Significado dos sonhos

significado dos sonhos
Sonhos são confusos

Introdução

Os sonhos durante o sono sempre intrigaram todos os humanos. Várias ideias foram atribuídas aos motivos de sonhar e o significado dos sonhos. Há uma curiosa necessidade de entendimento e algumas interpretações são comumente atribuídas aos elementos dos sonhos. Cachorros, gatos, cobras, dinheiro, a lista é grande; coisas comuns e incomuns; impressões fortes ou leves; coloridos ou em preto e branco.

Não há uma explicação definitiva do porquê sonhamos e qual sua função exata para o funcionamento do corpo. Da biologia ao espiritual, cada ramo fornece uma interpretação diferente para esse fenômeno.

Algumas pessoas são mais impactadas pelo conteúdo dos sonhos, achando que seja alguma premonição, que algo de bom ou de ruim vai acontecer na vida delas. Uma pequena parcela dos sonhos coincide com os eventos posteriores, mas não há relação causal óbvia e é estatisticamente irrelevante.

Nesta sequencia, serão relacionados alguns motivos por trás dos sonhos, causas mais prováveis, tipos de sonhos e relação dos temas mais frequentes e seus significados.

O que é um sonho?

É o conjunto de imagens, sensações e experiências que ocorrem durante parte do sono e que são lembradas ao acordar. Normalmente o conteúdo é rapidamente esquecido e fica somente uma impressão de algo que parece ter acontecido de verdade (no que chamamos de real).

Um sonho parece sempre não ter começo. As ações se desenrolam a partir de algum ponto em que não faz sentido. Cai-se de “paraquedas” meio de um evento e de lá prossegue-se até… acordar de repente, emendar em outro sonho sem relação com o anterior ou simplesmente acaba tão inesperadamente e sem razão como começou.

O tempo no sono parece se distorcer, ora passando rápido, ora lentamente. Certas vezes, em um curto intervalo (apontados por relógios reais) parece ter durado várias horas

Recordar um sonho é parecido com acessar uma memória, porém quanto mais tempo se passa, menos detalhes permanecem, ao ponto de cair no completo esquecimento. Mais do que imagens, o que permanece é a sensação ou uma ideia vaga do que se experimentou. O significado dos sonhos permanece indecifrável.

Explicações para o processo de sonhar

Embora o significado dos sonhos seja um tanto quando interpretativo e vasto, as razões para o sonhar são mais restritas. Segue alguns motivos mais conhecidos:

  • Subprocesso do sono, quando partes do cérebro responsáveis pela consciência estão menos ativas. Sonhos seriam apenas informações desconexas armazenadas na memória que se encadeiam simulando uma vivência, o que explicaria as incoerências e falta de sentido. Ainda acredita-se que seja parte de um processo cerebral para limpeza, reconstrução e reforço das redes neurais.
  • Segundo Freud, são expressões de desejos inconscientes. Vontades profundas, mas ignoradas ou não aceitas pelo filtro da consciência ou moral, normalmente associadas com repressão sexual.
  • Representação simbólica que o cérebro atribui para os eventos, desejos e preocupações mais relevantes para a pessoa no período que teve os sonhos. Assim como a captação das informações externas pelos sentidos são interpretadas de maneira única por cada um, as interpretações inconscientes armazenadas no cérebro podem emergir gerando algo parecido com a realidade, com imagens, sensações e sentimentos.
  • Saída do espírito do corpo (projeção astral), viajando para outros lugares e interagindo com pessoas. As memórias seriam recordações deste encontros, o que parcialmente explicaria a repetição de certos padrões. A ligação do espírito com o corpo seria mantida pelo chamado “cordão de prata”, segundo os espiritualistas.
  • Acesso á outras realidades paralelas, sobre as quais na maioria das vezes não se tem controle de nada. Para os que conseguem ter sonhos “conscientes”, as possibilidades são infinitas, ficando restritas aos desejos e criatividade de quem sonha. Carlos Castañeda escreveu um livro sobre o assunto chamado “a arte do sonhar”.
significado dos sonhos
Quem nunca sonhou com um pequeno humano vindo em sua direção?

Algumas delas podem ser descartadas ou gerar mais dúvidas do que respostas, considerando que outros animais apresentem sinais comportamentais semelhantes aos dos humanos durante o sono. Cães se movem, mexem as patas, emitem sons enquanto dormem, levando a crer que o seu cérebro está emulando situações reais com respostas físicas concretas.

A maior incidência de sonhos ocorre durante sonos leves. Muitas pessoas relatam acordar de madrugada, dormir novamente e ter uma enxurrada de lembranças de sonhos em um curto período de tempo pela manhã.

Estados diferentes de sono:

 Os humanos têm dois tipo de estados de sono durante uma noite normal: o sono sincronizado ou sono não-REM (Non-rapid eye movement) e o sono dessincronizado ou sono REM (Rapid eye movement).

O sono normal inicia-se pelo sono NREM. Há movimentos oculares rotatórios lentos, redução do tônus muscular e uma atividade cerebral de baixa amplitude. Esse estágio é uma fase transitória e curta. O próximo período é o mais prolongado, ocupando cerca de 50% da noite de sono de um adulto jovem saudável. O terceiro estágio é do sono profundo.

Nessa fase do sono há uma redução acentuada na atividade do sistema nervoso. As frequências cardíaca, respiratória e a pressão arterial ficam estáveis e a atividade mental atinge o seu mínimo. Durante este período não são registrados sonhos.

Já o sono dessincronizado ou sono REM se caracteriza por movimentos oculares rápidos, variações das frequências cardíaca e respiratória e pressão arterial. A maioria das pessoas  quando acordas nesta fase de sono, relatam estar sonhando. O corpo responde como se estivesse vivenciando as experiências dos sonhos.

O ciclo entre os dois tipos de sono se intercalam durante a noite, podendo acontecer de 4 a 6 vezes, com duração entre uma e duas horas. A razão exata para esta alternância não é completamente compreendido.

Embora o processo do sono tenha boa base científica, o significado dos sonhos ainda está distante de ser compreendido.

onça dormindo
Zzzzz…

Interpretação de sonhos

O significado dos sonhos é meramente interpretativo, estando fortemente atrelado aos valores, superstições e culturas dos diferentes povos da Terra. Em um lugar, sonhar com cobras pode ter um sentido negativo ou problemático, enquanto em outros pode indicar boa fortuna.

Além disso, a descrição ou lembrança dos sonhos podem ser incompletas ou distorcidas, não ficando claro o tema principal e a interpretação depende de quem faz a análise e de suas crenças. Quando vários elementos se sobrepõe, fica muito mais difícil de dar algum significado para o sonho como um todo. É tudo muito subjetivo. É mais um necessidade humana de dar sentido para algo que talvez não tenha sentido nenhum.

Sonhos recorrentes podem refletir alguma angustia ou preocupação atuais, onde os personagens e objetos do sonho tem uma relação muito fraca ou sutil com o assunto em questão. Uma associação antiga entre dois termos que emerge de tempos em tempos.

Apenas uma pequena parte do que os sentidos captam durante a vigília são processados e armazenados. É muita informação para o cérebro lidar, principalmente as visuais, mas ficam parcialmente gravadas e, se não forem relevantes (se não houver outras conexões ou padrões que a reforcem), são substituídas. Talvez parte deste conteúdo emerja durante os sonhos, para validar a sua importância ou descarta-lo.

O significado dos sonhos, a que normalmente são atribuídos, pode fazer com os sonhadores mais suscetivos à influenciação ou supersticiosos, forcem uma ligação de algum evento da vida com o conteúdo do sonho. Pensam e cavam até que encontrem uma relação, mesmo que fraca, ligando as duas informações. De novo, altamente subjetivo.

Temas mais procurados

As palavras chave de pesquisa sobre significado dos sonhos são as mais variadas possíveis. Numa média mensal, mais de 2500 termos são procurados, variando de 1000 a 100000 consultas no google.

Muitas delas são variações como cão e cães, dente e dentes, com algum qualificador como cobra preta, cobra verde, cobra grande ou erros ortográficos, por exemplo água e “agua”.

As pesquisas mais frequentes sobre o significado dos sonhos são com animais: Abelha, Aranha, Barata, Boi, Cachorro, Carrapato, Cavalo, Cobra, Escorpião, Galinha, Gato, Jacaré, Leão, Morcego, Onça, Passarinho, Peixe, Piolho, Porco, , Rato, Sapo, Tartaruga, Tigre e Vaca. Nesta lista foram excluídos os termos com plurais e qualificadores como cor e tamanho. Cachorro, cobra, rã e rato são os mais procurados, resultando em 25 animais distintos.

Vale ressaltar que a pesquisa é de termos em português, sendo que em outros países, pela fauna ser diferente, os valores e tipos variam.

Significado dos sonhos

O significado dos sonhos dado normalmente é bem raso, voltado para predições de eventos futuros, como novas amizades, que encontrá um novo amor, que terá prejuízos financeiros, doença na família, etc. Padrões muito generalizados, repetitivos, com as ligações simbólicas muito fracas. Há muita fantasia e pouco conteúdo útil.

O que será apresentado nesta série de posts são interpretações mais fiéis aos que os símbolos representam, apontando não possibilidades futuras, mas os reflexos dos pensamentos, sensações, comportamentos e emoções que a pessoa possa estar experimentando no período que teve o sonho. Assim, o sonho é o resultado de acontecimentos já vivenciados e não previsão do futuro.

Servirá mais como ferramenta de autoconhecimento, para percepção de padrões de comportamentos que, de alguma forma, foram transformados numa linguagem simbólica pelo cérebro, expressada através dos sonhos.

Nada aqui tem relação com misticismo, esoterismo, sobrenatural ou qualquer outra coisa que não tenha cunho psicológico, sociológico ou antropológico.

Não há nenhuma validação cientifica ou estatística que corrobore com as interpretações, ficando meramente como curiosidade e não algo para ser levado ao pé da letra.

Não será a listagem mais completa, ficando restrita aos temas mais procurados. No entanto, as sugestões das interpretações dadas são bem amplas e diferenciadas. Conteúdo original e que não encontrá em nenhum outro lugar no formato que será apresentado.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *