Sonhar com Água

Sonhar com água indica uma forte ligação com o estado emocional da pessoa no período que sonha. O significado mais comum para água é sentimentos, sensações, emoções. A cor da água no sonho determina a natureza da experiência ao sonhar. Clara e limpa, indica cura e renovação; escura e barrenta, estagnação e doença. O movimento da água junta-se aos elementos da cor, como parada, corrente, enxurrada, etc.

sonhar com água
Água: fundamental para vida na Terra

Simbologia da Água

Água também é associada à adaptabilidade, pois toma a forma de onde está contida, e também por seguir o caminho de menor resistência, contornando obstáculos. Outro significado é com o inconsciente e as correntes de pensamento e emoções que fluem dentro de si e que não se dá conta.

Um lembrete importante, que passa despercebido por muitos, é que TUDO no sonho são criações suas, vindas de memórias ou lembranças distorcidas. Paredes, panelas, pessoas, plantas, prédios… tudo são suas versões destas coisas e tem relevância para o entendimento geral do sonho.

Outra coisa, o que chamamos de intuição, nada mais é do que a capacidade cerebral de reconhecer padrões. Não é algo místico ou extra sensorial. Não. São pequenas peças de informações e experiências armazenadas e que se assemelham com um novo evento. Muitas vezes não é consciente, você apenas sabe. Uma sensação de familiaridade que emerge por comparação.

Nosso subconsciente também não faz distinção entre presente e passado, juntando experiências novas com antigas.


Significados de sonhar com Água

Vejamos algumas interpretações para sonhos envolvendo água:

Sonhar com Água clara ou límpida

Relacionado com emoções boas. Aplicável em todas as circunstâncias onde a água aparece no sonho.

Sonhar com Água escura

Relacionado com emoções ruins. Aplicável em todas as circunstâncias onde a água aparece no sonho.

Sonhar com Água limpa

Sonhar com água limpa normalmente está relacionado com curas e estados mentais tranquilos, o que é uma boa coisa. Água limpa e lava machucados, podendo ser estendido o significado para crises emocionais. É sentimento de alívio após ter passado por um momento ruim.

Pode indicar também a alegria e paz de espírito por ter feito uma boa ação, como ter ajudado pessoas em necessidade.

Sonhar com Água suja

Sonhar com água suja por outro lado, indica sentimentos ruins, impróprios, possivelmente ligados à culpa. Se bebe água suja no sonho, pode estar se alimentando emoções negativas.

Se sonhar que escorre água suja de seu corpo enquanto se lava, pode indicar que está em um processo de recuperação após concluir que suas ações e emoções não eram boas. Admissão do erro é o primeiro passo para corrigir um problema.

Sonhar com Água barrenta

Sonhar com água barrenta pode significar um período de confusão mental e emocional, quando não consegue enxergar o que ocorre ao redor.

Pode estar passando por um momento de incertezas, sem saber ao certo onde pisa.

Sonhar com Água corrente

Sonhar com água corrente pode ser um bom sinal, que sente que suas emoções fluem sem impedimento e sem culpa. Está conseguindo se expressar adequadamente e se sente bem por isso. Há o sentimento de que conseguirá contornar qualquer dificuldade que aparecer pela frente.

Água corrente é usada para limpar coisas, o que pode ser interpretado no sonho com a vontade de esclarecimento de mal-entendidos, fazer as pazes com alguém, ou seguir em frente após um período de estagnação.

Sonhar com Água do mar

Sonhar com água do mar calmo pode indicar um estado de tranquilidade que atravessa. Está relaxado/a e só que aproveitar o momento para descansar e se acalmar.

Sonhar que toma banho com água do mar pode significar vontade de se livrar de energias negativas. Sente-se carregado/a com coisas que não te pertencem e quer se limpar disso tudo.

Por outro lado, se sonhar com água do mar agitado, com ondas fortes, pode estar passando por um período de grande tormento emocional. Não tem controle do que sente e nem sobre o que ocorre ao seu redor. Jogado/a de um lado para outro, sem poder de escolha. Pode estar envolvido/o em relacionamentos complicados com laços profundos.

Sonhar com enxurrada

Sonhar com enxurrada pode indicar um descontrole emocional, quando a intensidade do que sente e a expressão dos sentimentos são exagerados e desproporcionais.

Pode estar passando por um período de forte pressão ou angústia e que precisa extravasar de alguma forma. Um alívio descontrolado pode deixar rastro de destruição para trás. Sinal de atenção.

Sonhar com Água parada

Sonhar com água parada ou estagnada não é um bom sinal. Pode se encontrar numa situação passiva de aceitação de que as coisas são como são e que não tem capacidade para mudança.

Na água parada há a tendência de criação de doenças e acúmulo de sujeira, não sendo adequada para o consumo. Da mesma forma, sentimentos não expressos só tendem a tornar a pessoa amarga e triste.

Por outro lado, se a água está parada sem distúrbios na superfície, pode estar passando por um período de serenidade e paz. Só tome cuidado com a omissão e negação com relação ao que ocorre nas profundezas.

be water
Be water!

Descrição fósmea de sonhar com água.

Abaixo segue a descrição de um sonho com água, o qual fiz o registro escrito na época. Não vou editar muito o texto original, deixando mais as impressões, ficando, talvez, um pouco confuso de entender. Ao sonhar com água, não dá para ser exato. Serve apenas como curiosidade sobre as possibilidades interpretativas.

O caminho

09/04/2007 – Sonho bacana, porém estranho, gostei, parece que algo mudou positivamente. Não sei se estava interligado, acho que sim. Descia uma ladeira correndo. Era uma montanha, um monte, não era muito alta; o chão era cinza, cor de areia, estava úmido devido as árvores ao redor. Não tinha sol mas estava claro. O caminho era estreito, um metro, um metro e meio e as vezes tinha que ir para o lado por causa dos carros que desciam.

Eu corria bastante, rápido e não me cansava. Tinha mais duas pessoas me acompanhando. Uma era meu irmão mais novo, e a outra eu não sei, mas estavam sempre atrás. Num ponto havia uma trifurcação, dois caminhos à esquerda, com asfalto e um que continuava a descer e era de areia. Escolhi este último. Não sabia para onde estava indo. Cheguei ao final e era o ponto mais baixo entre dois montes, de forma que precisaria subir agora.

Era um acesso para um mirante, um ponto turístico, uma ruína. A encosta era bastante íngreme e feita de pedra esculpida, com vários símbolos, letras. Havia um caminho mais estreito, que era de pedra branca, clara. Era difícil de subir, escorregava. Depois de um tempo, já havia escurecido, mas eu conseguia enxergar devido a luz da lua. Seguia andando pisando em pilares ou colunas e, se não tomasse cuidado, eu cairia. Era um caminho tortuoso, como se fosse um rito iniciático.

A travessia

Ao final, não havia mais para onde ir, acabaram-se o pilares, mas eu precisava continuar andando em frente. Não sei o por que, ou quem me instruiu a isso, mas sabia que teria que dar 10 passos no escuro, na fé de que algo me guiaria e que não cairia no abismo abaixo. Fui andando e contando os passos, um, dois, três… e surgiam pegadas no ar, momentos antes de eu firmar o pé. O estranho é que as pegadas estavam no sentido contrário, como se o caminho fosse de volta. No nono passo não contei mais e só andei.


Veio na minha cabeça coisas como contato com alienígenas e não algo de cunho religioso. Cheguei a uma pedra, uma coluna de uns dois metros de circunferência, mas era natural e não esculpida. Havia, perto da extremidade, uma depressão com asfalto, como se algo tivesse sido muito bem enterrado e que não devesse sair. Debrucei-me na lateral para olhar e vi um buraco com rachaduras, causado por uma colisão. Sabia que havia algo ali.

Sonhar com água – Libertação do que ou de quem?

Comecei a bater na depressão e pedi para que saíssem de lá. Nesse momento percebi que estava no meio do mar ou lago muito grande, estava escuro e via as margens muito longe, com as luzes das cidades. Eu estava ilhado e o caminho que percorri havia sumido. Via luzes mais fortes por de trás das montanhas do continente, supus que fossem da Lua, mas havia mais de uma… Subitamente de um buraco da depressão começou a jorrar um jato de água, descrevendo uma parábola, pois não era muito forte. Fiquei apreensivo, pois sabia que algo importante tinha acontecido.

Acordei na cama do meu antigo quarto na casa da minha mãe, coberto com cobertores e preocupado com horário, que tinha dormido demais e não podia desperdiçar o dia. Um dos meus sobrinhos apareceu na porta e me chamou, queria conversar. Fim do registro.

O que eu acho do significado do sonho hoje?

Acredito que está bastante escancarado. O correr significa que queria me distanciar, me diferenciar de meu irmão e da outra pessoa (alguém com as crenças parecidas com as dele?). Não escolhi o caminho pavimentado, ou seja, conhecido, e segui pelo tortuoso e desconhecido. A subida indica que não seria fácil; os símbolos, minhas ideias rígidas do que imaginava conhecer; pedra branca e escorregadia, difícil de obter paz e estabilidade. As colunas, que eu teria que me equilibrar ou me adaptar aos valores sociais estabelecidos, para não cair e fracassar novamente.

Os passos no vazio são intrigantes. Parte de mim me instigou a prosseguir mas, subconscientemente, sabia que era o caminho errado, que estava indo na direção contrária, que estava indo para onde não devia, voltando de onde havia saído. Pela contagem, eu já devia estar envolvido e entregue àquele estado emocional.

A coluna de pedra natural talvez fosse o centro de mim, minha crença mais arraigada de quem eu seja. A depressão coberta com asfalto, acredito que seja algo que eu não queria mais vivenciar, que eu havia enterrado e dado como definitivo. A colisão e rachaduras talvez seja o fracasso das experiências. As batidas e o chamamento provavelmente indicam que eu queria voltar para um condição anterior, voltar para a empresa que trabalhava antes. A coisa que eu havia dado como encerrada.

sonhar com água
Quase isso…

A transição para a água e o isolamento indicam que eu estava inundado pelos meus sentimentos mais sombrios, distante das luzes e da segurança do chão das margens. A presença da lua também tem forte relação com emoções e maternidade, indicando que minha mãe era o que me impedia de ficar na escuridão total (morte).

O fraco jato de água pode indicar o inicio da aceitação que deveria voltar para o trabalho. Mais precisamente, as emoções ruins relacionadas com o ter que voltar a trabalhar. Sonhar com água escura não é bom sinal.



Sonhar que acorda dentro de um sonho é como no filme Inception. Subi um nível de consciência, por assim dizer, acordando em um lugar seguro (cama na casa da mãe, coberto com cobertores… nada mais seguro que isso). A urgência para aproveitar o dia indica que eu queria fazer outras coisas e me alienar desses sentimentos ruins, da necessidade de trabalhar. Queria me divertir, jogando vídeo game com meu sobrinho, como fazíamos com frequência.

Creio que achar esse sonho bacana, como escrevi na época, era mais um indicativo que estava na rota certa… para abraçar a depressão (doença).


E aí, gostou da interpretação? Ou estaria eu forçando um significado de sonhar com água para se encaixar no contexto? Comente.



One thought on “Sonhar com Água

  • 21 de dezembro de 2020 em 17:53
    Permalink

    Sonhar com água clara e límpida é muito bom!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *