Sonhar com Casamento

Sonhar com Casamento

O desejo de muitas mulheres é ter uma grande cerimônia de casamento: local, vestidos, decorações, bolo, convites, convidados… uma porção de detalhes para cuidar e ser a estrela do evento, um sonho acordado. Neste texto, veremos alguns significados de sonhar com casamento durante o sono.

Sonhar com casamento
Casamento: demorou mais saiu

Simbologia do Casamento

A palavra casamento pode significar coisas diferentes como, união harmoniosa entre duas partes, junção perfeita de elementos complementares, a formalização civil e/ou religiosa de uma relação e o conjunto de experiências que um casal vivencia. No entanto, o que vem a mente é a cerimônia de casamento, com vestido de noiva, madrinhas, padrinhos, buquê, bolo, gente chorando, etc.

Enquanto a palavra casamento vem de “casa”, matrimônio vem de “madre” (mãe), assim como patrimônio vem de “patre” ou “padre” (pai).

Há diversos tipos de casamento, indicando o tipo da união entre as pessoas:

  • Aberto (ou liberal), quando é permitida pelas partes o relacionamento com outras pessoas, sem configurar traição.
  • Branco ou celibatário, quando não há relações sexuais.
  • Arranjado, que ocorre antes do envolvimento afetivo entre o par, normalmente feito por terceiros.
  • Civil, celebrado em conformidade com as leis de um país.
  • Misto, onde ocorre a mistura de classes, nacionalidades, etnias ou religiões diferentes.
  • Morganático, quando duas pessoas de classes sociais distintas se casam, mas a de nível inferior não recebe os mesmos direitos de um casamento normal (uma princesa e uma plebeu, por exemplo).
  • Nuncupativo, com cerimônia realizada oralmente.
  • Putativo, realizado de boa-fé entre as pessoas, mas pode ser anulado legalmente.
  • Religioso, celebrado por uma autoridade religiosa.
  • Poligâmico, quando um homem pode ter várias esposas.
  • Poliândrico, quando uma mulher casa com vários homens.
  • Conveniência, quando atende necessidades sociais ou financeiras, sem envolvimento afetivo.
  • Avuncular, celebrado entre um tio/a e sobrinho/a. Era comum entre os índios Tupis e Guaranis. [1]

Existe ainda o casamento e a união estável, que são parecidos, mas diferem em alguns pontos. Enquanto o estado civil muda quando há casamento, na União Estável, não ocorre a mudança. O casamento é mais formal pois necessita do Registro Civil, sendo emitida uma certidão de casamento. Já na União Estável, pode existir ou não a formalização. [2]

As cerimônias dos casamentos são uma declaração pública sobre a união de duas pessoas. As madrinhas e padrinhos são testemunhas do evento, e é necessária a presença de uma autoridade legal, social ou religiosa para validar o processo.

Os ritos envolvidos podem variar, dos simples aos mais requintados. Vindos de uma tradição patriarcal, visam marcar a mudança da guarda da mulher, que antes era do pai ou irmão, para o esposo, que passa ser o responsável pelas ações e transgressões da esposa.

A ideia mais difundida e conhecida pelos ocidentais deriva das tradições cristãs, predominantemente católicas.

Há vários detalhes simbólicos envolvendo um casamento, variando de acordo com a cultura. O ponto comum é a diferenciação dos trajes usados pelos casais, que normalmente são mais bonitos, caros ou exóticos, não deixando margem para dúvida de quem são os protagonistas. Vejamos alguns:

  • Mulher casar usando vestido branco indica que é pura, virgem e imaculada.
  • Pai, ou alguma figura masculina, conduz a noiva até o altar e “passa a guarda” da mulher para o noivo.
  • Uma autoridade conduz uma troca de votos de fidelidade e lealdade entre o casal, e questiona se há alguém contra a união. “Diga agora, ou cale-se para sempre”.
  • Alianças de ouro indicam o valor do compromisso, servindo de símbolo visual para que outras pessoas saibam da condição conjugal da pessoa. Também, em um sentido mais amplo, o formato circular indica que não há fim, quebra ou interrupção do pacto firmado.
  • O “pode beijar a noiva” representa a licença concedida para que haja relações carnais.
  • A “chuva de arroz” representa os desejos dos convidados para que haja fartura e prosperidade na relação.
  • A festa é o momento da comemoração e celebração, quando são ofertados alimentos, bebidas e entretenimento para os convidados.
  • A “valsa” ou dança do casal mostra que estão em sintonia e entrosados.
  • O buque da noiva pode ser entendido como a virgindade, que é jogado para trás, como uma coisa que ficou no passado, e quem o pegar acredita-se que pode ser a próxima a ter o “privilégio” de casar (ou ter relações consentidas).
  • Cortar o bolo com as mãos juntas representa a divisão dos bens e das responsabilidades.
  • Desfilar em um carro caro, com uma carreata fazendo buzinaço ou com latinhas penduras no para-choque traseiro, servem para avisar outras pessoas (estranhos e não convidados) que houve a celebração. Declaração pública da união.

Havia uma tradição medieval em que o Senhor Feudal das terras onde o casal morava, tinha o direito da primeira noite com a mulher, o chamado “Jus Primae Noctis” [3], tirando-lhe a virgindade, com a desculpa de que os futuros filhos herdariam as qualidades do nobre, como riqueza e poder.

Ainda há um apelo maior pelo casamento por parte da mulheres, vindo do desejo de ser “reivindicada” por um homem que possa assumi-la e constituir uma família.

O divórcio e a separação eram mal vistos pela sociedade e negados pela igreja, só podendo haver um novo casamento em caso de morte de um dos pares. O homem tinha mais direitos em caso da esposa não cumprir com suas obrigações no lar. Quando o marido morria, a “guarda” da mulher voltava para o pai ou irmão.

As divorciadas carregavam um estigma por dizer não aos abusos masculinos. No século XX, com o crescente avanço dos direitos das mulheres no acesso ao trabalho e educação, a separação se tornou comum, até demais, sendo hoje banalizada. Há que atribua à isso a dissolução do núcleo familiar e a decadência das relações e costumes entre as pessoas, visto sobre o olhar moral das religiões.

Resumindo a simbologia do casamento, podemos considerar a união entre duas ou mais partes, em acordo desejado, imposto, por afinidade ou complementariedade. Declaração social da mudança do status, estado e compromisso formal entre pessoas ou entidades. Consentimento religioso para relações sexuais e formação de família dentro da tradição espiritual que partilham. Ainda, casamento pode ser entendido como uma nova fase na vida, seja ela em qualquer tipo de relação.

o que significa sonhar com casamento
Celebração de casamento em outras culturas

Significado de sonhar com Casamento

Sonhar com Pedido de Casamento

Um dos rituais mais imitados e praticados por homens é o pedido de casamento. Um lugar romântico, vinho, flores, ficar de joelhos, oferecer um anel caro ou variações do mesmo tema. É esperado que o homem tome a inciativa, e esse é o motivo do sonho.

Sonhar com pedido de casamento pode acontecer quando cria-se a expectativa de que o parceiro se declarará em breve. Ou vindo da frustração por ele demorar tanto.

Sonhar com pedido de casamento que não é aceito beira o pesadelo. É muito constrangedor ver alguém sendo recusado. Pode significar a insegurança de tomar a iniciativa e receber um não como resposta, dúvida se a pessoa é realmente a certa ou se está se precipitando. Ainda, pode ser receio que o fechamento de algum negócio ou transação dê errado.

Se uma mulher sonha recusando o pedido de casamento é por que pode estar se sentindo mal com a relação, pensando em um término ou por se sentir pressionada a fazer algo que não quer. Pode ser que sinta-se incomodada com algum comportamento ou atitude que ache inaceitável no parceiro. Também, pode significar a conclusão de que a outra pessoa está mais comprometida no relacionamento do que você, e essa empolgação toda não é recíproca.

Sonhar com Casamento no Cartório

O significado de Sonhar com casamento no cartório indica o desejo de ter seus direitos como cônjuge reconhecidos legalmente, que esteja respaldado pela lei. Pode vir de uma necessidade por estabilidade formal.

Pode significar que o casamento foi, é ou será forçado por circunstâncias fora do âmbito afetivo, como uma gravidez indesejada. Casa-se as pressas, com o objetivo simples de formalizar um compromisso, muitas vezes motivado por pressões de terceiros.

Sonhar com casamento no cartório ainda pode indicar que não se importa com dogmas antigos das religiões, desejando apenas a formalização do compromisso por razões práticas e burocráticas.

Sonhar com casamento no cartório pode ser também, receio de ter feito alguma ação errada, que te forçará à uma união que não deseja, ou carregar fardos de responsabilidades.

Sonhar com Casamento na Igreja

Casar na igreja é um sonho de muitas mulheres, e de alguns homens também. Há quem planeje e espere por meses ou anos para ter a oportunidade de realizar a cerimônia em determinado lugar, normalmente uma igreja que tenha uma longa história ou tradição. É uma declaração pública em um lugar de respeito, que torna a ocasião mais importante.

O casamento na igreja é um dos modelos mais difundidos entre os ocidentais, comum na vida de várias pessoas, vindo de tradições familiares. Assim, quem deseja fortemente casar, poderá sonhar com o casamento na igreja, com todo o cenário peculiar envolvendo vestido de noiva, troca de alianças de ouro, madrinhas, padre, etc.

Se a pessoa é religiosa, mais precisamente católica, pode haver uma motivação interna para realizar a cerimônia nos moldes ditados pela crença. Ainda, sonhar com casamento na igreja pode vir do sentimento de culpa ou preocupação por estar agindo errado ao olhos de Deus, caso esteja consumando a relação antes da formalização.

Se sonhar que a noiva entra sozinha na igreja, pode indicar que a relação não é aceita pela família, principalmente pela parte do pai. Pode ser que esteja se sentindo desamparada, sem o apoio que gostaria para prosseguir com a união, havendo ou não casamento. Ainda, pode ser saudade do pai falecido ou pesar pelo pai não poder participar da cerimônia.

Se sonhar que o noivo não aparece no casamento, pode indicar que está insegura com as intenções do parceiro. Mesmo sem estar envolvida em um relacionamento ou pensado em casar, o sonho pode emergir do medo de ser rejeitada ou passar vergonha publicamente. O mesmo vale para o homem e a noiva.

Se sonhar que está casando, mas a igreja está vazia, pode ser receio de que ninguém se importe com você, mesmo nas ocasiões mais importantes. Pode ter sofrido ou vem sofrendo negligências afetivas, reais ou imaginadas, que aparecem simbolicamente na forma deste tipo de sonho.

Sonhar casando pessoas pode ser o desejo de que relacionamentos deem certo, quando quer que um casal fique junto.

Sonhar com Festa de Casamento

sonhar com festa de casamento
Festa de casamento tem que ter bolo

Festa de casamento é o momento mais esperado por muitas pessoas, principalmente pelos convidados entediados na igreja. Há um certo constrangimento de aparecer na festa sem ter participado da cerimônia religiosa.

Sonhar com festa de casamento pode significar a preocupação com detalhes menos importantes da relação e do compromisso assumido, ou stress pelos preparativos. Vontade de que saia tudo certo. Por outro lado, pode ser a excitação e expectativa para que o dia chegue logo para comemorar com as pessoas que gosta.

Se a relação não estiver muito boa, pode estar pensando de como era o relacionamento no começo, quando eram mais felizes, resultando em sonhar com a festa de casamento e de como estava alegre e cheia de expectativas positivas na época.

Sonho com casamento bagunçado, pode significar que teme que alguém sabote sua alegria e que ofusque o seu momento. Se o casamento é de outra pessoa, pode achar que a relação está fadada ao fracasso.

O significado de Sonhar com festa de casamento pode indicar que está feliz ou com inveja do compromisso assumido por outros. Os sentimentos envolvidos é que definirão o significado.

Sonhar com Casamento interrompido

Fins de novela sempre têm um casamento (ou vários). Em alguns casos, para dar mais dramaticidade, uma pessoa entra na igreja reivindicando o direito ou se declarando para a noiva ou noivo, fugindo na sequencia, deixando alguns perplexos e outros alegres.

Sonhar com casamento interrompido pode indicar que há algum motivo oculto que impedirá o casório. Talvez esteja temendo que algo podre do seu passado venha à tona, ou que tenha dúvidas sobre o passado do parceiro/a. Preocupação ou ciúme de que algum/a “ex” apareça e roube o/a noivo/a.

Sonhar que interrompe o casamento de alguém pode ser que esteja com ciúmes ou inconformada com a decisão tomada pelo casal. Talvez esteja pensando que deva fazer alguma coisa para impedir, acreditando que a união será maléfica para uma das pessoas, ou ainda, remoendo o passado por não ter agido quando deveria.

Sonhar com casamento interrompido por algum evento natural ou climático pode vir da um intuição ou crença de que a relação não deve prosseguir por que é errada de alguma forma perante os olhos de deus. Ainda, pode ser uma força externa qualquer que não consegue definir exatamente qual é. Se for chuva, por exemplo, pode estar emocionalmente abalada ou apreensiva com a cerimônia, gerando grande tristeza.

Se sonhar com o próprio casamento sendo interrompido, pode estar com dúvida se fez a escolha certa ou está temerosa que alguma coisa afete a relação.

Sonhar com Casamento cancelado

Casamento cancelado é aquele que nem chegou a iniciar a cerimônia, aquele que não aconteceu. Os motivos podem ser os mais variados, desde mudança de opinião, doença, morte, traições, falta de dinheiro, etc.

Sonhar com casamento cancelado pode ser receio de que o parceiro tenha mudado de ideia, podendo acontecer depois uma briga por exemplo, ou por perceber uma diminuição do interesse ou empolgação inicial.

Sonhar com Casamento que não aconteceu pode significar a lamentação pelo término precoce da relação, juntamente com os planos desfeitos. Pode ocorrer em qualquer tipo de parceria, afetivas ou em societárias, sendo o casamento apenas um símbolo do que poderia ter sido.

Sonhar com casamento não realizado por emergir de um surto de pânico e insegurança, achando que não é bom/boa o suficiente para a outra pessoa, fazendo com que ele/a desista da relação e do intento de casar. Frequente quando há diferenças sociais ou econômicas aparentes.

Sonhar com Casamento de outra pessoa

Os “outros” no sonho pode ser de fato o exterior ou ser um aspecto nosso que não enxergamos diretamente, a não ser refletido como opiniões e preconceitos que carregamos. Sonhar com casamento de outra pessoa pode significar que gostaria de ter uma relação estável, que tivesse a determinação e o comprometimento para entrar numa empreitada que pode ser para… a vida toda! Até a que a morte os separe.

Esse sonho pode acontecer se está na expectativa ou torcida de que alguém que conhece e goste, tome um rumo na vida e se case. O sonhar com casamento aqui é um símbolo de mudança, início de uma nova etapa, amadurecimento e comprometimento.

Sonhar com casamento de pessoas desconhecidas pode indicar um sentimento de inveja ou frustração por achar que “todo mundo” casa e tem uma família, menos você. Vem daquele sentimento amargo de ter ficado para trás, de ser diferente ou por ter tomado decisões erradas. Por outro lado, pode vir da sensação de alívio por não ter embarcado numa canoa furada, por entender que a liberdade é seu bem mais precioso.

Outros significados dos Sonhos com Casamento

Casamentos arranjados eram muito comuns antigamente e se mantêm apenas em algumas culturas menos desenvolvidas. Esse tipo de casamento viola gravemente o direito de escolha das filhas e filhos, servindo apenas para reforçar acordos comerciais ou sociais.

Sonhar com casamento arranjado pode acontecer quando se sente pressionado/a à casar com alguém que não é de seu agrado. Ocorre quando seus pais gostam mais da outra pessoa que você mesmo/a. Também, quando um conhecido (tia casamenteira) tenta “empurrar” alguém para você, dizendo que é uma boa pessoa.

Sonhar que vai casar com um estranho pode indicar que descobriu uma faceta de seu par que não conhecia, causando surpresa e dando o que pensar.

Sonhar que se casou com quem não queria talvez signifique indecisão na escolha do parceiro certo, ou que está dividida entre dois amores.

Sonhar se casando com um animal pode ser o desejo de incorporar as características do bicho em sua personalidade. Por outro lado, algum comportamento selvagem do parceiro lhe chamou a atenção, podendo achar isso bom ou ruim.

Sonhar com casamento alquímico, ou a junção do Animus (yang, masculino, ativo) e Anima (yin, feminino, passivo), pode ocorrer em estados de plenitude mental, quando se consegue balancear os impulsos contrários dentro de si mesmo.


E você, já casou? Sim? Que pena, digo, parabéns. Comente agora ou cale-se para sempre.


Fontes: [1] Wiki casamento, [2] Migalhas, [3] Testonotícias

Talvez se interesse em ler sobre o significado de sonhar com outros temas. Abaixo seguem algumas sugestões.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *