Sonhar com alguém que já morreu

Sonhar com alguém que já morreu

dia dos mortos
Comemoração tradicional do dias dos mortos no México

Significado de sonhar com alguém que já morreu

É comum pessoas sonharem com quem já morreu e os significados podem ser bastante variados. Embora muitos acreditem que o morto no sonho veio do além para te transmitir alguma mensagem ou para te atormentar, prefiro entender como reflexo de estados mentais e emocionais aparecendo simbolicamente durante o sono.

A pessoa ou ente querido visto no sonho, normalmente é o conjunto de ideias e conceitos acumulados durante a convivência e na troca de experiências. Determinados eventos vivenciados atualmente podem ativar lembranças da época em que esteve com o falecido, fazendo com que ele apareça de alguma forma no sonho. 

Vale ressaltar ainda que, a imagem que temos de alguém em nossa mente não é ou não representa a pessoa propriamente dita, mas é, antes, um personagem criado e filtrado por nossas próprias crenças e valores. Por exemplo, cada pessoa tem um conceito ou uma ideia de quem EU seja, podendo variar muito de uma para outra sem, no entanto, me representar completa e acuradamente. 

Isso vale para todos, porque nem nós mesmos nos conhecemos por completo, quem dirá os outros.

A morte, apesar de todos os avanços científicos, intelectuais e filosóficos, continua fora do alcance do entendimento dos humanos, ou melhor dizendo, o que ocorre após ela. Discutirei  o assunto em outro post. O foco  deste é entender o significado de ver uma pessoa falecida durante o sonho.

O sentido de morte, representado pela visão de alguém que morreu, também significa o término ou rompimento de algum processo ou situação. Fim de uma fase para começo de outra. Momento de transformação.

Possíveis significados para sonhar com alguém que já morreu

Pura e simplesmente saudade de alguma pessoa já falecida. Muitas vezes, o sentido mais objetivo e direto é o mais correto.

Durante o dia pode ter vivenciado e experimentado alguma situação e ter tido sentimentos que remeteram à época da convivência com o falecido, podendo fazer com que se manifeste de maneira simbólica no sonho.

Necessidade emocional de ter algum tipo de ajuda externa que normalmente a pessoa falecida lhe provia.

Por outro lado, sonhar com alguém que já morreu que te fazia mal ou de quem não gostava, pode ser receio de que as coisas ruins voltem à acontecer. Figurativamente, um fantasma que vem te assombrar.

Sonhar com alguém que já morreu pode significar que tem algum assunto pendente para ser resolvido, mas que não consegue dar um encerramento apropriado. 

Sonhar com quem já morreu pode indicar negação de aceitar que determinada fase ou período já terminou. Pessoas aprisionadas no passado. Nostalgia. Vontade de reviver os bons velhos tempos que não voltam mais.

Sonhar com alguém que já morreu falando com você muito provavelmente não é a pessoa voltando para lhe contar alguma coisa, para lhe aconselhar ou revelar algum segredo,  mas sim, um diálogo interno entre duas partes de você mesmo. Uma delas é o que considera ser você e a outra é uma figura imaginária dizendo o que você acha que o outro lhe diria em determinada situação. 

Sonhar com a pessoa que já morreu, mas no sonho está viva, pode indicar simplesmente conexões aleatórias do subconsciente, não levando em consideração o fator temporal, ou seja, o tempo é experimentado durante a vigília mas, no sonho, não há distinção entre o passado e o presente. 

Se durante o sonho se dá conta  que está interagindo com uma pessoa que já morreu, pode indicar que está confuso com relação à forma como deve encerrar alguma coisa ou que tem dúvida se realmente algo que considerava concluído ainda pode ter consequências futuras.

sonhar com alguém que já morreu
Assim também não, né?!

Sonhar com alguém que já morreu morrendo de novo pode significar receio de passar pela dor da  perda  mais uma vez. Pode ainda, indicar que algo que estava pendente no passado foi finalmente resolvido, ou que deseja que algo ou alguma situação permaneça morta e que não retorne. 

Sonhar com quem já morreu sorrindo pode indicar um sentimento de alívio por imaginar que a pessoa está bem onde quer que  acredite que esteja.  Você pode estar se sentindo bem por alguém ter morrido, por finalmente ter terminado um período de sofrimento pré morte. Também pode significar reconciliamento com o passado,  aceitando que, o que passou, passou.

O grau de relacionamento que tem com a pessoa falecida que vê no sonho também tem importância na sua interpretação. Se for com parentes próximos, tem relação com a família; se for algum colega de trabalho, indica assuntos não resolvidos profissionalmente; se for com um estranho, digo, alguém que conhecia de vista e que sabe que morreu, pode significar uma dificuldade generalizada de se desapegar do passado para começar uma vida nova. 

Como esclarecimento, sonhar com pessoa que já morreu e sonhar com gente morta não é a mesma coisa. Pode ser que haja uma dificuldade na expressão do que realmente quer dizer. Gente morta é quando sonha que vê ou interage com um cadáver, e cuja interpretação não faz parte do escopo deste post.

Sonhar com alguém que já morreu pode ser desagradável ao acordar e lembrar que a pessoa não está mais presente, pela sensação ruim de achar que está sendo atormentado por uma assombração ou por ficar na dúvida se era alguma mensagem que queria te transmitir.



E você, já sonhou com finados? Foi bom ou ruim o sonho? Comente.


Talvez se interesse em ler sobre o significado de sonhar com outros temas. Abaixo seguem algumas sugestões.


1 thought on “Sonhar com alguém que já morreu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *