Sonhar com bolo

Simbolismo por trás dos bolos

Dos singelos aos mais elaborados, ter um bolo em um lugar pode significar desde ter o que comer, e a alegria associada à isso, até o elemento principal em um evento, onde o corta-lo faz parte do cerimonial.

sonhar com bolo
Hummm, bolo!

Bolos simples podem remeter ao núcleo familiar e os confortos de um lar, enquanto bolos requintados e enfeitados são usados para celebrações. É um elemento comum em eventos sociais, onde normalmente estão reunidas pessoas conhecidas e que se gostam.

Recém casados cortam os bolos de casamento juntos, com as mãos unidas, indicando os votos que compartilharão a fartura e a pobreza dali em diante.

As condições que o bolo se apresenta nos sonhos define seus possíveis significados, positivos e negativos.

Assim, sonhar com bolo ou bolos simboliza momentos agradáveis com a família ou de celebração, mas também pode indicar ansiedade e culpa decorrentes de pressões sociais.

Um lembrete importante, que passa despercebido por muitos, é que TUDO no sonho são criações suas, vindas de memórias ou lembranças distorcidas. Paredes, panelas, pessoas, plantas, prédios… tudo são suas versões destas coisas e tem relevância para o entendimento geral do sonho.

Outra coisa, o que chamamos de intuição, nada mais é do que a capacidade cerebral de reconhecer padrões. Não é algo místico ou extra sensorial. Não. São pequenas peças de informações e experiências armazenadas e que se assemelham com um novo evento. Muitas vezes não é consciente, você apenas sabe. Uma sensação de familiaridade que emerge por comparação.

Nosso subconsciente também não faz distinção entre presente e passado, juntando experiências novas com antigas.

Significados de sonhar com bolo

Aqui encontrará significado para os seguintes temas:

Antes, alguns significados mais genéricos:

  • Sonhar com bolo pode indicar saudade de casa ou da família.
  • Se no sonho está comendo bolo, pode ter ido dormir com fome, ou o corpo indicando falta de açúcar no sangue.
  • Se no sonho está comendo muito bolo doce, recheado, com cobertura, pode indicar carência afetiva.
  • Se sonha que está comprando um bolo, pode representar ansiedade por algum evento social que quer participar.
  • Se no sonho o bolo está com gosto ou aparência ruim, pode indicar má vontade de visitar alguém.

Sonhar com bolo de aniversário

Não importa o tamanho e o tipo, bolos estão quase sempre presentes nas comemorações de aniversários.

Sonhar com bolo de aniversário pode indicar satisfação por ter concluído um ciclo, mesmo que não seja do período de um ano. Qualquer repetição que se sinta feliz por ter alcançado.

Se o estiver cortando, pode indicar alívio por finalmente ter chegado o momento tão esperado, indicando que possa estar experimentando ansiedade pela antecipação de eventos.

Também aponta para a necessidade de ser o alvo da atenções, que pessoas apreciem suas conquistas, que é especial e querido, e que os outros devem reverencia-lo por isso. Narcisismo ou egocentrismo.

Sonhar com bolo de casamento

Depois do vestido de noiva, o bolo de casamento normalmente é o segundo item onde há a necessidade de ostentação. Quanto maior e mais ornamentado, melhor é o indicador da situação do status social e demostração pública riqueza. À vezes, são até falsos, servindo mais de enfeite do que alimento.

Sonhar com bolo de casamento pode indicar a vontade de se distinguir socialmente, através do matrimonio. Uma declaração do casal de que “nós podemos”. Essa sensação de poder e pujança pode ser expressada nos sonhos mesmo sem ter a cerimonia num passado ou futuro próximos. É apenas um símbolo.

Se o bolo de casamento no sonho é pequeno ou torto, pode indicar dúvida em relação ao parceiro, questionando se é a pessoa certa para se casar (é mais comum entre mulheres). Se estiver quebrado e esfarelado, pode ainda ser preocupação com a situação do relacionamento, com o desgaste através do tempo, e o desmoronamento da família.

Sonhar com bolo de chocolate

Se o bolo é especificamente de chocolate, é por que existe um fator adicional a ser considerado na interpretação.

Neste caso, os sentimentos envolvidos são de necessidade de satisfação de prazeres mundanos e imediatos. A gula pode ser estendida para além do comer, incluindo outros objetos de desejo.

Chocolate é uma extravagância, uma coisa que não era de acesso tão fácil e ainda continua sendo caro para a maioria. Logo, pode-se inferir o desejo por experiências extraordinárias para quem sonha. Sentir prazer além do normal.

Pode significar o desejo por estas sensações ou por ter consciência de que está passando por uma fase boa. Apenas ver o bolo, sem ter acesso, ou se ver comendo-o pode direcionar melhor o entendimento do sonho e os sentimentos envolvidos.

Sonhar com bolo de festa

Sonhar com bolo de festa, normalmente recheado, com cobertura e enfeitado, pode indicar sua vontade de querer participar de algum evento coletivo onde você se sobressaia. Vontade de aparecer, se mostrar e receber apreciação por ser quem você é.

Pode ser um desejo de fazer parte de um grupo que tem os mesmos interesses que os seus, e o bolo simboliza o sentimento agradável de pertencimento.

Sonhar com bolo simples

Se sonhar com um bolo simples, mas que evoca um sentimento agradável, pode estar satisfeito com o momento atual e que não tem preocupações financeiras.

Pode remeter à família, numa ligação com o passado e o sentimento de saudade envolvido nas coisas do dia-a-dia, quando só se dá valor depois de perdido.

Se sonha que está levando um bolo que considera simples em um evento mais refinado, pode indicar o sentimento de insegurança e inadequação social. Pode estar sentindo-se desconfortável em algum grupo.

Sonhar com bolo grande

Sonhar que está carregando um bolo grande e pesado, talvez esteja insatisfeito/a com cobranças familiares, sobre tudo com relação ao casamento.

Um bolo demasiadamente grande no sonho pode indicar que está dando mais importância ao status e posição social, deixando de lado as relações pessoais que te levaram onde chegou. Ostentação vazia não se sustenta por muito tempo, e afasta pessoas ao redor.

Sonhar com bolo cortado

Sonhar com bolo cortado pode indicar o desejo por justiça e receber tratamento igual aos demais. Pedaços do mesmo tamanho indica que se contenta com o que está recebendo. Muito ou pouco, não importa, tem sua parte assim como os demais.

Um bolo cortado pode significar um descontamento que vem após um período de ansiedade. Tanta espera para um desfecho rápido demais. Frustração.

Se vê pedaços de bolo já cortados no sonho, pode estar sentindo gratidão por ter sido bem cuidado e acolhido por alguém.

Sonhar cortando um bolo

Aqui, pode indicar a ansiedade para que um determinado evento ou situação passe logo. Normalmente quando se corta um bolo numa festa é indício que ela está terminando.

Pode significar o sentimento de querer compartilhar coisas com os outros, dividir o que tem com os demais, ou que pode ajudar outras pessoas. Dependendo do contexto, pode ser que queira de boa vontade ou que se sinta obrigado a fazê-lo.

Sonhar com bolo quebrado

Sonhar com bolo quebrado, esfarelado ou cortado displicentemente pode indicar descontentamento por algum evento que participou.

Pode estar julgando situações que ache que não está bom para seus padrões, que deveria receber ou ter mais atenção e um tratamento diferenciado por acreditar ser especial.

Pode ainda, indicar que determinado grupo que participa está se desfazendo ou se partindo, que relações estão se deteriorando, ou que está preocupado com uma possível escassez material.

Sonhar com bolo caindo no chão

Se sonhar com bolo caindo no chão, pode ser uma autocrítica por alguma gafe ou sentimento de ter passado vergonha em público. Nesta mesma linha, pode estar em um período de insegurança devido alguma apresentação importante, e teme não faze-la bem feita.

Pode representar a sensação ruim de ter tido muito trabalho fazendo uma coisa que não serviu para nada.

Se vê outra pessoa deixando cair um bolo, pode ser que está desconfiado ou preocupado que alguém estrague ou sabote algum evento importante.

Sonhar fazendo bolo

Se está preparando um bolo, pode ser ansiedade em receber alguma visita e desejar que saia tudo certo.

Pode ser o desejo de cuidar bem das pessoas que gosta, alimentando-as com comidas doces. Por outro lado, pode ser que queira se auto-gratificar, indicando um estado de carência afetiva.

Sonhar com bolo queimado

Se sonhar com bolo queimado, pode indicar que está negligenciando ou não dando atenção suficiente para parentes e amigos. Um fundo de culpa envolvido.

Autocrítica por ter deixado alguma situação passar do ponto, do limite, que não deu um basta quando deveria, causando um dano irreparável. Pode ser também por ter perdido uma oportunidade de causar uma boa impressão em um grupo.




Já sonhou com bolo? Comente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *