Sonhar com abelha

Abelhas são insetos incríveis pela organização social e comunicação, sendo importantes no processo de fertilização das flores. Sonhar com abelha costuma ser coisa boa. Vejamos alguns significados, mas antes, algumas curiosidades sobre essas fascinantes criaturas.

sonhar com abelha
Mais úteis que muitos humanos

Curiosidades sobre abelhas

Se quiser ir direto para a parte dos significados, clique aqui.

As abelhas são animais invertebrados pertencentes ao filo Arthropoda, classe Insecta, ordem Hymenoptera e família Apideae. Atualmente são conhecidas mais de 20.000 espécies de abelhas. Elas podem viver solitárias ou formar colônias com cerca de 80.000 indivíduos.

Quando o enxame está superpopuloso, cerca de 50% das abelhas partem para construir a nova casa. Várias saem para procurar um novo lugar, e não pode ser qualquer um. Elas possuem instintivamente o conhecimento das condições ideais, incluindo espaço, temperatura e proteção contra predadores. Depois, voltam para a colmeia e “debatem” qual é o melhor lugar, cada uma expondo suas descobertas. Outras vão verificar e, só depois de um consenso, fazem a mudança de uma vez.

A comunicação é feita através de complexas danças e movimentação dos corpos, e são capazes de passar coordenadas especificas da localização de fontes de alimento ou de um potencial novo lar. Aos desavisados parece apenas caos e zumbido, mas entre elas têm muito significado.

A abelha rainha abandona a colmeia atual para formar uma nova, já que possui em seu abdome os ovos para gerar uma nova população. Outra rainha assume o lugar da antiga.

Parecidas com humanos, as abelhas têm distinta estrutura de funções. Há faxineiras, enfermeiras, nutricionistas, seguranças, operárias, sem falar nas abelhas coletoras cujo único trabalho é armazenar néctar no favo. O tipo de alimentação que recebem determina seu desenvolvimento e seu “cargo” dentro da colmeia, inclusive de rainha.

Os alvéolos dos favos têm o formato hexagonal para minimizar o gasto com cera (material de que é feito) e para maximizar o espaço de armazenamento. Possuem uma pequena inclinação, de 4° à 9°, para impedir que o mel escorra e que as larvas caiam. Altamente adaptadas.

As abelhas dormem de 6 a 8 horas por dia. Estudos sugerem que o motivo para gastarem tanto tempo paradas é para reforçar o aprendizado, em processo semelhante do sonhos humanos. Além disso, como a comunicação é baseada na movimentação de seus corpos, abelhas sonolentas ou cansadas podem se “expressar mal”, trocando informações incorretas. São muito inteligentes e podem até reconhecer pessoas. Incrível.

Há uma preocupação por parte de ambientalistas, alarmados pela crescente diminuição da população de abelhas. Elas são responsáveis por boa parte da polinização das flores, necessária para a geração de frutos e sementes. É uma cadeia simbiótica e de equilíbrio frágil: as flores produzem deliberadamente substâncias adocicadas e aromáticas para atrair as abelhas, que por sua vez carregam em suas patas e corpos, o pólen para fertilizar outras plantas. Nessa perspectiva, as abelhas são mais importantes ao meio ambiente terrestre do que humanos. Reflita.

Simbologia da Abelha

Dito tudo isso, fica mais que evidente que abelhas apresentam várias características positivas e benéficas. Assim sendo, sonhar com abelhas normalmente tem significados bons. No entanto, tudo tem dois lados, e exageros podem indicar problemas.

O significado evocado ao se pensar em abelhas é trabalho, cooperação, organização, limpeza. Também fertilidade e prosperidade. O zumbido depende do contexto, onde pode ser um bom sinal que está perto de encontrar algo que deseja ou problemas de comunicação no emprego. Está associada à justiça divina, por causa da sua picada, e também, uma vez que produz mel, com a misericórdia que emana da divindade.

Um lembrete importante, que passa despercebido por muitos, é que TUDO no sonho são criações suas, vindas de memórias ou lembranças distorcidas. Paredes, panelas, pessoas, plantas, prédios… tudo são suas versões destas coisas e tem relevância para o entendimento geral do sonho.

Outra coisa, o que chamamos de intuição, nada mais é do que a capacidade cerebral de reconhecer padrões. Não é algo místico ou extra sensorial. Não. São pequenas peças de informações e experiências armazenadas e que se assemelham com um novo evento. Muitas vezes não é consciente, você apenas sabe. Uma sensação de familiaridade que emerge por comparação.

Nosso subconsciente também não faz distinção entre presente e passado, juntando experiências novas com antigas.


Significados de Sonhar com Abelha

Sonhar com Abelha

Ver as abelhas no seu sonho simboliza riqueza, boa sorte, harmonia, criatividade e felicidade. As abelhas também são símbolos de trabalho árduo e manufatura, representados pela frase comum “ocupado como uma abelha”. Seu trabalho intenso será recompensado no final, com ótimos resultados.

Alternativamente, o sonho representa as coisas que estão agitando sua vida ou algo que está fervilhando de atividade. Está se ocupando com mais coisas do que devia? Há muitas pendências te perturbando?

O que significa Sonhar com enxame de Abelhas?

Se sonhar com um enxame ao seu redor, mas não sente medo, pode significar que está confiante em seu trabalho e que se destaca entre os demais. No entanto, se estiver sendo atacado pelo enxame, talvez sinta que que todos no trabalho te querem mal. É, certamente, um exagero e uma distorção cognitiva. Preocupação com fuxicos.

Ver um enxame em torno de uma colmeia é sinal de atividade, produtividade e, consequentemente, mais recursos e prosperidade. Por outro lado, pode ser um indicador de consciência pesada quando deseja ter o que não te pertence e teme pelas consequências.

Se vê um enxame de abelhas passando, pode significar um período de transição e instabilidade em sua vida, pois elas só se movem em grandes grupos quando mudam de lugar ou quando estão fugindo de ameaças.

Sonhar com Abelha picando

A ação da abelha te picando no sonho pode indicar a sensação de desconforto por pensar que alguém quer seu mal, ou, mais ainda, a constatação de que foi o culpado por uma discussão que te trouxe prejuízo. Provocou e tomou o troco, pois abelhas só atacam se ameaçadas.

Se sonhar com abelha picando outra pessoa, pode ser preocupação que algum conhecido esteja se envolvendo com coisas potencialmente nocivas, no sentido de que vai quebrar a cara se não mudar o comportamento. Ainda, pode ser a satisfação por alguém ter sido punido por ser folgado e espaçoso.

A abelha quando pica, acaba morrendo no processo, pois o ferrão é uma extensão do abdome, que se rompe quando tentam voar. Assim, o ato da defesa instintiva é suicida (embora elas não saibam disso e nem tenham escolha). Desta forma, a picada de uma abelha pode significar o último recurso de defesa de alguém desesperado, ou dano irreversível por uma atitude impensada.

Sonhar com picada de Abelha

Aqui, a ação já aconteceu. O que vê é o machucado e o inchaço causado pela picada. Pode ser que esteja remoendo alguma injustiça ou refletindo sobre seus comportamentos. Provavelmente é culpa por ter ultrapassado limites ou frustração por ter arriscado e não conseguir o que desejava.

Há uma outra interpretação, embora menos comum, que indique que a picada é uma forma de cura e de alivio para dores físicas, ou a autoimolação para purgar pecados.

O que significa Sonhar com Abelhas Atacando?

A maioria das abelhas só atacam quando tem seu território e seu domínio ameaçado, ou seja, não são predadoras. Assim, sonhar com abelhas atacando é por alguma transgressão que tenha cometido. Pode achar também, em um primeiro instante, que está sendo injustiçado e ameaçado sem motivo, mas é bom refletir sobre os porquês de estar se sentindo perseguido, se é que está mesmo, e o que pode ter causado isso.

Pode significar a repercussão mental onírica de alguém que foi injustiçado ou punido por não ter noção de onde estava se metendo.

Sonhar com Abelhas assassinas

Embora raro de distingui-las na confusão dos sonhos, sonhar com abelhas assassinas indica mais um medo generalizado, do que por uma causa especifica, embora restrita ao campo profissional e social. Está temeroso que algum grupo se rebele contra você ou esteja com paranoia de perseguição.

A grande maioria das pessoas nunca terá contato físico ou visual com estes insetos, mas está presente no imaginário através de livros e filmes. Pode ser que um temor antigo tenha sido ativado por algum evento, desencadeando os sentimentos ruins associados à essa ameaça.

Sonhar com Abelha: número da sorte

Para os que acreditam, sonhos com abelhas estão ligados aos seguintes números: mel da abelha: 17, 19, 23, 39, 40; abelha rainha: 4, 12, 13, 45, 48; abelha preta: 18, 26, 37, 41, 42; abelha gigante: 1, 17, 25, 29, 50. Sinceramente, não sei de onde tiram essa ideias mas… vamos em frente.

Sonhar Abelha preta

Abelha preta é algo incomum. No sonho, pode significar a desconfiança que algum membro da equipe de trabalho ou colega, está mal intencionado, ou que não é o que parece. A analogia é com a proverbial ovelha negra. Todo grupo grande tem alguém desajustado e que causa problemas.

Por outro lado, pode ser um indicador para que preste mais atenção na forma como lida com seus subordinados, tratando alguns de maneira negativamente diferente por algum preconceito mal formulado.

Sonhar com Abelha no ouvido

Se sonhar com uma única abelha zunindo ao seu redor, que não consegue espantar, pode estar incomodado com o que alguém falou à seu respeito. Se forem várias, sente o ambiente profissional tóxico.

Pode estar passando por algum período de tormento emocional, que toma forma de uma ideia fixa, o tempo todo aparecendo entre os pensamentos. O desconforto pode ser parecido com uma abelha ou outro inseto teimoso te rondando.

Sonhar com Abelhas mortas

Se sonhar com abelhas mortas pode indicar que não está dando valor ou atenção necessária para as pessoas ao redor, principalmente colegas de trabalho. Talvez acredite que não estão rendendo como poderiam ou gostaria, e os associa como mortos, parados e improdutivos. Seria uma boa oportunidade para reuni-los e entender melhor o que se passa.

Embora raro, pode ser a preocupação com os empregos em uma fábrica, sendo você o portador das más noticias sobre demissões em massa. Se for o proprietário, por enxergar como o fracasso do negócio e que não terá como recupera-lo.

Sonhar com Abelha em uma flor

Este é um sonho bem agradável, talvez gerado pela contemplação da natureza e todas as suas belezas. Pode ser que preze por rotinas e trabalhos manuais.

Pode também, indicar que está apaixonado por alguém, possivelmente do trabalho.

sonhar com abelha na flor
Está gostando de alguém?

O que significa sonhar com Abelha grande?

Se sonhar com uma abelha grande, ficando bem nítidas as cores preta e amarela do corpo, pode indicar que está com medo ou pressentimento (sensação) de que alguma coisa está errada e que está prestes a explodir. Talvez algum trabalho mal feito, que receava que fosse descoberto ou imaginava que poderia dar problema no futuro.

Pode ser resultado de um ego inflado, quando acredita que seja super-capaz e que pode dar conta de tudo, carregando e absorvendo várias atividades. Lembre-se, as abelhas também dormem e trabalham em conjunto. Querer abraçar o mundo não trará bons frutos à médio e longo prazo.

Por outro lado, pode ser que se sinta subutilizado e deslocado no ambiente de trabalho.

O que significa sonhar com Abelha pequena?

Sonhar com abelha pequena pode ser que menospreze o trabalho das pessoas mais simples, com atividades mais operacionais e braçais. Pode estar tão entretido com suas próprias atividades que não consegue ver o valor individual de cada pessoa, apenas uma massa amontoada e caótica.

Alternativamente, pode ser você que sinta que não está rendendo o quanto poderia no trabalho, ou se imagina inferior aos demais.

Nos dois casos, seria bom uma reflexão mais aprofundada para entender as motivações.

Sonhar com muitas Abelhas voando

Ver abelhas voando em flores indica que está passando por um período de alegria e contentamento, ou que está muito feliz com seu trabalho.

Abelhas voando significa abundância de vida e de oportunidades, que o meio ambiente é favorável para prosperar. Ponha a mão na massa e participe do esforço coletivo. Só assim terá resultados sem causar distúrbios no equilíbrio do grupo.

Pode ser também o incomodo sentido pela quebra da harmonia em um lugar, com a chegada um elemento novo.

Sonhar com Abelha no cabelo

Abelha no cabelo pode indicar alguma confusão mental, pois algo está onde não deveria estar, enrolado, embraçado, e sair da situação pode ser perigoso (no ponto de vista da abelha). Pode ter se envolvido com quem não queria ou ter se expressado mal, tendo agora que remediar a situação com cuidado para não causar danos.

Pode ser resultado de implicâncias de colegas de trabalho com relação à sua aparência de uma modo geral, críticas de como deve se portar e agir. Talvez signifique que tem muita gente opinando sobre sua vida e queria se livrar dessa influência, ou seja, cuidem da sua vida!

Sonhar com colmeia de Abelha

Se sonhar com abelhas em um colmeia, com favos pingando mel, pode estar muito empolgado com algum projeto que renderá bastante dinheiro.

A colmeia é um caldeirão físico-químico vibrante e em constante mudança. Serve tanto de abrigo, armazém, berçário, refeitório. Está sempre limpo e higienizado. No entanto, sonhar com a colmeia remete à sorte ou azar de quem a encontra. Se estava procurando por uma e encontra é uma coisa, se esbarra inadvertidamente pode se dar mal.

Assim, pode significar necessidade de cautela de como aborda determinada situação. Pode ser a intuição indicando que está sendo displicente ou para aproveitar a boa sorte. Depende do momento que estiver vivenciando.

Sonhar com favo de mel

Favo de mel remete à estrutura e organização, pois cada pedaço tem uma finalidade. Assim, ver favos de mel pode indicar que necessita de pôr ordem na sua vida ou no trabalho, e ter disciplina para que alcance seus objetivos.

Pelo formato repetitivo e hexagonal dos alvéolos, pode causar aflição em quem sofre de tripofobia, (“medo de buracos ou furos”). Desta forma, pode ser bastante perturbador sonhar com favos de mel.

Sonhar com mel de Abelha

O Mel é um dos alimentos mais ricos e completos que podemos encontrar na natureza, sendo um dos poucos resultantes de um processo deliberado de manufatura. Respeitadas algumas condições, pode permanecer muito tempo guardado sem estragar.

Sonhar com mel pode indicar que esta passando por um período de fatura e sorte. Que se sente particularmente feliz pelas coisas que tem obtido, vindo de um sentimento de gratidão.

A associação com a sorte é porque antigos humanos caçadores/coletores que encontravam uma colmeia com mel ficavam bastante satisfeitos, pois não é tão fácil localizar alguma.

Sonhar com própolis

Própolis é mais uma das substâncias produzidas pelas abelhas, sendo usado por elas para manter a colmeia higienizada, evitando fungos e bactérias. É o que permite a longevidade e saúde da estrutura. Própolis tem várias aplicações, podendo ser consumido ou usado externamente para desinfectar machucados e como anti-inflamatório.

O Brasil é o terceiro maior produtor de própolis, logo atrás de Rússia e China. Além disso, tem 13 variedades já catalogadas, divididas entre as de coloração marrom, verde e vermelha, estas exclusivas do País. [1]

Sonhar com própolis é um tanto quanto raro, principalmente em sua forma natural, uma vez que poucos têm esse tipo de contato e conhecimento. Assim, a ligação é mais conceitual, e pode ocorrer quando o sonhador está passando por problemas de saúde com ferimentos expostos.

Pode significar um forte desejo de limpeza mental, de desintoxicação de pensamentos nocivos que possa vir tendo. Certos tipos de pensamentos e alimentação mal balanceada podem gerar inflamações no corpo. Sonhar com própolis pode vir da sua crença de que essa substancia é capaz de ajuda-lo a melhorar.

sonhar com própolis
Própolis verde (fonte EMATER Minas Gerais)

Sonhar com geleia real de Abelha

Geleia real é a secreção produzida pelas glândulas hipofaríngeas das jovens abelhas operárias, durante um breve período de suas vidas, dos quatro aos quinze dias. A continuidade do suprimento é obtida pela produção das novas jovens operárias da colmeia. A rainha dessa maneira sempre será alimentada com geleia real mantendo a sua postura de milhares de ovos.

Este alimento é empregado pelas abelhas para alimentar suas larvas por 3 dias aproximadamente, a rainha durante toda a sua vida, sendo dado também aos zangões no período inicial de suas vidas. Também misturado com mel. (fonte Wikipédia).

Sonhar com geleia real pode ser um indicador de que não está pensando pequeno e que deseja desfrutar tudo o que a vida tem de melhor. Pode ser que esteja se sentindo um tanto quanto narcisista. Cuidado com o egocentrismo.

Pode indicar que almeja uma posição superior à que tem atualmente meramente por direito e não por mérito. As abelhas rainha têm essa alimentação diferenciada por causa da sua função única na colmeia. Reflita se suas ações merecem tratamento especial.

Sonhar com Abelhas em casa

Sonhar com abelhas na sua casa pode ser um indicativo de que é um bom lar, com boa estrutura e propício para desenvolver vidas. Uma abelha rondando um lugar é que encontrou algo de positivo ou agradável que lhe chamou a atenção.

Em um sentido mais amplo, sonhar com casa simboliza o corpo físico, a morada da alma, como alguns preferem chamar. Juntando os dois significados, pode indicar que se sente saudável e possui atrativos para pessoas ficarem por perto, como sendo um bom colega de trabalho, por exemplo. Período de satisfação e tranquilidade emocional.

Por outro lado, sonhar com um enxame de abelhas dentro da casa pode indicar que está trazendo problemas do trabalho para lar, gerando ruído e perturbação nas comunicações. Pode indicar também, desconforto por muitas fofocas rodando pela família.

Sonhar com Abelha na cozinha

Sonhar com abelha na cozinha é similar ao sonhar com abelha em casa. O diferencial é que a cozinha costuma ser a parte mais social da casa, onde mais conversas ocorrem. Desta forma, fica mais evidente as características boas e ruins ligadas à comunicação.

Abelha na cozinha pode indicar que se sente bem amparado nas atividades domésticas, onde cada um faz sua parte. Pode, como em todo sonho, significar o desejo de ajuda e divisão das tarefas, quando se sente sobrecarregado ou descontente com os preguiçosos. Sempre tem os dois lados.

Em um sentido mais amplo, pode ser que esteja preocupado com a alimentação muito doce, precisando maneirar na dieta.

Sonhar com Abelha Rainha

Sonhar com abelha rainha, embora seja raro, pois poucos viram uma, pode indicar que há uma mulher cuidando da sua vida e que está muito dependente dela. Válido para qualquer figura feminina (mãe, irmã, chefe).

Apesar do título de nobreza, a abelha rainha vem de uma larva comum, se diferenciando no desenvolvimento devido a ingestão da geleia real. No contexto do sonho, pode ser que acredite que possa atingir uma posição social elevada, apesar de ter nascido pobre. Por outro lado, pode sentir o desconforto de assumir responsabilidades ditadas por outras pessoas, sem ter o direito de escolha.

Sonhar com abelha rainha também pode significar que é o momento de abandonar o conforto e estabilidade do lar ou do trabalho, e partir para um recomeço, dando origem à um novo negócio ou família. A estagnação e repetição de rotinas podem desencadear esse tipo de sentimento.

Sonhar que come Abelhas

Se sonhar que come abelhas, uma a uma, talvez indique que está sendo seletivamente maledicente com quem conversa no trabalho. Se mastiga várias de uma vez, pode ser apenas um fanfarrão tentando chamar a atenção, falando bobagens. Preste atenção no seu comportamento.

Pode significar também que está tentando obter resultados pelo meios errados, cortando caminho. Comer uma abelha não faz com que ganhe características de uma.

Sonhar com Abelha na boca

Sonhar com abelha na boca pode vir de uma crença imaginária que tem uma boa lábia, que consegue atrair coisas boas através de suas palavras, ou que o que diz é bom e benéfico.

Pode estar falando mais do que deve no trabalho, exagerando nas fofocas. Em boca aberta entra qualquer coisa. Por outro lado, pode indicar que está com dificuldades na comunicação com os colegas, ou chateado com o que algum falou.

Sonhar com Abelha no corpo

Aqui ficamos em dois extremos: ou está se sentindo muito apavorado, com medo de ser ferido ou de não saber como lidar em situações sociais com muitas pessoas, ou está se achando particularmente sortudo, como se atraísse oportunidades do nada. De qualquer forma, são exageros mentais e devem ser analisados com rigor para entender as motivações.

Se no sonho vê abelhas em outra pessoa, pode estar pensando em alguém agradável ou cheiroso. Por outro lado, pode ser um indicador de inveja da capacidade alheia de gerar recursos materiais.


Ufa! Abelhas têm uma vasta lista de significados. Essas magníficas criaturas são exemplos de como uma sociedade pode funcionar ordeiramente, com cada um fazendo sua parte. Sei que nós humanos temos muito o que aprender com elas.


Já sonhou com abelhas? Como foi? Comente.


Fonte: [1] Abelha.org.br



2 thoughts on “Sonhar com abelha

  • 16 de dezembro de 2020 em 12:08
    Permalink

    Bem completo e interessante. Gostei.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *