Sonhar com Doce

Sonhar com Doce

É difícil encontrar alguém que não goste de doce. Há os mais variados tipos, formatos e sabores, tendo em comum uma coisa: açúcar. Muito açúcar. Neste texto veremos alguns significados de sonhar com doce e como estão ligados aos nossos sentimentos e comportamentos.

sonhar com doce
Doce gostoso

Simbologia do Doce

Chamamos genericamente de “doces”, os alimentos que contêm açúcar (glicose), glucose, frutose, sacarose, lactose ou outras variações de fontes diferentes, que são formas de carboidratos, sendo as mais importantes fontes de energia para os seres vivos, incluindo plantas.

Sejam de origens naturais, artificiais ou sintéticas, comer alimentos adocicados gera um pico na liberação de neuropeptídios como dopamina, opioides e serotonina, levando à alterações que ocorrem na química cerebral semelhantes às drogas estimulantes. É um sistema de recompensa do corpo pelo consumo de comidas com bastante calorias (energia).

Há uma agradável sensação de bem estar, que nós faz querer sempre mais, podendo causar um vício nocivo.

Desta forma, os doces representam simbolicamente as coisa boas da vida, o que nos dá alegria e contentamento. É aquilo que nos dá motivação para seguir adiante, fazendo mais e melhor. Também serve de amparo nos momentos de tristeza, quando buscamos uma maneira externa de diminuir o sofrimento. Por outro lado, indica nossos impulsos incontroláveis e desejos por prazeres imediatos. Indica compulsão, obsessão, indulgência e falta de controle sobre a vida.

Significados de Sonhar com Doce

Sonhar com Doce

Sonhar com doce indica vontade de sentir prazer ou alegria, ou ter alguma compensação positiva por algo que tenha feito. Pode ser desejo de um auto-agrado depois de passar por uma situação ruim.

Pode ter ido dormir com fome, ou o nível de açúcar de seu sangue esteja baixo, o que significa que sonhar com doce seja apenas a mente indicando a necessidade de se alimentar melhor.

Sonhar com doce significa algum tipo de carência afetiva, como atenção, carinho e proteção. A presença dos doces indica uma forma simbólica de aplacar a dor. Consumir os alimentos é uma representação de conseguir algo de fora para seu uso exclusivo.

Ainda, o significado de sonhar com doces indica o desejo exagerado por prazeres mundanos, fúteis e de curta duração. Aqueles que precisa repetir com frequência cada vez maior para sentir as mesmas sensações. É algum tipo de vício que vem sustentando sem se dar conta.

Sonhar que ganhou doces pode ser gratidão por alguém ter feito uma boa ação para você ou ter te ajudado. Pode ser a surpresa agradável de ter passado um tempo em boa companhia e ter se divertido. Por outro lado, pode ser que alguém esteja querendo te manipular, usando de meios de sedução irresistíveis ou sob falsos pretextos.

Sonhar que deu doces para alguém significa uma tentativa de fazer as pazes com a pessoa ou o desejo de agrada-la. Pode ser com boas ou más intensões, dependendo dos sentimentos envolvidos no sonho.

O significado de sonhar comendo doce aponta que atingiu algum objetivo ou meta, que um desejo foi realizado ou que teve bons momentos com alguém. O sentimento bom perdura, emergindo na forma sonho. Por outro lado, sonhar comendo doce pode significar que sucumbiu à alguma tentação e sente culpa.

Sonhar comprando doce indica que quer ter sua dose de prazer, mesmo se tiver que pagar por isso. Pode significar que o que te gera satisfação está sob seu controle, não dependendo de ninguém para isso.

Sonhar com Algodão Doce

algodão doce
Algodão doce: puro açúcar

O algodão doce nada mais é do que açúcar refinado com algum corante, cujo apelo está na aparência, textura e forma como dissolve na boca.

O significado de sonhar com algodão doce pode ser entendido como alguma ilusão que está acreditando, consciente ou inconscientemente. Espera que algo bom seja verdade, ou que seja melhor do que realmente é. Assim como uma nuvem parece sólida à distância, o mesmo pode ser dito sobre nossas certezas e expectativas, que se desfazem ou se mostram vazias se vistas de perto.

Sonhar comendo algodão doce pode indicar a constatação de que está recebendo menos do que merece, que as recompensas esperadas não são tão boas quanto imaginava ou a frustração de uma ilusão desfeita, percebendo que a expectativa era vazia e que pagou caro por algo que só te fez mal.

Sonhar com Pipoca Doce

Sonhar com pipoca doce pode significar que teve uma surpresa agradável, ou algo inesperadamente bom surgiu. Talvez signifique que está passando por um bom momento, quando muitas oportunidades estão aparecendo.

Sonhar que come pipoca doce indica que está aproveitando o que a vida lhe apresenta, sem pensar duas vezes. O problema com relação à isso é que, no meio de tudo, pode se deparar com algo ruim sem perceber, misturado com as boas oportunidades. Cuidado com as falsas aparências e pense antes de aceitar qualquer coisa vinda do nada.

Sonhar com Arroz Doce

O significado dos sonhos com arroz doce pode apontar para coisas aparentemente sem graça que se tornaram interessantes por alguma motivo. Pode ter assumido um tarefa nova no trabalho, que está dando mais satisfação.

Sonhar com arroz doce pode significar que descobriu um lado divertido de uma pessoa que considerava séria e mal-humorada. Por outro lado, pode indicar que você seja o chato que precisa ser mais alegre e espontâneo, sendo o sonho um indicador de autocrítica.

Sonhar com Doce de Leite

Um dos doces caseiros mais tradicionais e fácies de fazer é o doce de leite, que nos remete ao passado, ao familiar, aos pequenos prazeres da vida e conforto do lar.

Sonhar com doce de leite pode representar a saudade de casa, da mãe ou da infância. Quando as coisas pareciam mais simples e descomplicadas. Não era necessário muito para ser feliz, embora o sentimento seja construído através de memórias seletivas, ou seja, lembra-se só das partes boas.

Sonhar com doce de leite indica que está em um momento de pressão ou de responsabilidades pesadas, e que gostaria de um alívio, voltando à ser criança, quando não precisava se preocupar com nada, sendo amparado e cuidado pelos pais.

Sonhar com Muitos Doces

muitos doces
Muitos doces

Sonhar com muitos doces representa um desequilíbrio emocional, indo desde tristeza profunda e depressão, passando por euforia e compulsões por prazeres físicos.

Tudo em exagero, na vida ou nos sonhos, aponta para um problema de desejos ou medos. Sonhar com muitos doces pode significar que quer garantir seu estoque de alegria e prazer através de coisas materiais ou tangíveis. Teme que falte no futuro, assim como faltou no passado. Algum trauma desencadeou o desejo de se prevenir contra a repetição do problema.

Da mesma forma como outros vícios, o consumo constante de uma substância faz com que o efeito diminua com o passar do tempo, necessitando de uma dose maior para obter a mesma sensação. Sonhar com muitos doces pode ser a “fissura” para obter o mesmo nível de prazer. Quando não tem, sente-se triste e deprimido, aumentando ainda mais o desejo, num clico de alimentação negativo. [1]

Se sonhar que está comendo muitos doces, de forma compulsiva, indica que está se sentindo fora do controle da sua vida, se entregando e fazendo coisas que sabe que são prejudiciais.

O sonho pode ser realmente sobre seu desejo por comida e doces, mas se aplica também à outras necessidades emocionais e afetivas.

Sonhar com Doce Estragado

Sonhar com doce estragado pode vir da frustração da expectativa que mantinha sobre algum evento que não saiu como o planejado. Esperava mais, que fosse melhor e mais prazeroso.

O significado de sonhar com doce estragado pode indicar que está adiando demais para ter algum prazer na vida. Pode ser que esteja se colocando em segundo lugar, abrindo mão de seus direitos, por necessidade ou por escolha, constatando que o tempo passou e não aproveitou nada. O sonho pode vir de uma triste lembrança ou autorreflexão sobre o passado.

Ainda, sonhar com doce estragado pode vir de uma ideia distorcida de que está velho demais para fazer certas coisas, que perdeu oportunidades de ser feliz e que agora não tem mais jeito. Pode ser vergonha de se expressão livremente.

Sonhar com Doces de Festa

Brigadeiros, olhos de sogra, cajuzinhos, beijinhos… a lista é grande e dá água na boca só de pensar. Sonhar com doces de festa junta dois conceitos relacionados à alegria e à diversão, significando que, ou está na expectativa de algum evento, querendo que chegue logo o dia, ou tristeza e melancolia por não ter sido convidado.

Sonhar com doces de festa pode indicar uma área de sua vida que está deixando solta ou sem a devida atenção, sendo muito indulgente ou desregrado. Você só para de comer os doces quando eles acabam (reclamando que tinha pouco) ou quando está completamente entupido. Por serem pequenos, acabamos exagerando, assim como outras pequenas transgressões que cometemos em prol do nosso prazer individual.

Sonhar com doces de festa pode revelar desonestidade, quando rouba “só um docinho”, deixando a forminha vazia no lugar (todo mundo já fez isso). O que mais acha normal pegar escondido para ser feliz e satisfazer seus desejos? Também, pode revelar um lado egoísta, quando não deixa nada para os outros. Quando há escassez e concorrência, uma face mesquinha de nossa personalidade pode aparecer.


Já sonhou com doce? Aposto que sim. Adoce este texto com um comentário.

Fonte: [1] Casa e jardim


Talvez se interesse em ler sobre o significado de sonhar com outros temas. Abaixo seguem algumas sugestões.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *