Sonhar com Caranguejo

Sonhar com caranguejo não é muito comum, embora seja visto com frequência em praias mais isoladas. E os siris? Será que são diferentes? Vejamos alguns significados dos sonhos para este animal estranho.

sonhar com caranguejo
Caranguejo vermelho

Curiosidades sobre Caranguejos

Diferença entre Caranguejo e Siri

A diferença principal entre o caranguejo e o siri são as patas traseiras. Enquanto as dos caranguejos são pontiagudas, as do siri são mais largas e achatadas, sendo os únicos capazes de nadar no mar (não vivem em água doce).

Os tamanhos variam de acordo com a espécie, sendo que caranguejos podem alcançar até incríveis 50 cm de envergadura. Já os siris, não passam de 20 cm.

A lateral do corpo dos caranguejos não tem nenhuma grande saliência. Todas as patas são pontudas e podem viver tanto em água doce quanto salgada. Já os siris têm os lados pontiagudos e são exclusivamente marinhos.

Ambos se alimentam de restos e carcaças de animais mortos, sendo verdadeiros carniceiros.

sonhar com siri
Siri: perceba as patas traseiras e a lateral serrilhada do corpo

Por que o caranguejo anda de lado?

Porque é dessa forma que as juntas de suas patas se dobram. Ao serem flexionadas, as patas de um lado do corpo do caranguejo o puxam no sentido lateral e as do outro lado do corpo ajudam, empurrando o animal no mesmo sentido.

“A movimentação das patas deles é mais eficiente lateralmente, porém os caranguejos também são capazes de andar para a frente, só que mais devagar”, diz o biólogo Sérgio Luiz de Siqueira Bueno, da Universidade de São Paulo (USP). [1]

Caranguejo e a ligação com câncer

Câncer, a 4a constelação do zodíaco, era chamada pelos gregos de karkinos, que significa caranguejo. O motivo é que imaginaram as posições das estrelas como sendo as patas do crustáceo. Câncer é a palavra equivalente em latim, e o símbolo representa o caranguejo gigante de Hera, enviado por ela para ajudar a lendária Hidra, com suas várias cabeças, na luta contra Hércules.

Já a doença câncer foi batizada com esse nome por Hipócrates, pois achava que o padrão das veias do tumor era parecido com as patas de um caranguejo. [2]

Simbologia do Caranguejo

A dura carapaça dos caranguejos pode ser entendida com símbolo de proteção contra ataques externos e isolamento interno, somada com as pinças poderosas formam um típico comportamentos passivo-agressivo, bem como timidez. Duros por fora, mas moles por dentro.

O andar de lado dos caranguejos pode representar frustração por não avançar na vida. É a sensação ruim de andar, andar e não chegar à lugar nenhum. Sendo animais aquáticos, estão sujeitos ainda aos “caprichos” do fluxo das correntezas, jogados de uma lado para outro.

Na astrologia, Câncer é um signo de água, com o ritmo “fixo”, sendo regido pela Lua. Disso pode-se inferir um caráter altamente emotivo e sujeito à mudanças de humor imprevisíveis. É Muito sensível ao que ocorre externamente, reforçando a ideia de proteção e agressão quando se sente ameaçado. Além disso, há a ligação deste signo com o lar e a mãe (Hera é o arquétipo da esposa). O caranguejo “leva sua casa” onde quer que vá.

As grandes garras podem ser usadas como arma, meio de defesa ou para agarrar firmemente alguma coisa. Indica o desejo de possuir algo e não largar. Um apego emotivo excessivo. São características de pessoas inseguras, ciumentas e “grudentas”, mas sempre prontas para defender a causa dos injustiçados ou daqueles que gosta.

Resumindo em palavras-chave, podemos citar: proteção, isolamento, introspecção, falta de progresso ou sentimento de estar à deriva na vida, possessividade e mudanças de humor, indo do impassível ao “manteiga derretida”. Aparência bruta esconde um grande coração.

Significados de Sonhar com Caranguejo ou Siri

Sonhar com caranguejo pode significar que está se contentando com pouco, catando as sobras que aparecerem na sua frente. Pode ser um sinal de humildade e resignação, mas também a passividade de quem não luta por coisas melhores.

Por outro lado, sonhar com caranguejo pode ser uma oportunidade aparecendo que não pode deixar de agarrar. Pode estar ansioso, animado ou preocupado se vai conseguir aproveita-la. Os sentimentos envolvidos definem o significado.

Sonhar com caranguejo andando de lado pode indicar que está insatisfeito com o rumo atual da sua vida. Sentimento de estagnação e falta de progresso lhe incomoda.

Sonhar com caranguejo na lama reforça ainda mais que está atolado, sem conseguir mudar sua vida. Problemas familiares que não se resolvem, preguiça, desânimo, cansaço e frustração por não sair do lugar podem ser temas ligados à sonhos com caranguejos.

Sonhar com Siri na água também pode significar a mesma insatisfação, com a diferença que sente-se impotente com as mudanças externas que lhe são impostas. Não tem poder de decisão, como se fosse jogado de um lado para outro.

O significado de sonhar com caranguejo indica o desejo de manter algo para si mesmo, seja material ou emocional. Pode ser que esteja mantendo alguém que gosta (ou acha que gosta) por perto, usando táticas manipulativas, se fazendo de vítima ou coitado, apenas para não compartilhar com mais ninguém.

Por outro lado, sonhar com caranguejo pode demonstrar sua forte vontade de proteger as pessoas que gosta, usando todas suas forças e todas as ferramentas que tiver à sua disposição.

Sonhar com caranguejo ou siri pode ser consequência de ter visto algum na praia, ter pensando em viajar ou numa viagem que lembrou, sendo simplesmente memórias ativadas durante o sono. Às vezes, o significado não passa disso…

caranguejo
Caranguejo zoiudo



Sonhar com caranguejo mordendo pode indicar que forçou a barra com alguém, passando dos limites em conversas e ações, e recebeu em troca uma “patada”, uma resposta mal educada ou dura, que te deixou magoado.

Se sonhar com caranguejo picando outra pessoa, pode ser que foi você que reagiu mal em uma situação, fazendo mais drama que o necessário. O sentimento de culpa e arrependimento pode ativar esse tipo de sonho.

Sonhar com caranguejo preto pode significar acúmulo de mágoas, escolhendo se isolar dos demais, se escondendo do mundo. Talvez esteja nutrindo raiva por alguém que lhe ofendeu, te pegando de guarda baixa, e lastima por ter deixado o evento ocorrer.

Sonhar com siri preto pode indicar que comeu frutos do mar que não lhe fizeram bem ou ache que não são alimentos saudáveis. Pode ter visto balaios cheios de caranguejos mortos, achando a imagem nojenta ou desconfortável, gerando o sonho com bichos na cor preta.


Já sonhou com caranguejo? Não seja lerdo e comente.

Fontes: [1] Bar do meio, [2] Super.Abril


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *