Sonhar com Borboleta

Borboletas são uns dos insetos mais bonitos da Terra, tendo tamanhos e cores bem variadas, causando sempre uma boa impressão em quem as vê. Mas, e com relação aos sonhos? Qual o significado de sonhar com borboleta? Neste texto serão listadas algumas possíveis interpretações, bem como curiosidades e a simbologia deste fascinante animal.

sonhar com borboleta
Linda borboleta azul

Curiosidades sobre Borboletas

Borboletas fazem parte do grupo de insetos holometabólicos, ou seja, sofrem metamorfose completa, passando de ovo, larva (ou lagarta), pupa (crisálida) e imago (forma final adulta), sendo que:

  • O ovo só eclode quando as condições ambientais forem favoráveis.
  • A fase larval serve apenas para alimentação e crescimento, podendo durar meses ou até mais de um ano. Trocam de pele conforme crescem.
  • A crisálida é a última troca de pela da lagarta, onde ocorre a transformação final. O processo dura de uma à duas semanas.
  • Quando pronta, a borboleta rompe o casulo, bombeando sangue para as asas se desdobrarem, se estenderem e secarem. Em uma semana se tornam adultas, podendo viver por até três meses. Neste período, o objetivo é a reprodução.

Lepidóptera é uma ordem de insetos que inclui as borboletas e mariposas, sendo a segunda maior diversidade de insetos do planeta (perdendo para os besouros), encontrada em quase todas as regiões do mundo, principalmente em locais tropicais. São estimadas 180.000 espécies de lepidópteros, das quais 12% são borboletas. No Brasil, mais de 5.000 espécies já foram descritas.[1]

São muito antigas e altamente adaptadas, sendo um sucesso em termos evolutivos. Há registros fósseis com datação de mais de 100 milhões de anos, sendo contemporâneos dos dinossauros.

A maior espécie de borboleta do mundo, cujas fêmeas alcançam em torno de 27 centímetros de envergadura, pensando 12 gramas, é a Ornithoptera alexandrae, uma espécie endêmica das florestas da Papua-Nova Guiné.[2]

  • A palavra borboleta é derivada de belbellita, vindo do termo belo.
  • O coletivo de borboletas é o substantivo panapaná, de origem tupi.
  • Borboletário é o local onde são criadas e expostas borboletas para visitação pública.
  • Lepidopterologista é o nome de quem estuda ou cria borboletas.
  • Lepidopterófilo e quem aprecia, fotografa ou coleciona os belos insetos alados.
  • Borboletas repousam com as asas fechadas e as mariposas com elas abertas.

O pó das asas das borboletas são microscópicas escamas e NÃO causam cegueira, como popularmente é acreditado, causando apenas irritações nos olhos mais sensíveis. No entanto, algumas espécies de lagartas possuem mecanismos de defesa com substâncias que as tornam impalatáveis pelos predadores e venenosas para humanos, como a temida lagarta de fogo.

Simbologia da Borboleta

Borboletas são um dos animais mais bonitos da fauna terrestre e sempre encantaram os apreciadores da natureza. São leves, delicadas, inofensivas, frágeis e fugazes. A estonteante variedade de cores e padrões das asas é motivo para contemplação das múltiplas possibilidades criativas na vida.

O lado negativo é a futilidade de observar somente o exterior, a forma e a beleza da aparência. Em um sentido mais amplo, indica a sociabilidade e falta de comprometimento, indo de flor em flor, como quem troca muitas vezes de parceiros. Nada é fixo e nada dura muito tempo.

A aparência é o que conta nos relacionamentos superficiais, sem se importar com o que a pessoa foi ou fez no passado. Curiosamente, o mesmo pode ocorrer em amores verdadeiros, quando se ignora, perdoa ou releva falhas, entendendo como parte do processo de crescimento e amadurecimento. Às vezes as pessoas não têm escolha e fazem o que precisa ser feito para sobreviver.

É interessante notar a predileção humana pela forma adulta do inseto e menor interesse, e às vezes até repulsa, pela lagarta. Pode ser pelo formato, jeito como se movimenta, o veneno com os possíveis ferimentos que causa e a destruição incessante de plantas dais quais se alimenta, podendo ser verdadeiras pragas.

A presença de borboletas em uma área é importante indicador da “saúde” do bioma. Em outras palavras, se há borboletas é por que o ambiente está em equilíbrio entre as partes integrantes, sejam animais ou plantas. A falta ou excesso, como tudo na vida, apontam problemas.

A característica mais relevante sobre as borboletas é o ciclo de metamorfose e as diferentes mudanças que sofre no processo. Há tempo certo e propósito para cada fase. Na natureza não há pressa, nem apego e nada fica parado. Tudo está em constante transformação. Coisas que não servem mais ficam para trás, dando espaço para o novo. O coletivo é mais importante que o indivíduo.

Resumindo, as palavras chave da simbologia das borboletas são beleza, criatividade, leveza, fragilidade e fugacidade da vida, futilidade e culto à aparência, falta de compromisso ou foco, profundas e contínuas transformações e ciclos de perpetuação.

Para os que acreditam, os números da sorte da borboleta no jogo do bicho são: 04 e dezenas 13, 14, 15 e 16.

Um lembrete importante, que passa despercebido por muitos, é que TUDO no sonho são criações suas, vindas de memórias ou lembranças distorcidas. Paredes, panelas, pessoas, plantas, prédios… tudo são suas versões destas coisas e tem relevância para o entendimento geral do sonho.

Outra coisa, o que chamamos de intuição, nada mais é do que a capacidade cerebral de reconhecer padrões. Não é algo místico ou extra sensorial. Não. São pequenas peças de informações e experiências armazenadas e que se assemelham com um novo evento. Muitas vezes não é consciente, você apenas sabe. Uma sensação de familiaridade que emerge por comparação.

Nosso subconsciente também não faz distinção entre presente e passado, juntando experiências novas com antigas.

Significados de sonhar com Borboleta

Sonhar com borboleta pode significar que viu alguma durante o dia, mesmo de relance, aparecendo como memória durante o sono. Às vezes, as respostas mais simples e diretas são as corretas.

Em um nível mais abstrato, o significado de sonhar com borboleta pode indicar que está alegre e contente com a vida, sem grandes problemas, passando os dias de maneira agradável. A tomada de consciência desta fase pode causar o seu término, se ficar preocupado em querer mantê-la. As coisas não duram para sempre. Aproveite enquanto pode sem encanação.

Sonhar com borboletas voando pode significar que anda muito distraído, prestando atenção em pequenos detalhes superficiais, atraído mais pela forma externa do que pelo conteúdo. Pode ser que não esteja muito interessado em compromissos ou sinta o desejo de não os tê-los, preferindo a liberdade de fazer o que quiser.

Por outro lado, sonhar com borboletas voando de flor em flor pode indicar uma vontade de se assentar, parar um pouco, ter uma rotina mais estável. O sonho pode emergir da sensação ruim de falta de propósito e foco na vida.

Sonhar com borboletas voando, te guiando até algum lugar, talvez indique uma área da sua vida que precise dar mais atenção ou fazer mudanças. Pode ser sua intuição apontando uma oportunidade para recomeçar ou alguma ideia que deva deixar para trás.

Sonhar com borboletas voando sobre um túmulo pode ser um indicador de que deva se desapegar do passado, entendendo que nada volta a ser o que era antes, mas repete-se em ciclos que às vezes não percebemos.

Sonhar que caça borboletas pode significar que está se esforçando muito para nada, gastando energia e tempo nas coisas erradas ou iludido com as aparências. Quando um goleiro vai indeciso para uma bola alta e não a acerta, diz-se jocosamente que ele “saiu catando borboletas”.

Sonhar que mata borboletas pode ser frustração por não ter algo que deseja muito, preferindo destruir do que deixar solto para outros conseguirem, típico de pessoas ciumentas, possessivas e egoístas. Pode ser que deseja pôr fim à um ciclo.

Sonhar com borboleta morta pode indicar algum objetivo não concretizado, fim de um projeto inacabado, um plano estragado. Algo que não terá continuidade. Talvez indique que tenha se resignado com a ideia de um término, entendendo que tudo tem seu tempo.

Sonhar com muitas borboletas mortas pode ser indicador de que o ambiente que frequenta é tóxico, não sendo propício para pessoas sensíveis e frágeis.

O que significa sonhar com borboleta preta?

sonhar com borboleta preta
Borboleta preta

Sonhar com borboleta preta perto de você significa pesar por um término ou mudança. Gostaria que as coisas permanecessem do jeito eram, mas não tem volta. O sentimento é de luto ou perda.

O significado de sonhar com borboleta preta voando é o receio da mudança que ainda não ocorreu. Pode estar com ideias negativas ou sem inspiração criativa, quando tudo parece sem graça.

Sonhar com borboleta azul pode estar relacionado com alegria e contentamento. Sente-se confiante e acredita que coisas boas virão pela frente. É o seu estado de espírito positivo que possibilitará fazer o que sonha, sendo a borboleta apenas um símbolo.

O significado de sonhar com borboleta azul indica clareza de pensamento e propósito, quando sabe o que precisa ser feito e confia que o resultado sairá de acordo com o esperado.

Sonhar com borboleta branca remete à paz, tranquilidade e aceitação. Pode ser que esteja agitado e necessite de uma pausa para por a casa em ordem, ou um pouco de descanso. Ainda, significa que precisa visitar alguns lugares para acalmar os ânimos das pessoas ou levar um palavra de conforto para os aflitos.

Por outro lado, sonhar com borboleta branca indica que tem alguém se passando pelo “bom samaritano”, mas você está desconfiado das intenções, achando que é apenas da boca para fora.

sonhar com borboleta branca
Majestosa borboleta branca

Sonhar com borboleta amarela pode significar um alerta do seu subconsciente para mudanças que precisam ser feitas, mas sente-se imaturo e sem confiança.

O significado de sonhar com borboleta amarela indica assuntos ligados com dinheiro. Talvez esteja curioso em saber como alguém consegue seu sustento apenas criando coisas bonitas, como arte, por exemplo.

borboleta amarela
Borboletas: “flores voadoras”

Sonhar com borboleta colorida pode indicar passa por um momento de grande criatividade e inspiração, e o que você cria é bonito e atraente aos olhos. Talvez signifique que esteja em processo de transformação que mudará sua vida completamente, abrindo as portas para novas possibilidades.

Sonhar com borboleta colorida reforça o caráter das distrações e da atenção demasiada à aparência.

Sonhar com borboleta grande voando pode significar preocupação com alguma mudança exagerada que fez, não tendo certeza se conseguirá se manter desta forma. Pode ter consumido muitos recursos em um projeto que não dará resultados, devido à mudanças imprevisíveis de fatores externos, como moda, por exemplo.

Sonhar com borboleta grande pode ser sua vontade de aparecer e ser notado. Ainda, onde a borboleta estiver indica com mais precisão qual é o público que deseja a atenção. Talvez esteja se achando especial demais, com ego inflado e, como sempre nessas situações, isso só te trará problemas.


Já sonhou com borboleta? Saia do casulo e comente.

Fontes: [1] Wiki lepidóptera, [2] Wiki Ornithoptera, [3] borboletas e mariposas



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *