Significado de Sonhar com Porco

O significado de sonhar com Porco normalmente inclui coisas distintas como fartura, excessos, gula, ganância, teimosia e sujeira. Venha descobrir o que os sonhos podem revelar sobre esses simpáticos animais.

significado de sonhar com porco
Porcos: animais sociais

Simbologia do Porco

Os porcos são um dos animais consumidos no mundo. Tem a carne nutritiva e a gordura (banha) pode ser usada para diversas finalidades. Segundo o documentário Dominion (2018), são abatidos por ano os seguintes volumes de porcos:

  • Austrália = 4,9 milhões
  • Reino Unido = 11 milhões
  • EUA = 118 milhões
  • Nova Zelândia = 0,6 milhões
  • Canadá = 21 milhões
  • China = 715 milhões
  • Brasil = 44 milhões

Só estes sete países somam o impressionante número de 915 milhões consumidos por ano. Em média, 30 porcos são mortos por SEGUNDO. O número é maior se considerarmos o mundo todo, que é de 1,48 bilhões (46 por segundo).

Foram um dos primeiros animais domesticados pelos humanos, há 12 mil anos atrás, mas a convivência já vinha de antes. Os porcos selvagens, apesar de agressivos, eram presas pequenas e mais fáceis de serem caçadas. Assim, não é de se estranhar que apareçam com tanta frequência nos sonhos das pessoas.

A associação com fartura e fertilidade é por que se multiplicam com rapidez. Assim, quem criava porcos sempre tinha uma fonte de alimento e bens para poder trocar por outras coisas.

Para os chineses, o ano do Porco é conhecido como um período de abundância e riqueza. Acreditam que pessoas nascidas no ano do Porco serão:

Corajosos, independentes, temperamentais, não gostam de compromissos, solitários e têm poucos amigos, que conservarão por toda a vida. Possuem grande força interior e resistência. Nos negócios, são os finalizadores que dão os toques finais a um projeto, e neste aspecto, podem se tornar extremamente bem sucedidos financeiramente.

Por outro lado, são ingênuos e crédulos, tornando-se presa fácil de vigaristas. Além disso, personifica a paciência, é franco, honesto, verdadeiro, leal e amoroso, embora às vezes preguiçoso.[1]

Porcos comem praticamente qualquer coisa, sendo muitas vezes sendo alimentados com sobras (a chamada “lavagem”) e só param quando acaba a comida. Desta forma, podem ser associados à gula e à ganância. Quanto com fome, podem virar canibais, e comer os próprios companheiros. Quanto mais se dá, mais rapidamente crescem e engordam. Daí deriva as expressões negativas de que “fulano come como um porco” e “está gorda feito uma porca”.

Também são associados à más condições higiênicas, embora, livres na natureza, não apresentem tal comportamento. Representa mais uma resiliência em situações adversas, mas a imagem que ficou gravada é a de sujeira, dando origem aos termos “porquice” e “ciclano é um porco”, indicando coisas mal feitas, imundas e falta de asseio pessoal. Fedem e são considerados impuros, bem como sua carne pode transmitir doenças.

Outra ligação vem de uma passagem bíblica que diz para “não dar pérolas à porcos”, numa alusão de que o conhecimento superior é mudo para ouvidos ignorantes. Não dê coisas boas para quem não sabe valorizar ou entender do que se trata.

Para os que acreditam, sonhar com porco o número da sorte no jogo do bicho é 18, com as dezenas 69, 70, 71 e 72.

Resumindo, porcos estão ligados com fatura e abundância, gula, luxúria e ganância, sujeira, impureza e má higiene, ingenuidade e credulidade, temperamento imprevisível, ignorância, teimosia e preguiça, resistência e força, misturando características dos animais selvagens e dos domesticados. Em significado mais amplo, o porco é a própria mente humana, se tornando aquilo de que se alimenta, de como age e locais que frequenta.

Significados de sonhar com Porco

Um lembrete importante, que passa despercebido por muitos, é que TUDO no sonho são criações suas, vindas de memórias ou lembranças distorcidas. Paredes, panelas, pessoas, plantas, prédios… tudo são suas versões destas coisas e tem relevância para o entendimento geral do sonho.

Outra coisa, o que chamamos de intuição, nada mais é do que a capacidade cerebral de reconhecer padrões. Não é algo místico ou extra sensorial. Não. São pequenas peças de informações e experiências armazenadas e que se assemelham com um novo evento. Muitas vezes não é consciente, você apenas sabe. Uma sensação de familiaridade que emerge por comparação.

Nosso subconsciente também não faz distinção entre presente e passado, juntando experiências novas com antigas.

Sonhar que vê um Porco

O significado de sonhar com porco varia de acordo com o que ele faz no sonho e as condições ambientais envolvidas. Pode indicar que está satisfeito por ter conseguido uma boa fonte de renda ou que fez um bom negócio.

Por outro lado, se vê um porco onde não deveria estar, como dentro de uma casa, pode estar incomodado com atitudes de um dos moradores por comer demais, ser acomodado, preguiçoso ou ter maus hábitos higiênicos. Pessoas desleixadas, que largam em qualquer lugar as coisas que usam, podem causar irritação.

Ainda, pode significar que sente que o ambiente onde o porco aparece foi violado, se tornando impuro e sujo. Alguém ou alguma coisa maculou o local, te deixando com a má impressão.

Sonhar com Porco muito Gordo

Um porco muito gordo no sonho pode indicar que está sendo ambicioso e indo com muita sede ao pote. Está acumulando coisas além do necessário, esgotando tudo o que tem ao redor, sem deixar para os outros, em um comportamento egoísta e ganancioso. Pode estar se entregando a prazeres mundanos, como gula e luxúria.

O significado de sonhar com porco gordo pode indicar que se sente incomodado com o próprio corpo, se sentindo preguiçoso e sedentário. Dificuldade de se pôr em movimento devido ao peso que vem acumulando, seja físico ou mental. Ainda, pode estar se sentindo saturado por imposições e restrições, numa atitude passiva, até que exploda em ira e comportamentos imprevisíveis. Não deixe chegar à este ponto.

Culpa e autocrítica por ter comido demais ou ter relaxado com uma dieta.

Significado de sonhar com Porco Morto

Se no sonho se surpreende negativamente com um porco morto, pode significar reflexo de alguma perda material inesperada, ou está imaginando que isso possa ocorrer. Medo de sofrer algum revês financeiro.

O significado de sonhar com porco morto pode indicar que foi vítima de uma golpe, que alguém se aproveitou de sua boa vontade ou ingenuidade, te oferendo uma oportunidade que não deu em nada. Além disso, a chance de ganhos rápidos pode ter cegado seu julgamento. Também, pode ter sido teimoso em algum assunto e perdeu por não ceder.

Sonhar Matando Porco

Por outro lado, sonhar que mata um porco é que sente que o momento de colher os resultados de seus esforços chegou. O ponto crucial deste sonho é perceber se porco está no ponto ideal para o abate. Se foi afobado matando antes do tempo, perdeu chance de ganhar mais no futuro; se esperou demais, pode ter gasto recursos desnecessários em algo que não agregaria valor nenhum.

Sonhar que está matando um porco é um ato de coragem e decisão firme. Exige desprendimento emocional e frieza para fazer o que precisa ser feito. Pode estar passando por um período de escolhas difíceis e resignação, sabendo que tudo que tem um começo, tem um fim (The oracle).

Em celebrações e eventos importantes costuma-se matar um porco para alimentar todos. É um variação dos sacrifícios vivos que os antigos faziam aos deuses: ofertavam o que tinham de mais valoroso. O significado de sonhar que mata um porco pode significar abrir mão de algo por uma causa maior.

O significado de sonhar matando porco ainda passa pela vontade de se livrar de coisas nocivas em sua vida, podendo ser pessoas folgadas ou comportamentos destrutivos como comer demais.

Se vê outra pessoa matando um porco no sonho, pode estar se sentindo ressentido ou impressionado com a frieza dos comportamentos dela, ou ficado aliviado ou sentir culpa por alguém fazer o serviço sujo por você. Pode significar que está com inveja de alguém colhendo resultados positivos do trabalho realizado.

Sonhar com cabeça de Porco

A cabeça decepada de um porco causa uma sensação muito ruim, usada em manifestações, protestos e organizações que visam a discórdia e o discurso de ódio. Quem a usa quer causar o ultraje e a consternação; quer mostrar que o local foi poluído e conspurcado. Logo, ver uma no sonho não é uma coisa boa.

Nos EUA, é comum a associação de policiais brancos racistas ou violentos à porcos (pigs), segundo a visão da comunidade afro-americana que lá vive. A inspiração provavelmente veio da ligação com os nazistas, pois era como costumavam se representar. De qualquer forma, o caráter ofensivo já vinha de antes, representando a luxúria e a falta de limites.

O significado de sonhar com uma cabeça de porco pode significar que foi alvo de uma ofensa muito grave, se sentindo imensamente ultrajado, sendo exposto ao ridículo na sociedade. Nesta mesma linha, pode ser que tenha descoberto atividades obscuras e nefastas de um grupo que participa, sentindo repulsa do que fazem.

Por outro lado, pode ser que você é que esteja com desejos de luxúria e depravação ou de criar o caos social. Quer causar um impacto com uma declaração bem explícita de suas intenções.

De forma menos dramática, pode simplesmente ter visto a cabeça do porco em um açougue e ter sonhada com ela depois.

Significado de sonhar com Porco Branco

O significado de sonhar com porco branco pode estar associado à ideia de que a carne de porco é saudável, e que seu consumo é permitido.

Pode ainda, indicar que tem se alimentado, física e mentalmente, com coisas boas. Está tranquilo em relação aos seus desejos e ambições.

Significado de sonhar com Porco Preto

Por outro lado, sonhar com porco preto pode indicar que tem se entregado aos prazeres materiais e que está instável emocionalmente. Pode achar que está no controle de sua vida, fazendo o que quer, mas as consequências negativas dos abusos virão.

O significado de sonhar com porco preto pode indicar que foi surpreendido, de maneira ruim, com a descoberta de algum comportamento ou hábito nojento uma pessoa.

Sonhar com partes do Porco

Rabo, pé e orelha de porco eram consideradas sobras de uma coisa que já acreditava-se ser inerentemente suja. Os restos eram dados para os escravos, segundo a história, surgindo daí a feijoada. Hoje é bastante apreciada (urgh). No entanto, a relação com coisas inúteis e sem valor permanece.

Desta forma, se vir partes de porco durante um sonho, pode estar se sentindo menosprezado e que não recebe o que merece por seus esforços. Pode estar ofendido pela comiseração de outros que lhe ofertam migalhas e sobras por pena, vindo de um sentimento de orgulho ferido. Se for humilde e grato pelas coisas que recebe, entenderá o sonho como uma coisa boa.

Se sonhar com partes do porco e as descartar, pode significar que está sendo seletivo nas coisas que escolhe para si, não se contentando com pouco.

Significado de sonhar com Porco Grande

Coisas grades no sonho revelam um exagero ou superdimensionamento de coisas ou situações. Um porco grande pode indicar que está esperando receber mais do que deve ou merece. Pode estar iludido com alguma falsa promessa, tendo sido feito de bobo.

O significado de sonhar com porco grande pode revelar que está muito preocupado com condições higiênicas em lugar, achando tudo muito sujo e imundo. O mesmo vale para ambientes tóxicos onde ocorrem eventos extravagantes, sentindo incomodo pela poluição, cheiro de podridão e decaimento moral. Pode ter tido contato com pessoas de nível social melhor que o seu, mas que os achou desagradáveis (ou teve inveja…).

Por outro lado, sonhar com porco grande pode indicar uma fase de otimismo, quando crê que as coisas darão certo. Também, pode estar convencido de que poupar as economias e guardar dinheiro são coisas importantes. Cuidado para não confundir prudência com avareza e mesquinhez.

Sonhar com Porco Pequeno

Alternativamente, coisas pequenas no sonho indicam subdimensionamento ou coisas que dá pouco valor ou importância. Desta forma, pode estar menosprezando potenciais ameaças à saúde ou achando que os negócios vão mal, ficando preocupado com dinheiro. Pode ser que suas reservas estejam se esgotando.

O significado de sonhar com porco pequeno pode indicar que está tendo poucas chances de extravasar suas necessidades mais básicas e instintivas. Sente que pressões externas restringem seu crescimento e tem receio da crítica social pelo seus atos.

Sonhar com Leitão

sonhar com leitões
Leitão branco e preto

Diferente do significado de porco pequeno, o leitão indica um filhote ainda se desenvolvendo. Há o potencial de crescimento, tanto para o bem como para o mal, dependendo do contexto do sonho.

Sonhar com leitão pode indicar um ciclo de manutenção e perpetuação de suas posses. Novas fontes de recursos e possibilidades estão ao alcance, mas somente se tiver consciência do que está acontecendo e esperar pelo tempo certo.

Um leitão no sonho pode indicar que está sendo ingenuo ou engado pelas aparências de algo que pode causar futuros problemas. Ainda pode estar sendo auto indulgente, se permitindo desfrutar de pequenos prazeres que podem se tornar vícios mais pesados. O leitão vai se alimentar do que lhe for dado.

Em sentido mais amplo, sonhar com leitão pode ser carência de estar entre pessoas e de ter alguém que lhe sustente, material ou emocionalmente.

Significado de sonhar com Porco Atacando

Porcos são normalmente mansos e passivos, mas podem explodir em raiva e partir para cima de um invasor. É uma característica mais marcante nos porcos selvagens ou em seus primos javalis. Se estiverem com fome, serão bastante agressivos.

Sonhar com um porco te atacando pode significar que abusou demais da paciência de alguém, que se enfureceu repentinamente. Pode significar que se sentiu ofendido por quem considera inferior ou sem moral para falar qualquer coisa. Cuidado com a arrogância e prepotência no julgamento.

O significado de sonhar com porco atacando pode ser sua própria expressão de urgência de conseguir logo o que quer. Invés de esperar, quer agir logo e tomar para si o que for capaz de pegar, sem se preocupar com as consequências e o estrago que causará no caminho. É o ato deliberado de entrega aos prazeres mundanos.

Significado de sonhar com Porco Assado

Um porco assado normalmente é associado à algum banquete, numa demonstração de fartura e ostentação. É a clássica imagem de um leitão com uma maçã na boca. Sonhar com porco assado pode ser a vontade de se destacar de alguma forma.

O significado de sonhar com porco assado é também um símbolo dos desejos carnais mundanos como gula, cobiça, ganância e luxúria. Reflita sobre seus interesses atuais.

Significado de Sonhar com Porco no Chiqueiro

O chiqueiro, local onde vivem os porcos, só é sujo por que eles não têm espaço para se movimentar. Na natureza, não rolam em seus dejetos nem chafurdam na lama imunda por opção. Comem as sobras que lhe são dadas. Pela sua força, resistência e resiliência, suportam e sobrevivem assim.

O significado de sonhar com porco no chiqueiro pode indicar as áreas de sua vida que não estão indo bem, onde patina, que se sente preso e que tem aceitado o que lhe é dado. Verifique se são restrições mentais suas, “cercadinhos” que você mesmo criou e se mantém dentro. Não adianta culpar os outros ou as circunstâncias externas se você não enxerga o mal que causa para si mesmo. Acomodação e passividade.

Sonhar com porco no chiqueiro pode indicar que está com dó, pena ou preocupação com a situação de alguma pessoa em necessidade. Por outro lado, pode ser raiva por comportamentos autodestrutivos que alguém vem apresentando e que você rejeita fortemente.

Sonhar com Cofrinho de Porco

sonhar com cofrinho de porco
Cofrinho de porco

A ligação de um porquinho com o poupar e a criação dos cofrinhos não é bem clara. Há que diga que pessoas pobres na Inglaterra, sem dinheiro para comprar utensílios de metal, usavam objetos feito com uma argila vermelha chamada pygg clay. Na época, era comum acumularem moedas em potes deste material, os pygg banks. Um artesão, que não conhecia o termo, entendeu que lhe fora solicitado fazer um “pig bank” (pig é porco em inglês), dando o formato característico que conhecemos.[2]

Outros dizem que foram os chineses, com a tradição já citada do ano do porco ser de fartura. Assim, tinham cofres em formato de porcos para guardar o excedente.

Embora não seja mais comum no Brasil, devido ao longo período de inflação alta, o sonhar com cofrinho de porco pode indicar a necessidade ou vontade de começar juntar dinheiro. Também, pode indicar que deve investir em si mesmo para poder ter melhores chances de conseguir trabalho e dinheiro. Se o porco come o que lhe é dado e cresce, o mesmo pode ser pensado sobre o poupar.

Sonhar com cofrinho de porco quebrado é que está ressentido por alguma perda financeira, que seu dinheiro está acabando ou que teve um gasto inesperado. Por outro lado, para pegar o dinheiro precisa quebrar o cofrinho, assim como mata o porco, para ter acesso à riqueza da carne. Para você ganhar, alguma coisa precisa ser destruída ou precise abrir mão dela.

Significado de sonhar com Peppa Pig

Me desculpem, mas eu não faço ideia. Talvez você esteja assistindo muito desenho, pensado como criança ou desejando participar das aventuras dela.


Encontrou o significado de sonhar com porco que procurava? Não? Deixe nos comentários que eu acrescento. Vamos engordar esse post!


Fontes: [1] Wiki porco (zodíaco chinês), [2] Cofrinho


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *