Sonhar com dente

Sonhar com dente

Sonhar com dentes é um tema bem recorrente, principalmente quando aparecem quebrados, podres, moles ou caindo. Antes de relatar as possíveis interpretações, vejamos alguns símbolos relacionados à eles.

sonhar com dente
Meus dentes!

Simbologia dos dentes

Dentes têm uma grande importância para os animais, pois possuem usos diversos como instrumento de abate de presas, dilacerando partes ou arrancando e cortando folhas, galhos e frutos para facilitar a deglutição e digestão; meio de defesa contra predadores, seja usando-os ou apenas exibindo-os; serve de indicador de estados emocionais, como alegria, raiva e medo, juntamente com os movimentos da boca.

Dentes de animais mortos formam usados por muito tempo como ferramentas, armas ou amuletos pelos humanos. Um colar com uma presa de um grande animal podia representar a coragem e o valor de um caçador. Por ser uma das partes mais duras e demoradas para decomposição, achavam que o espírito da criatura permanecia ali, emprestando poderes aos portadores das peças.

Perder os dentes é perder a força agressiva, a juventude e a defesa. É um símbolo de frustração, de castração, de falência. É a perda da energia vital, enquanto a mandíbula sadia e bem guarnecida atesta a força viril e confiante em si mesma.

O dente é um instrumento de tomada de posse, tendendo à assimilação: é a mó que esmaga para fornecer um alimento ao desejo. Os dentes simbolizam a força de mastigação, a agressividade devida aos apetites dos desejos materiais.

Dente ou dentes simbolizam aquilo que tem para mostrar para o mundo, suas intenções e traços importantes da personalidade, como extroversão e introversão. Pode indicar símbolo de status e necessidade aprovação social. Numa extensão do sentido, pode indicar a capacidade ou habilidade de lidar com situações difíceis por conta própria, usando seus próprios recursos. O meio para conseguir objetos de desejo.

Significado de sonhar com Dentes

Sonhar com dente na mão pode indicar desejo de manter as coisas sob controle, suas regras, seus termos. Se oferece o dente para outra pessoa, está comprometido em manter sua palavra ou aceitando se submeter às vontades ela.

Sonhar que sente dor de dente pode indicar culpa por ter falado o que não devia, tomado posse do que não te pertencia ou de ganância ou incapacidade de tomar para si mais do que consegue lidar.

Sonhar que foi ao dentista para tratar dos dentes mostra vontade recuperar o poder de conseguir realizar coisas que acreditar ter perdido. Aceitação de que não está conseguindo lidar com as situações lhe impostas e que precisa de ajuda externa.

Sonhar com dente ou dentes postiços ou dentaduras, sente que alguém sendo falso com você e que não é o que aparenta.

Se estiver usando dentadura, consciência pesada por ter enganado alguém, ou necessidade de de manter falsas aparências para agradar outras pessoas. Pode ser que esteja usando recurso externos ou pessoas para conseguir o que quer, coisas que não conseguiria por si próprio.

Dentes brancos e bonitos, indica que viu e gostou de alguém interessante. Confiança em alta para realizar, conseguir e realizar o que deseja.

Dentes obturados pode indicar que está saindo de uma fase ruim, recuperando a confiança para reivindicar o que deseja.

Sonhar com dentes sujos ou cariados pode significar que está perdendo a capacidade de obter o que precisa, que sente que está perdendo autoridade ou força. Pode ser indicador de alguma doença debilitante.

Dentes muito salientes, desejo de chamar a atenção para si.

Dentes longos ou grandes demais, necessidade de aprovação externa ou esforço para ser popular.

Sonhar com dentes que nascem podem indicar mudanças comportamentais importantes que fez na vida, como adquirir hábitos mais saudáveis e posturas mais mais firmes, estão começando a surtir efeito.

Se sonhar que usa aparelho dentário pode indicar o período de ajustes deliberados e desejo de mudança na forma como lida com a vida, seus desafios e sua vontade de clamar para si o que acha que lhe é direito.

Sonhar que está mastigando, mas que não consegue engolir, pode indicar que não aceitou determinada ideia que lhe foi imposta ou dificuldade de lidar com algum assunto que exige coragem para se impor.

Dentes em mau estado ou a falta deles pode ser motivo de grande vergonha e impedimento de se expressar livremente, por medo de julgamento ou ser alvo de piadas. Se passa por alguma situação assim, a sensação por emergir nos sonhos na forma de dentes moles, caindo ou podres.

Dentes bons indicam confiança para fazer o que desejar.

Sonhar com Dente Mole

Sonhar com dente mole pode indicar período de insegurança social. Receio de estar perdendo a influência e capacidade de liderança num grupo. Crença que está perdendo a capacidade de conseguir seu sustento e de se defender.

Sonhar com Dente Caindo

Sonhar com dente caindo pode ser preocupação de terem descoberto algo que fez de errado ou que vinha escondendo, ou que perdeu o controle sobre um grupo. Algum revés ou período ruim que esteja enfrentando, que entende como perdas irreversíveis, minando sua confiança.

Sonhar com dente de leite caindo é sinal que sente que está amadurecendo. Uma fase de teste passou, que agora é definitivo e que precisa reivindicar seu lugar ao sol com seus próprios recursos.

Por outro lado, sonhar com dente caindo que doía que caiu pode ser que tenha superado um problema, mesmo que tenha sido às custar de um recurso estimado. Abriu mão de algo irrecuperável para aliviar um situação temporária.

Sonhar com Dente Quebrado

Sonhar com dente quebrado pode significar desconforto com pessoas que lida no dia a dia; atritos e falta de firmeza na condução do que acha certo ou que deseja. Pode indicar o sentimento de ter falhado em atingir algum objetivo, que determinada tarefa estava além de suas capacidades. Também pode ser indício de cansaço por constantes lutas para manter sua posição. Reavalie se está engajado com lutas inúteis ou que não tem como vencer.

Sonhar com Dente Podre

Sonhar com dente podre pode ser um indicador de peso na consciência, por não estar usando meios justos para conseguir o que deseja. Pode ser que esteja falando basteiras ou sendo maledicente, indicando remorso pelas coisas que viu ou falou e que se arrependeu por não serem boas moralmente. Seus desejos, sejam físicos ou emocionais, podem ser do tipo tóxico para si mesmo, causando a deterioração da saúde física e mental.

Se vê alguém com dentes podres pode ser que esteja sentindo repulsa de pessoas das quais não concorda com o modo de agir ou ideias. Pode ainda indicar que está sendo displicente com sua saúde e necessidades básicas. Forte sensação de não pertencimento à um grupo social. Sociofobia.

Sonhar Arrancando Dente

Quem sente que tem os dentes, mesmo que saudáveis, arrancados à força, deve tomar cuidado com atos impensados que só trarão prejuízo. A conta vem cedo ou mais tarde.

Sonhar que arrancam seus dentes pode sentir que alguém está tentando te sabotar, te impedindo ou te tirando a capacidade de obter recursos ou de se defender.

Se sonhar que arranca dentes de outra pessoa é seu desejo interior, embora nem sempre expressado em pensamentos coerentes, de fazer alguém se calar, de fazer que ela perca relevância, poder ou capacidade de fazer algo que te desagrade. Uma forma de castração.

Se o dente for mole, quebrado ou podre, pode ser alívio por se livrar de algo que julgava ser um problema.


Sonhar com dente pode significar muitas coisas. Conte suas experiência nos comentários.



Fonte: CIH


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *