode vir da satisfação de uma oportunidade clara ter se apresentado à você. Por outro lado, se a porta fecha quando se aproxima, é a frustração por desperdiçar chances ou sentir-se azarado.

O que significa Sonhar com Elevador Caindo?

Sonhar com elevador caindo indica insegurança, que está sem confiança ou temeroso por tentar alcançar um objetivo maior. Por mais improvável que seja, acredita que algo ruim acontecerá no percurso, lhe jogando de volta para baixo.

Sonhar com elevador despencando pode indicar que alguma estrutura esteja se rompendo, que há algo frágil ou corrompido, algo que não acredita ser mais estável. Pode estar ligado com assuntos familiares ou profissionais.

O significado de sonhar com elevador caindo pode ser um indicador de culpa por ter feito alguma coisa moralmente condenável ou que teve uma recaída em vícios ou atitudes que julga serem nocivas para você.

elevador caindo
Elevador caindo? Não, só soltaram uma bufa…

Na psicologia, o sonhar com elevador caindo pode ser entendido como um evento que te pegou totalmente desprevenido, algo que te deixou sem chão. Pode ser sido uma perda inesperada ou uma traição, com aquela sensação ruim de despencar, sem ter onde se agarrar ou alguém para confiar.

Sonhar com elevador subindo e depois caindo talvez signifique a frustração por repetidas tentativas de recuperação fracassadas. Quando acha que está avançando, algum imprevisto ocorre, abalando seu otimismo. Pode gerar autocrítica e culpa pela insistência na esperança de que as coisas vão melhorar.


Já teve sonhos com elevador? Comente enquanto espera um chegar no seu andar.

Fonte: [1] Wiki elevador, [2] correioweb


Talvez se interesse pelo significado dos sonhos com outros temas. Eis alguns:











Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *