Significado de sonhar com Fogo

Significado de sonhar com Fogo

O fogo é fonte de aquecimento e proteção contra invasores como também forma de destruir ou de machucar; tem seus próprios caprichos: pode ser difícil de acender, como ser um problema para apaga-lo. Neste texto, veremos o significado de sonhar com fogo e como ele aparece no imaginário das pessoas.

significado de sonhar com fogo
Fogo de lenha

Simbologia do Fogo

O fogo tem um simbologia muito rica, passando de simples forma de aquecer alimentos até o tormento do inferno. A descoberta de como produzir fogo pelos nossos antepassados teve grande influência do desdobramento da história humana. Por muito tempo permaneceu como um evento sobrenatural, vindo do céu através de relâmpagos ou das explosões furiosas dos vulcões. Isso serviu para as ideias iniciais de poder e destruição.

Os que sabiam manusear o fogo tiveram grande vantagem em relação aos outros, pois passaram a se alimentar melhor, se aqueciam nas noites frias, afugentavam invasores e predadores além, é claro, de servir como arma para atacar outras tribos. O fogo tem esse caráter dualístico de ser bom e ruim, dependendo das intenções, e pode sair do controle se não forem tomados os cuidados necessários.

As características do fogo podem ser usadas para entender o significado dos sonhos:

  • O fogo é implacável e consome tudo o que for possível ser ser queimado, não fazendo distinções.
  • Pelo forte poder de destruição, queimando até sobrar somente cinzas, tem o caráter de purificador.
  • Pode se tornar incontrolável se houver displicência em locais com bastante combustível.
  • O calor ameno que aquece dá uma sensação muito boa de acolhimento. No entanto, a dor das queimaduras são bem intensas, remetendo ao pior tormento que uma pessoa pode ser submetida (inferno).
  • O calor do fogo é relacionado com grandes paixões ou desejos, indicar pessoas voluntariosas, egocêntricas e espirituosas.
  • Fogo cria luz na escuridão, servindo como referência para a sabedoria e consciência. O fogo se destaca e aparece. Porém, quanto maior a luz, maior a sombra gerada.
  • Tem comportamento imprevisível em grandes incêndios, gerando às vezes condições climáticas internas únicas.
  • Se não houver condições ideais, não consegue-se acender um fogo (o tripé: combustível, comburente e fonte de calor). Por outro lado, o fogo mais intenso acaba se não houver mais o que queimar.

Com relação aos quatro elementos, o FOGO é ligado à intuição; precisa de AR (pensamento) para se manifestar, porém se houver muito, o fogo se apaga (não pode racionalizar demais antes de agir); a ÁGUA é seu oposto (sentimentos) e apaga o fogo, porém se estiver muito quente, a água simplesmente some; a TERRA (sensações), em um sentido mais amplo, são as coisas que o fogo queimar, onde o fogo se espalha, mas se tiver muita terra, o fogo não dá conta e apaga. É tudo uma questão de equilíbrio.

Como curiosidade, o SOL não é uma bola de fogo como é comum de se pensar. Se fosse de fogo, precisaria de oxigênio e uma fonte de combustível para queimar (carvão ou gás). O calor é gerado devido à energia das reações de fusão nuclear de átomos de hidrogênio em criando o hélio.

Podemos resumir a simbologia do fogo com os seguintes conceitos: destruição, poder, purificação, descontrole, conforto, dor, imprevisibilidade, intensidade, intuição, sabedoria, iluminação, vontade, espírito, paixões, desejos e raiva.


Significados de sonhar com Fogo

O que significa sonhar com Fogo?

Ver o fogo em seu sonho pode simbolizar destruição, paixão, desejo, iluminação, purificação, transformação ou raiva. Depende do contexto e dos sentimentos envolvidos.

Se você não tem medo deste fogo, ou se ele está sob controle ou contido em uma área, indica que sua vontade e desejos são conscientes e não teme pelas consequências de seus atos. Esta no comando de sua vida e passando por um período de criatividade e expressão do seu verdadeiro eu. Não precisa da aprovação dos outros pois acredita em você e nas suas competências.

O sonho pode ser uma analogia para alguém que é “fogoso”. Também pode representar sua impulsividade e impaciência: deseja aqui e agora, sem muitas deliberações ou questionamentos. Alternativamente, o sonho pode estar alertando você sobre algumas atividades perigosas ou arriscadas. Você pode estar “brincando com fogo”.

Significado de sonhar com Incêndio

Sonhar com incêndio pode significar medo de sucumbir aos próprios desejos e atitudes, causando danos irreparáveis. Pode ser que tenha iniciado um discussão que acabou mal ou que terá consequências negativas.

Sonhar com incêndio pode representar sua vontade de destruir alguma coisa ou estrutura, ou expressar sua raiva. O significado de sonhar com incêndio ainda remete à problemas inesperados e falta de controle sobre o ambiente.

Por outro lado, pode vir de uma súbita empolgação criativa que transformará e motivará as pessoas ao seu redor.

Significado de sonhar com Fogo e Água

Sonhar com fogo e água juntos simboliza um problema de polarização em sua vida desperta. Você está passando por um conflito emocional que o puxa em duas direções: pode ser que queira ser livre e independente, mas está atrelado à compromissos ou promessas que relutantemente mantém. Pode ser que esteja insatisfeito com a maneira como tem se comportado publicamente, alternando entre a extroversão e timidez.

O significado de sonhar com fogo e água pode indicar que tem alguém querendo sabotar seus planos, te pôr para baixo e diminuir seu ímpeto. Talvez ache que seja por inveja. No entanto, pode ser que esteja recebendo conselhos para ser mais prudente nas suas ações.

Pode ser que esteja chateado por terem te desanimado ou desencorajado com alguma nova ideia que tinha, podando sua empolgação. Talvez tenha recebido um não de uma pessoa da qual tinha interesse amoroso.

Ainda, talvez indique que não liga para o sentimento das outras pessoas, em um desejo de fazer prevalecer sua vontade a qualquer custo.

O que significa sonhar com Fogo no Mato?

O significado de sonhar com fogo no mato pode vir do desejo de eliminar o que não lhe serve mais para dar lugar à algo novo. Um recomeço, fazendo coisas diferentes. Pode ser que estava em período de passividade, mas que decidiu voltar à agir.

Sonhar com fogo no mato talvez signifique que esteja sendo ambicioso demais na perseguição de seus objetivos, sem se preocupar com os danos que poderá causar no processo. Pode ser o reconhecimento de ter ido longe demais e que a situação saiu do controle.

Pode ser ainda que acredite que tenha alguém querendo te sabotar ou invadindo seu espaço, com uma personalidade mais forte e extrovertida.

Significado de sonhar com Fogo Queimando

Ver o fogo queimando pode invocar sentimentos distintos: admiração por uma nova ideia, insight ou conhecimento adquirido que te fez enxergar as coisas de um modo diferente, sentindo-se iluminado. Por outro lado, pode ser o pesar de ver coisas que gostava serem destruídas, além da recuperação.

O significado de sonhar com fogo queimando pode vir de uma determinação ou resolução interna, a qual acha que é o certo a se fazer e que se sente muito motivado. Talvez signifique que esteja apaixonado por alguém e o sentimento esteja te consumindo ou ocupando demais seus pensamentos.

Pode ser que tenha sido encorajado por alguma pessoa a manter-se firme no seu propósito, reavivando sua motivação.

O que significa sonhar com Fogo no Fogão?

Sonhar com fogo no fogão pode significar vontade de por seu planos em ação. Sabe que para chegar onde precisa terá que passar por algumas etapas e gastar energia no processo.

O significado de sonhar com fogo no fogão indica que seu foco de ação está nos lugares certos, fazendo as coisas que precisam ser feitas.

Por outro lado, se o fogão está pegando fogo é que as coisas saíram do controle, que ficou distraído ou que tentou fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Pode ainda, representar o contentamento com as pequenas facilidades ou confortos da vida cotidiana, depois de ter passado por um período de dificuldade. Ainda, no caso do homens, pode ter ligação com a paixão sentida pela esposa.

Significado de sonhar com Fogo e Fumaça

Sonhar com fogo e fumaça pode significar que não tem clareza dos seus objetivos, podendo estar gastando energia nas coisas erradas. Talvez esteja se sentindo sufocado por alguém que quer ser mais do que aparenta ser, chamando a atenção para si.

O significado de sonhar com fogo e fumaça pode ser um alerta do subconsciente para um perigo iminente, estando numa situação de risco. Sabe, intuitivamente, que existe um problema e que logo vai te afetar. Como dizem “onde há fumaça, há fogo”.

Sonhar com fogo e fumaça negra talvez signifique o desejo de se desfazer ou se desapegar de vontades e comportamentos destrutivos ou tóxicos. Pode acreditar que a perseguição de suas paixões tenha ido longe mais. Por outro lado, pode ser que esteja com muita raiva, querendo destruir o alvo da ira por completo, mesmo sabendo que não é a coisa certa a se fazer.

Sonhar com fogo e fumaça branca pode ser que esteja se precipitando nas ações, agindo antes da hora. O resultado é que precisará usar mais energia e gastar mais tempo para obter o que deseja. Pode ser relutância de agir, sabendo que poderá ter ou gerar problemas emocionais se seguir adiante com seus desejos.

Significado de sonhar com Fogo Caindo do Céu

Sonhar com fogo caindo do céu é um medo irracional vindo de um sentimento de culpa exacerbado. Acha que cometeu alguma infração grave e que será punido por uma ação divina. Alternativamente, pode vir da convicção de que o fim do mundo está próximo e que será purificado por alguma divindade. Fanatismo religioso.

O significado de sonhar com fogo caindo do céu pode indicar que esteja extremamente desapontado com a humanidade, desejando que o mundo acabe de uma vez.

Pode ainda vir do sentimento ruim de que tudo vai dar errado, uma disfunção cognitiva chamada catrastofização.

O que significa sonhar com Fogo que Não Queima?

Sonhar com fogo que não queima pode vir da confiança em alta e certa displicência, achando que pode fazer o que quiser sem ser penalizado. Pode achar que sua vontade, expressão e atitudes não afeta ninguém, sem se dar conta do estrago.

O significado de sonhar com fogo que não queima, por outro lado, pode ser que esteja se sentindo impotente e que suas ações não estão gerando resultado, que não está conseguindo convencer pessoas à seguir suas ideias, ou que ninguém o leva a sério.

Pode ainda, significar um estado de total domínio sobre suas vontades e desejos, ou que não liga para a crítica das outras pessoas.

Significado de sonhar com Fogo Azul

sonhar com fogo azul
Fogo azul – combustão completa

O fogo azul é gerado quando a reação química da combustão atinge seu patamar mais elevado e completo, gerando mais energia.

Neste contexto, o significado de sonhar com fogo pode ter a ver com purificação e elevação. Chamas azuis são mais poderosas, com maior capacidade de queimar o que quer que seja.

A cremação, o método mais utilizado mundialmente nas cerimonias funerárias, usam fornos com chamas azuis, reduzindo o corpo à cinzas. Os antigos usavam madeira e óleo, um método menos eficiente, mas como o mesmo propósito.

Apesar de raro, sonhar com fogo azul pode indicar um estado de plenitude, confiança e vontade inabalável. Há quem acredite que seja o ápice do estado mental em níveis vibracionais elevados, distanciando-se dos desejos materiais.

Sonhar com Fogo de Lenha

Fogo de lenha foi o mais utilizado por muito tempo, e ainda é. Um fogo de lenha remete aos confortos das coisas simples.

O significado de sonhar com fogo de lenha pode vir da necessidade de amparo e atenção. Pode estar se sentindo sozinho ou frio emocionalmente, desejando acolhimento e afeto.

Pode vir do reconhecimento de que, se quiser a chama ardendo, será necessário atenção e trabalho constante. Isso pode ser aplicado à um projeto, ideia ou à um relacionamento.

Sonhar com fogo de lenha pode ser vontade de atiçar os ânimos, gerar confusão, aumentar uma discussão, de acordo com a conhecida figura de linguagem “botar mais lenha na fogueira”.

Significado de sonhar com Fogo Saindo do Chão

Sonhar com fogo saindo do chão pode ser algum medo irracional de perigo iminente. Pode achar que um lugar não é seguro ou que pode ser fustigado inesperadamente.

O significado de sonhar com fogo saindo no chão pode ter ligações religiosas, temendo que o inferno esteja se aproximando, ou vindo de um sentimento de culpa por ter feito coisas erradas, temendo ser punido por isso (ou vem de cima ou vem de baixo).

Sonhar com fogo saindo do chão pode ter um significado mais profundo e forte, quando uma crença interna emana de um senso de autoconfiança e certeza do propósito na vida. O fogo brotando da terra pode ser a vazão de seus desejos secretos, bem como ira desmedida.

Significado de sonhar com Casa Pegando Fogo

Sonhar com casa pegando fogo indica que você precisa passar por alguma transformação. Pode vir da constatação que as atuais circunstâncias da sua vida sejam insustentáveis ou indesejadas, precisando destruir tudo para um recomeço.

Se você tem sonhos recorrentes com a casa de sua família pegando fogo, isso sugere que ainda não está pronto para a mudança ou que está lutando contra ela, não querendo abrir mão do que lhe é cômodo e conhecido.

O significado de sonhar com casa pegando fogo pode vir da sensação ruim vinda de um lar desarmônico, com muitas brigas e discussões.

Significado de sonhar com Carro Pegando Fogo

Um carro pode ser entendido como um extensão do corpo. Logo, se ele está em chamas indica o seu atual estado emocional. Pode significar vontade excessiva de se destacar ou ostentar bens materiais.

O significado de sonhar com fogo no carro pode indicar que está indo rápido demais na busca de seus objetivos. Ainda, desejo de se desapegar de bens materiais, queimando o que é mundano.

Significado de Pessoa Pegando Fogo

Sonhar que está sendo queimado pelo fogo indica que seu temperamento está ficando fora de controle. Algum problema ou situação está queimando dentro de você, podendo ser raiva ou paixão. Pode ser que queira se livrar de algum aspecto de sua personalidade.

Ainda, indica que está com medo de se apaixonar de novo, devido traumas de relacionamentos passados.

O significado de pessoa pegando fogo no sonho pode ser do seu desejo de livrar alguém de más influências, ou de destruí-la por ser contrária aos seus valores (como faziam com as bruxas).

O que significa sonhar Apagando Fogo?

Sonhar apagando fogo pode significar desejo de apaziguar uma situação tensa, ou resolver um problema antes que tome proporções maiores (como é comumente dito no ambiente de trabalho desorganizado “o dia inteiro apagando incêndios”),

Pode ser que deseja apagar o brilho de alguma pessoa que vem se destacando, diminuir a empolgação ou reduzir o desejo. Em outras palavras, “cortar o barato de alguém”.

Também pode significar a vontade de concretizar um desejo, normalmente com cunho sexual quando, depois de executado, perde-se a intensidade. Pode ser aplicado também quando alguém te contraria ou nega algo, ficando o gosto amargo da frustração do que poderia ter sido.

Significado de sonhar com Fogo Apagando

Aqui indica a sensação de perda de interesse em alguém ou ideia. A empolgação e amor acabando.

O significado de sonhar com fogo apagando pode vir do receio de ficar desamparado, ficar sozinho ou ser abandonado. Medo que deixem de gostar de você.

Receio de estar perdendo a vitalidade e entusiamo pela vida, indicando sintomas de depressão. Também, preocupação com o término de recursos materiais para sustentar um negócio, família ou relacionamento.

Por outro lado, sonhar com fogo apagando pode significar alívio depois de um período conturbado, onde a paz lentamente volta a imperar. Pode indicar que algo foi purificado e está pronto para um recomeço.


Entender sonhos com fogo é de queimar os miolos. Comente se já teve algum.


Talvez se interesse em ler sobre o significado de sonhar com outros temas. Abaixo seguem algumas sugestões.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *