Sonhar com Chuva

A chuva sempre esteve presente no imaginário humano, entendida como benção ou maldição, dependendo da ocasião e intensidade. Neste texto, veremos alguns significados de sonhar com chuva.

sonhar com chuva
Chuva: boa para dormir

Simbologia da Chuva

Os antigos achavam que a chuva era gerada por poderes de alguma divindade, normalmente feminina, ligando-a com a Lua, fertilidade e nutrição. Rezavam e faziam oferendas, esperando uma resposta vinda do céu. As secas eram entendidas como punições por comportamentos mesquinhos e avarentos, enquanto as inundações serviam para limpar da Terra os que cometiam excessos como gula e luxúria.

Não é São Pedro quem controla a chuva, nem é ninguém fazendo faxina no céu ou alguma deusa chorando. No entanto, um certo ritual parece atrair chuva: lavar o carro.

Brincadeiras à parte, hoje conhecemos o contínuo ciclo da chuva e sabemos que é o que possibilita a vida na Terra. Sem a dispersão de água pelo solo, a fauna e a flora do planeta seriam bem diferentes, se é que existiriam.

ciclo da chuva
Ciclo das águas [1]

Apesar sabermos que é um fenômeno natural perfeitamente explicável, a chuva continua a causar efeito nas pessoas, sendo praticamente impossível ficar indiferente ao evento. São vários os sentimentos envolvidos como alegria, descontentamento, admiração, perplexidade, medo, relaxamento, preocupação, entre outros. A chuva pode ser a “salvação da lavoura” ou a destruição dela.

Por instinto e condicionamento, tendemos a nós recolher durante a chuva. O tempo escuro afeta nosso ritmo circadiano que regula, entre outras coisas, o sono. Assim, a chuva é sempre um convite para um cochilo. “Tempinho bom para dormir”, como se diz quando está chovendo.

Podemos associar a chuva à limpeza, fecundação, fertilidade, fartura, abundância, mudanças, transformações, renovações, coisas inesperadas, transtornos, destruição, excessos, falta de controle, introspeção, recolhimento e tristeza.

Significados de sonhos com Chuva

Sonhar com chuva é um indicador de como está o estado de espírito do sonhador: calmo e tranquilo ou agitado e nervoso. A água tem ligação direta com nossos sentimentos e a situação deles pode ser analisada e entendida conforme os detalhes do sonho.

Sonhar com Chuva Fina

Sonhar com chuva fina pode significar que está introspectivo, pensativo e em compasso de espera. Pode estar se sentindo melancólico e com pouca energia, preferindo o recolhimento e descanso. Às vezes, só o que precisamos é parar um pouco e esperar a fase ruim passar.

Há certos problemas persistentes, mas de baixo impacto em nossas vidas, que toleramos até certo ponto. Chega um momento que desejamos por um basta. O significado de sonhar com chuva fina ou garoa pode representar esse tipo de situação, quando nos sentimos incomodados e sem paciência, ansiosos por uma mudança (chuva que não passa).

Ainda, sonhar com chuva fina pode indicar expectativa de ter uma vontade negada ou que teme que um evento que aguarda não sairá como o esperado. É a frustração de constatar que está quase tudo certo, a não ser por um pequeno detalhe inconveniente, representado pela chuvinha chata. É típico caso do pé-frio que sempre acha que choverá quando for à praia.

Apesar de ser um incomodo para alguns, a chuva fina é ideal para as plantas, pois não causa erosão do solo e nem quebra seus ramos. Desta forma, sonhar com chuva fina pode sinalizar que está feliz e satisfeito com as circunstâncias atuais da vida, quando as condições são favoráveis para seu crescimento emocional e material.

Por outro lado, sonhar com chuva fina pode indicar frustração por não ter recebido o que esperava, ou o que tem é insuficiente para prosseguir com seus planos. “Choveu só para fazer sujeira”.

Você sabia que uma nuvem, dessas branquinhas, chamadas “cumulus”, podem pesar até 500 toneladas ou o equivalente à 100 elefantes?

Sonhar com Chuva Forte e Enchente

Sonhar com muita chuva indica um estado emocional intenso por parte do sonhador. Os sentimentos envolvidos definirão as possíveis interpretações.

Sonhar com chuva forte pode ser um desejo de extravasar emoções acumuladas. Quando não seguem o caminho natural de captação, compreensão e expressão, os sentimentos (normalmente os negativos) como raiva e descontentamento, causam comportamentos exagerados e nocivos, gerando somente culpa e arrependimento posteriormente.

O significado de sonhar com chuva forte e enchente pode ser simplesmente o trauma por ter passado por essa situação, quando teve grande prejuízo. Basta a presença de nuvem escuras e trovões para que os medos venham à tona. Comum para aqueles que vivem em zonas propensas à alagamentos.

Sonhar com chuva forte pode significar um desejo de “limpeza social”, quando acredita que os comportamentos das pessoas estão em desacordo com seus padrões morais ou do que ache certo. É uma representação da vontade de que algo externo aconteça, pois sente-se incapaz de fazer qualquer mudança.

Em períodos de seca, quando o solo está rachado e a vegetação sem cor, ou quando o ar está poluído com gases e cinzas de queimadas, o desejo por água pode causar sonhos com chuva forte. Figurativamente, pode ser você que esteja passando por uma fase seca, árida, quase morto emocionalmente e sonhar com chuva forte pode vir da vontade de se sentir vivo novamente.

Sonhar com enchente significa um descontrole emocional, onde fluxos de sentimentos fluem de maneira exagerada e sem controle. Raiva, ressentimento e desejo por vingança podem estar tomando conta de seus pensamentos, fazendo com que aja de maneira destrutiva, afetando inocentes e culpados.

Sonhar com chuva forte e alagamento pode significar que está muito sensível e suscetível à críticas, palavras e ações que firam seus sentimentos. Tudo é motivo para drama e ruminação, questionando os porquês de tudo, num papel de vítima. Acumula e demora para se livrar das mágoas.

Sonhar com Chuva e Lama

Sonhar com chuva e lama representa estagnação e saturação de emoções negativas, e isso não é saudável. Além de emoções (água) há sensações (terra) envolvidas, podendo ser causa de, ou resultar em problemas psicossomáticos.

A lama traz o problema para a esfera mais física e material, onde provavelmente estejam envolvidos temores destruição rápida e permanente. Sonhar com lama e chuva, comum em áreas com risco de desmoronamentos, pode vir de um temor de que haja um perigo à espreita, podendo acontecer à qualquer momento, e não tem a menor chance de enfrenta-lo, restando apenas fugir.

Sonhar com chuva e lama pode emergir após tomar contato com um problema que dará grande trabalho para resolver, que não sabe nem por onde começar, quando bate aquele desamino e pensa “por que comigo?”. Sabe que não poderá ficar simplesmente parado, pois a lama pode endurecer se tornando barro, sendo mais difícil de lidar posteriormente.

Apesar do solo mole e úmido ser bom para a maioria das plantas, quando está muito encharcado pode fazer com que elas apodreçam. No entanto, faz parte do ciclo da vida pois, a decomposição do que morreu, é o que nutrirá a próxima geração. Sonhar com chuva e lama, apesar de ser um aparente problema, pode se transformar numa oportunidade mais adiante, desde que tenha paciência.

Sonhar com Chuva de Granizo

Sonhar com chuva de granizo ou chuva de pedra pode significar que sente-se atacado sem saber o motivo. Uma “chuva” de críticas ou lances de azar te faz questionar o que anda fazendo de errado e duvidar se há justiça no mundo.

O significado de sonhar com chuva de granizo representa a vazão repentina e impensada de sentimentos de mágoas acumulados, causando destruição. Pode ter sido vítima de um ataque de fúria ou nutrir o desejo pela expressão aguda e pontual do que te incomoda, mesmo que inconsciente, e mesmo que afete outras pessoas ao redor.

Ainda, representa algo que aconteceu antes do tempo ou que foi rápido demais, pulando etapas que normalmente são necessárias. Por exemplo, pode ter declarado seu amor intenso precocemente, recebendo uma negativa que te magoou demais.

Sonhar com Chuva Forte e Vento

tempestade
Impressionante

Chuva forte e vento é uma daquelas ocasiões que causam temor e admiração ao mesmo tempo. A impressionante e incontrolável força da natureza passa arrasando o que tiver pela frente, sem dó e piedade (obviamente porque não as possuí). Sonhar com chuva forte e vento pode significar que está indefeso e impotente frente à algum problema na vida, achando que é completamente incapaz de lutar contra sua força.

Sonhar com temporal indica medo de ser arrastado para fora de sua zona de conforto, ficando exposto ao desconhecido e ao imprevisível. Muitas pessoas têm verdadeiro pavor disso.

Sonhar com chuva forte e vento pode indicar o desejo íntimo de alguma mudança na vida. O que exatamente ou área pode não ser reconhecido de imediato, ficando apenas a vontade de fundo, aquela sensação de que algo precisa acontecer, chacoalhando e mudando as coisas do lugar.

Às vezes nós pegamos refletindo sobre nosso lugar no mundo, nossa importância relativa, e nos damos conta do quanto somos pequenos e frágeis, iludidos com uma falsa sensação de controle. Sonhar com chuva forte e vento pode ser consequência desse tipo de pensamento, ou o motivo para a reflexão.

Existe um sentimento, inventado pelo escritor John Koening, chamado Occhiolism, que significa dar-se conta da pequenez da sua perspectiva, com a qual você não tem como chegar a qualquer conclusão significativa sobre o mundo, o passado, ou as complexidades da cultura.

Sonhar com Chuva à Noite

Dormir com uma chuva à noite é muito bom. Dá um sensação de alívio, conforto e de restauração, vindo de uma crença de que há forças maiores tomando conta do mundo enquanto dorme. No entanto, isso só é válido para quem tem um bom abrigo.

Sonhar com chuva à noite pode revelar medo sobre sua própria subsistência, medo da morte e de se sentir perdido. Um noite chuvosa pode ser o pesadelo acordado de muitos que não têm onde morar, ou que a habitação seja precária e instável.

O escuro da noite representa a ignorância, desconhecimento, falta de visão e de clareza de pensamento. Sonhar com chuva à noite pode indicar que não sabe o que fazer com o que sente, com a desconfortável e persistente sensação de tristeza profunda, inundado por sentimentos de culpa, desvalia, de miséria e pesar.

Você sabia que o cheiro da chuva chama-se PETRICOR, que é o aroma terroso produzido quando ela cai no solo ou nas pedras, depois de um período de clima seco e quente? Vem da palavra grega “petra”, que significa pedra, e “icor”, o fluido que corre nas veias dos deuses da mitologia grega.[2]

Sonhar com Chuva Dentro do Quarto

Sonhar com chuva dentro do quarto indica problemas emocionais envolvendo relacionamentos. O tempo fechou, brigas estão acontecendo, há tristeza e lamentações. Pode ser também pela dor do luto.

Sonhar com chuva dentro do quarto pode ser preocupações externas que tem trazido para dentro da casa, ou que elas estão te acompanhando onde quer que vá. Pode ser frustração por morar em uma casa velha, ou se sentir decadente física ou materialmente.

Pode ser que haja de fato uma goteira no quarto, transformada em chuva durante o sonho.

Em um sentido mais amplo, sonhar com chuva no quarto pode ser o desejo de ter filhos, ligando com fecundidade e fertilização.

Sonhar com Banho de Chuva

Sonhar com banho de chuva pode ser agradável ou ruim, assim como o é quando estamos acordados. Pode significar a sensação boa de experimentar a liberdade e integração com a natureza, sentindo-se vivo. Pode ser o desejo de se expressar mais livremente, fora das regras chatas que a sociedade impõe, se divertindo inconsequentemente, ou uma limpeza do que considera nocivo em sua vida. Um desejo por mudança.

Por outro lado, sonhar com banho de chuva pode ser que esteja se sentindo azarado, que tudo dá errado. Culpa por não ter se precavido, pensado melhor antes de agir ou considerado possibilidades que ignorou. Foi pego desprevenido em alguma situação e isso causou mal estar. Também, pode ser medo ou insegurança que sente antes de uma apresentação importante (dar uma palestra todo molhado não é bom).


Como disse Vicente Matheus, filósofo e ex-diretor do “curintias”: quem está na chuva é para se queimar [3]. Perca o medo da chuva como Raul Seixas e comente.

Fontes: [1] BBC, [2] Imagem ciclo da chuva, [3] pensador



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *