Sonhar com cobra

Sonhar com cobra

Sonhar com cobras sempre desperta a curiosidade e preocupação nas pessoas. Um dos temas mais recorrentes entre brasileiros, a cobra tem uma vasta simbologia associada desde a antiguidade. Mais precisamente, o termo serpente aparece com mais frequência na ligação com os mitos.

sonhar com cobra
Traiçoeira ou adpatada?

Simbologia da Cobra

No catolicismo e protestantismo, bem como nas outras vertentes do cristianismo e judaísmo, a serpente aparece como símbolo do mal e do demônio. No entanto, há registros bem mais antigos e apontam para outras direções: sabedoria, imortalidade e renovação. A imagem da serpente como a incorporação da sabedoria transmitida pela deusa Sophia é um emblema usado pelo gnosticismo.

Disso decorre à associação com Lúcifer (o portador da luz), aquele que oferece o fruto da árvore do conhecimento proibido.

No Egito, alguns mitos fazem menção a Nehebkau (“aquele que se aproveita das almas”), que era o deus da serpente que guardava a entrada do mundo subterrâneo; Nas ilhas Fiji, encontramos Ratu-mai-mbula, um deus-serpente que governa o mundo subterrâneo (e faz a energia vital fluir). Mais elementos que reforçam à ligação com o inferno ocidental.

Para os que acreditam, os números da cobra no jogo do bicho são: grupo 09, dezenas 33, 34, 35 e 36.

O significado dos sonhos com cobras normalmente é associado com coisas ruins, pecado, traições, desejos sexuais ou inveja; pode indicar vontade de se libertar de algo sufocante. Por outro lado, existe essa ligação com a sabedoria e renovação. A interpretação correta do sonho dependerá do contexto e sentimentos envolvidos.


Significados de sonhar com cobras

Sonhar com cobra rastejando no chão pode estar se sentindo ameaçado por alguma traição. O local indica onde tem a suspeita, por exemplo na casa ou no trabalho. Por outro lado, se mata essa cobra, está confiante que pode lidar com qualquer situação inesperada que acontecer.

Se vê várias pequenas cobras se enroscando nos seus pés, deve estar dando atenção demasiada para picuinhas, boatos e fofocas, tirando seu foco e atrapalhando seus objetivos. Informação e conhecimento nos tiram das trevas da ignorância, mas precisamos estar atentos à qualidade do que absorvemos.

Sonhar com ninho de cobras pode ser um alerta do subconsciente de que se dirige para uma situação perigosa ou que novas amizades não são confiáveis.

Se for picado por uma cobra no sonho pode indicar o anseio que alguma dúvida seja esclarecida de uma vez, mesmo que as consequências sejam ruins. Se ver outra pessoa sendo picada, deve nutrir sentimentos ruins para alguém do seu grupo social. Outra variação é se sonha que morde uma cobra, lutando para mata-la, que pode indicar o desejo frustrado de romper ou se livrar de alguma pessoa que considere ruim para se relacionar.

Se está na selva e se depara com uma cobra, pode estar sendo desatento com as coisas que acontecem a sua volta. Não seja ingênuo/a de achar que todas as pessoas são boas.

Sonhar com cobra, no significado bíblico, indica o Lúcifer que tenta e convence Eva à comer o fruto da árvore do conhecimento. Muito do preconceito contra mulheres vem da crença que ela foi a culpada de trazer o mal para o mundo. Assim, há quem acredite que alguém está tentando leva-la para o mal caminho, te seduzindo por razões egoísticas.

Sonhar com cobra cascavel pode significar que seu subconsciente ou intuição esta tentando te alertar para perigos que possa estar se expondo. Perigos esses que estão escarados à sua frente (chocalho da cauda), mas que não está percebendo conscientemente, ou menospreza a importância.

Sonhar com Cobra na Cama e Relacionamentos

Uma cobra na cama pode indicar desejos sexuais reprimidos ou que desconfia da traição do/a parceira/a. Se sonha cobra ou cobras em torno de uma mulher nua, pode indicar desejos sexuais exacerbados; se estiverem um homem, pode questionar sua orientação sexual.

Se sonhar com uma cobra enrolada no pescoço pode estar se sentindo incomodado/a por um relacionamento em que o/a parceiro/a é ciumento/a demais. Pode ser também um indicativo não está conseguindo se expressar da maneira como gostaria, ou que não consegue aplicar ou transmitir seus conhecimentos. Há um bloqueio no fluxo normal da comunicação.

Se sonhar com uma cobra grande afastando-se de você, provavelmente sente que uma paixão está acabando, ou sente frieza e distanciamento crescente da pessoa de interesse.

Sonhar com Pele de Cobra e Renovação

Se ver uma pele de cobra velha, pode indicar que está frustrado com sua vida sexual ou sente que está ficando velho. Pode indicar também que deixou definitivamente uma fase para trás e que não tem mais volta.

Se no sonho vê uma cobra trocando de pele, talvez signifique que está passando por um momento de renovação e transformação, saindo de um período ruim ou de doença. Pode indicar também a necessidade subconsciente de desapego com o passado. As coisas estão sempre em transformação e tentar evitar o processo só lhe causará problemas.

O que significa sonhar com Cobra Amarela

Se sonhar com cobra amarela e foge dela, pode indicar que está se esquivando de responsabilidades ou de enfrentar problemas. Se for um tom amarelo escuro, pode significar que sente pessoas com muita inveja de você. Avalie seu comportamento para ver se não está ostentando demais o que possui.

Se a cobra amarela está tranquila e em repouso, pode significar que está aceita com serenidade e sabedoria as dificuldades da vida, que são partes integrantes do processo de aprendizado e que é necessário tempo amadurecimento. Tudo tem seu tempo.

Se a cobra amarela está agitada, pode ser um sinal de alerta da intuição de que está perdendo uma oportunidade importante ou sendo displicente nas ações, normalmente associada com recursos financeiros.

O que significa sonhar com Cobra Preta

Se sonhar com cobra preta pode ser indicio que está apegado/a a coisas que não possui mais. Se a cobra preta te ataca, pode ter receio que algo não totalmente finalizado lhe cause problema. Pode também indicar a sensação estranha de que tem alguém lhe desejando mal, alguém traiçoeiro, esperando por um vacilo seu para te atacar. Por outro lado, pode ser você que está nutrindo sentimentos ruins sobre os outros. Não deixe a raiva ou ressentimento te consumir. Mesmo nas coisas ruins há lições que podem ser aprendidas.

Uma cobra preta no sonho pode indicar que precisa dar mais atenção as correntes de pensamento subconscientes, suas verdadeiras motivações e seu modo de agir. Pode estar causando mal para si mesmo ou para os demais sem que se dê conta. Não há nada de errado em sentir emoções negativas, no entanto é necessário olhar para elas e entender as razões que te levam à pensar assim. É uma boa oportunidade de autoconhecimento e renovação.

O que significa sonhar com Cobra Verde

sonhar com cobra
Magnifica, mas lá na floresta.

Se sonhar com cobra verde, pode significar que aceitou algum desafio que temia ou que se resignou com algum mal sofrido. A cor verde está relacionada com a cura e regeneração, podendo significar que superou ou perdoou quem lhe fez mal.

Outra interpretação possível para sonhar com cobras verdes é que está alimentado ou dando corda para pessoas que não merecem sua confiança e que poderão te trazer problemas futuros (ou seja, o problema está “verde”, ainda não está “maduro”). Por outro lado, o imaturo/a pode ser você e suas ações ciumentas ou possessivas estão fazendo mal para outras pessoas. Depende do restante do contexto do sonho.

A cor verde também é está associada com a sorte, embora esteja mais no campo da superstição do que do científico. De qualquer forma, está impressa no imaginário popular, logo, não pode ser desprezada como ideia. Asim, sonhar com uma cobra verde indica que coisas boas podem surgir inesperadamente, embora mais provavelmente seja fruto do seu trabalho e ações anteriores feitas com sabedoria e diligência, culminando com eventos tidos como positivos. Quando não se sabe a relação de causa e efeito, tende-se a chamar de sorte ou infortúnio.

Sonhar com Cobra Coral

Sonhar com cobra coral pode ser impactante devido à sua coloração e combinação de padrões dos anéis: preto, branco, amarelo, vermelho. Fica fácil perceber quando está próxima, que pode ser um indicador no sonho que reconheceu uma potencial fonte de problemas ou de alguém querendo seu mal.

Há a cobra coral verdadeira, que tem veneno, e a cobra coral falsa, que não oferece perigo. No entanto, a distinção delas é muito difícil, cabendo apenas à especialista diferencia-las pelo formato da boca. Então, acordado ou sonhando, afaste-se destas cobras, pois não dá para arriscar.

Essa característica pode ser refletida no sonho com cobra coral como problemas de julgamento das pessoas, podendo-se enganar pela aparência: acha que é um problema, mas não é; ou é um problema e ignora, contando com a sorte.

Sonhar com cobra coral pode ainda significar que está confuso na avaliação de potenciais problemas ou confuso sobre as motivações de pessoas ao redor. Pode ser um indicador que precisa se afastar e rever seus pensamentos.


Já sonhou com cobra? Comente.

Fonte: G1


Talvez se interesse em ler sobre o significado de sonhar com outros temas. Abaixo seguem algumas sugestões.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *