Sonhar com Elefante

Significados para Sonhar com Elefante. Veja aqui curiosidades, simbologia e possíveis interpretações dos sonhos envolvendo esses poderosos e inteligentes animais.

sonhar com elefante
Elefante Branco

Curiosidades sobre os Elefantes

  • Elefantes têm ótima audição, conseguindo captar sons e vibrações das patas no chão até 10 km de distância.
  • Um elefante bebe em média 200 litros de água por dia e come 125 kg de vegetação.
  • Elefantes africanos são mais altos do que os asiáticos.
  • As espécies africanas têm entre 2,5 e 4 metros e pesam de 2,2 a 6,3 toneladas. Já a asiática tem entre 2 e 3 metros e pesam de 2 a 5 toneladas.
  • Quando em perigo, os maiores formam um círculo para proteger os mais fracos.
  • A tromba, uma das principais características do animal, é composta do 100 mil músculos, servindo para respiração, coletar alimento, água e usada nas interações sociais.
  • Os elefantes são emotivos e choram. Conseguem perceber o estado de humor dos companheiros e os amparam quando percebem algum problema. Lamentam pela morte de um membro do grupo, em ritual similar ao luto humano.
  • A gestação de um elefante dura 22 meses e já nascem com cerca de 90 kg.
  • Elefantes não comem amendoim, diferentemente do que aparece nos desenhos.
  • Sua pele é tão sensível que sentem o pousar de uma mosca. Jogam lama sobre seus corpos para se proteger do calor e gostam de brincar com água, esguichando-a com a tromba.
  • Devido essa sensibilidade, elefantes têm medo de abelhas, emitindo um alerta sonoro específico para avisar os outros sobre um enxame. Elefantes NÃO têm medo de ratos, mas se assustam com certa facilidade.
  • Elefantes têm a rara capacidade entre os animais de se reconhecer no espelho.
  • Dormem em pé ou deitados de lado, por 4 a 6 horas por dia. Vivem cerca de 70 anos.
  • Elefantes não conseguem pular, porém são bons nadadores.
  • [1] e [2]

Simbologia do Elefante

Elefantes são grandes e fortes, porém lentos e meio desajeitados. São inteligentes, aprendendo com facilidade e têm excelente memória. Era a montaria usada por reis e pessoas ricas. Simbolizam a força, estabilidade, fidelidade, persistência, longevidade e poder de reger, características ligadas à reinos pacíficos e prósperos. [3]

Também são seres altamente sociais, com forte ligação entre os membros de um grupo.

No oriente, principalmente para os Hindus, os Elefantes são animais sagrados, tendo uma famosa divindade chamada Ganesha, e creem ser o deus da sabedoria e superação, sendo aquele que remove os obstáculos e dificuldades do caminho (Vighneshvara). Uma de suas presas é quebrada, para que não haja dúvidas nas decisões ou a quebra da dualidade.

Os quatro braços representam os instrumentos internos: o ego, a memória, manas e budhi. O machado representa vairagya, por que corta todos os apegos e desejos que nos tiram do nosso estado de paz. O machado corta também os obstáculos.[4]

sonhar com Ganesha
Ganesha

Para os que acreditam, os números da sorte do elefante no jogo do bicho são: 12 e as dezenas 45, 46, 47 e 48.

Significados de Sonhar com Elefante

Sonhar que vê um Elefante

Sonhar com elefante é um evento e tanto. Impossível não ficar impressionado e curioso para saber o que significa. Apesar de toda a simbologia oriental liga-lo à coisas positivas, uma das primeiras ideias que nos vem à mente é que temos um problema, e grande. Afinal, um elefante incomoda muita gente, dois incomodam muito mais.

A expressão “Um elefante na sala” é uma metáfora utilizada para se referir à algum dilema óbvio ou uma situação delicada no “ambiente”, e ninguém comenta ou toca no assunto. Tem um elefante na sala, e todos fingem que não vê. No sonho, pode ser que você esteja preferindo ignorar um obstáculo ou, simplesmente, está não prestando atenção.

Sonhar que tem medo do elefante sugere que existe um enorme problema que você está receoso de enfrentar. Talvez a confrontação com alguma autoridade, e se sente pequeno e impotente. É uma boa oportunidade para lidar com essa fobia social. Sendo sereno e tranquilo, pode se surpreender com as coisas que pode conseguir.

Sonhar que está montando um elefante indica que você está no controle de seu subconsciente e de aspectos dos quais antes tinha medo.

Ver um elefante no sonho pode indicar que você precisa ser mais paciente ou mais compreensivo com os outros. Se for apressado e rude, pode causar uma grande confusão, como é comum de falar “você tem a sutileza de uma elefante em uma loja de cristais”.

Pode ser que haja uma memória na qual você esteja se apegando por muito tempo. Você precisa deixar o passado para trás. Remoer mágoas ou ficar lembrando de pessoas que já morreram não ajuda em nada.

Sonhar com um elefante brincando na água pode significar que está conseguindo expressar seus sentimentos com facilidade, se sentindo bem disposto e com espírito de criança.

Sonhar que é um Elefante

Sonhar que é um elefante indica que está incorporando características do animal, agindo de forma similar. Pode ser que esteja se sentindo grandioso e forte, incansável e persistente nos seus objetivos. Por outro lado, talvez signifique desconforto por ser quem você é, acreditando que é desajeitado em situações sociais ou que seu corpo está fora do padrão.

Ainda, a personalidade introvertida do elefante pode ser um reflexo de seus próprios comportamentos e atitudes. Talvez esteja sendo passivo demais, deixando que outros abusem da sua boa vontade. Ser pacífico é uma coisa; ser saco de pancadas é outra bem diferente.

Se sonhar que é um elefante e se deixa montar, pode significar duas coisas: desejo de ajudar outras pessoas, pois sente-se forte e capaz para isso, ou que está sendo controlado por forças menores que a sua. Esquece-se do seu poder interno e submete-se à vontades alheias. Incomodo com pessoas folgadas.

Significado de Sonhar com Elefante Branco

O significado de sonhar com elefante branco está ligado à diferenciação, raridade e exclusividade. É uma extravagância da natureza com um resultado muito especial. Alguns dizem que essa cor reforça o sentido da realeza, indicando que se destaca entre os mais importantes, sábios e poderosos.

Pode ser que esteja passando por um período de complexo de grandeza, se achando melhor e superior aos demais. Todos somos únicos, mas isso não faz que sejamos melhores do que outros. Reflita sobre a humildade e, se tem mesmo poder, use-o para ajudar outras pessoas.

Outro significado para sonhar com elefante branco é que possui algo de alto valor, mas que não serve para nada e não consegue se desfazer. É caro e raro, mas ninguém quer. Pode sentir o mesmo com alguma habilidade ou conhecimento extraordinário que tenha, mas sem utilidade prática. Diferente do termo “mosca branca”, que indica destaque positivo, o elefante branco é um estorvo.

Diz-se que, no antigo Sião, o rei costumava presentear as pessoas com elefantes brancos, pois eles eram animais raros e sagrados. A pessoa que recebia o presente não podia recusar, tendo que levar o animal para a casa, mesmo que isso lhe causasse muitos problemas.

Sonhar com Elefante Grande

Elefantes já são grandes, podendo chegar à quase 5 metros! Se sonhar com elefante muito maior do que o normal, pode ter vindo de uma reflexão e constatação da pequenez humana e seu lugar na natureza. É um sonho muito positivo e demonstra humildade. Reconhecer seu papel no mundo, de maneira sensata e com os pés no chão, é a base para a sabedoria e uma vida melhor.

Por outro lado, o exagero pode vir por que se acha muito superior aos demais ou que um determinado problema é demais para você lidar. Acha que não tem a menor chance de remove-lo. De novo, um abordagem mais sutil e inteligente é muito mais eficaz do que a força bruta. Com o comportamento social correto, o problema pode virar um aliado ou fonte de recursos valiosos.

Sonhar com elefante grande também pode indicar que acredita ter um amigo poderoso para te ajudar à resolver problemas e eliminar obstáculos. Confiança em pessoas mais velhas e capazes.

Sonhar com Filhote de Elefante

sonhar filhote de elefante
Filhote de Elefante

O significado de sonhar com filhote de elefante pode indicar que uma parte de um projeto de longa duração está no caminho correto. É preciso ter paciência e esperar o tempo certo para colher os resultados. Uma estrutura bem feita no início pode suportar grandes fardos e perdurar por um longo período.

Pode aparecer no sonhos de pais pensando nos filhos, vindo do desejo de protegê-los para que se desenvolvam da maneira adequada. Grandes laços de afeto e amor. Só é preciso tomar cuidado para não criar expectativas de que o filho se torne uma cópia do pai, seguindo os mesmos passos. Além disso, a superproteção pode torna-los fracos para enfrentar ameças externas.

Ainda, há a parábola sobre o filhote de elefante amarrado com uma corda. Quando pequeno, por mais que tente, o elefante não consegue escapar da amarra ou corrente e, em certo ponto acaba desistindo e se conformando que não dá. Como tem boa memória, guarda essa limitação mesmo depois de crescido, ou seja, mesmo sendo capaz de romper a corda depois de grande, não o faz, condicionado por restrições do passado.

Se sonhar com o elefante pequeno neste contexto, pode ser que esteja se sentindo assim, preso por antigas ideias limitadoras. Você não é mais criança, cresceu, e agora tem a força necessária para fazer o que julgava impossível. É uma excelente oportunidade de reflexão sobre suas crenças e rever as desculpas que dá para não fazer determinadas coisas. Tente, e verá que a corda se romperá facilmente.

Por outro lado, sonhar com filhote de elefante pode indicar uma futura fonte de problemas que pode crescer se não der a atenção necessária.

Significado de Sonhar com Elefante Morto

Sonhar com elefante morto é um sonho que pode causar muita tristeza e comoção no sonhador. Pode acontecer em casos em que as pessoas estão passando por processos de luto, supervalorizando as qualidades do morto e a grande falta que fará. Elefantes vivem em bandos pequenos e fechados, significando que a perda de um dos membros é bastante sentida.

Como citado, os elefantes possuem excelente memória, e a morte de um individuo não passa despercebida, reforçando o caráter da dor da perda. Em outras palavras, não foi qualquer um que morreu e que pode ser ignorado e esquecido rapidamente. Pode ser um membro da família, alguém importante em uma comunidade ou uma personalidade de grande destaque pelos seus feitos e capacidades.

Por outro lado, pode indicar que um problema de grandes proporções foi resolvido, ou um obstáculo que parecia intransponível foi retirado do caminho.

Ainda, sonhar que mata um elefante talvez indique uma mensagem do subconsciente de que foi longe demais na perseguição de seus objetivos. Sacrificou ou destruiu muita coisa no caminho para obtenção de ganhos pessoais mesquinhos, simbolizado como o marfim das presas. Reflita sobre suas ações e consequências.

Sonhar com Elefante Atacando

Sonhar com elefante atacando não é um bom sinal. Os videos que mostram os bichos descontrolados são impressionantes pelos estragos causados e, infelizmente, acabam com o animal sendo morto, sendo necessários vários tiros. Normalmente acontece em locais urbanos, após uma série de maus tratos.

Sonhar com elefante enfurecido pode ser em decorrência de ter passado do ponto em alguma discussão, fazendo alguém, que normalmente é calmo, perder a paciência e explodir em fúria. Associado à sentimentos de culpa e arrependimento.

Pode significar seu próprio desejo de retaliação, quando acumula grande quantidade de mágoas e abusos. Se não expressar esses sentimentos corretamente, pode soltar tudo de uma vez, causando estragos para si e para os demais. Não ajuda em nada. Se tiver dificuldades neste sentido, procure aconselhamento com alguém que confie e desabafe.

Sonhar com elefante atacando pode ser ainda, seu desejo de eliminar algum obstáculo na sua vida, usando força bruta e violência.

Sonhar com Elefantes no Circo

sonhar com elefante no circo
Elefantes no circo

Nos circos, elefantes eram, literalmente, as grande atrações. Pessoas ficavam encantadas com os truques, coordenação e movimentos ensaiados realizados pelos animais. No entanto, por trás das cortinas, uma vida de privação física e emocional, além de maus tratos, representa o real dia-a-dia das criaturas.

Sonhar com elefantes no circo pode significar que está se divertindo ou se aproveitando de situações ás custas do sofrimento alheio. Não sabe ou evita pensar, fazendo vista grossa. Pense se não há um “elefante” em sua vida que vem tratando desta forma.

Pode significar ainda que está tentando fortemente se destacar em público, ter seus minutos de fama, ostentando uma falsa imagem, enquanto vive uma vida de miséria, bem diferente do que aparenta. Ainda, pode ser que alguém esteja se aproveitando de você, te coagindo à agir de maneira contrária à sua vontade e natureza, para ter ganhos pessoais.

É como no caso do elefante e a corda e do elefante enfurecido: se cresce sendo explorado, pode chegar um momento que se descontrola e ataca violentamente quem finge cuidar de você.


Não fique com essa tromba. Puxe na memória e comente se já sonhou com elefante!

Fontes: [1] estudo prático, [2] Mega, [3] elefante simbologia, [4] simbolismo de Ganesha



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *