Significado de sonhar com a mãe

Significado de sonhar com a mãe

Sonhar com a mãe pode ter vários significados pois, simbolicamente, é um termo muito rico remetendo à criadora, protetora, cuidadora, educadora, castradora, etc.

O arquétipo ou figura da mãe é um dos símbolos mais antigos que existe. Desde a revolução intelectual, estimada em torno de 70 mil anos atrás, os humanos pensam sobre o que é mãe e suas características. Sonhar com a mãe seria uma consequência natural dessas reflexões.

sonhar com mãe
Laços fortes da maternidade

Simbologia da Mãe

Atribuía-se o significado de criadora e mantenedora do Mundo. O conceito de “o” deus masculino, veio só depois. Isso faz todo sentido, por que, para os antigos, a vida era gerada pelas mulheres (e fêmeas dos animais). Assim, a Terra, e tudo nela contida, deveria ter vindo de uma divindade feminina.

Além da criação ou geração da vida, pode-se atribuir as características de cuidado, proteção, carinho; de a que nutre, educa e ampara nos momentos de dificuldade. Por outro lado, há aquelas mães que são super controladoras e ciumentas dos filhos (não quer que a filha seja mais bonita que ela e nem que o filho ame outra mulher).

Educação aqui podemos entender mais do que ensinar a ler e escrever, mas de como se comportar na sociedade e dos valores éticos e morais, tanto é que alguns se referem à entidade igreja católica como sendo “a” mãe (madre). Mais do que o pai, cabe a mãe transmitir estes valores para os filhos.

Sonhar com a mãe muitas vezes não tem relação com a pessoa propriamente dita, mas ao conceito que a ideia tem para o coletivo e individualmente, dependendo de como foi a criação.

sonhar com a mãe
Super protetoras

Significado de sonhar com a mãe

Vamos ver alguns possíveis significados de sonhar com a mãe, fazendo a distinção entre sonhar com a própria mãe e com a de outra pessoa.

Sonhar com a mãe pode simplesmente indicar que foi dormir pensando nela ou que a últimas interações antes de se deitar foram com ela. Isso é muito comum de ocorrer, principalmente se estava com sono.

Se a mãe aparece no sonho,  interrompendo alguma atividade, pode indicar que inconscientemente sabe que está agindo errado ou fazendo alguma coisa moralmente ou eticamente condenável. Aqui é a figura da mãe censora  e castradora.

Sonhar com a mãe chorando pode indicar culpa por ter magoado alguém, de forma que seria embaraçoso aos olhos da mãe saber que fez tal coisa.

Sonhar que conversa com a mãe talvez signifique uma confrontação interna ou uma auto-análise de suas atitudes, quando tem dúvida sobre o que é certo e errado. Por outro lado, se no sonho discute com a mãe, pode indicar pesada autocrítica sobre algum comportamento que julga ser impróprio.

Sonhar com a mãe falecida pode significar que está passando por um período de carência emocional ou de instabilidade, e que gostaria do amparo de alguma pessoa. Sonhar com a mãe que já morreu também pode indicar simplesmente saudade, com o sentimento amargo de que poderia ter feito mais do que fez ou que poderia ter agido de maneira diferente.

Sonhar com a mãe morta pode significar um indício de mudança de fase ou rompimento, quando precisa tomar as próprias decisões. É relativamente comum esse tipo de sonho no período em que se deixa o lar para morar sozinho.

Sonhar com a mãe morrendo indica grande medo de assumir responsabilidades, que se sente despreparado para encarar o mundo sozinho, ou ainda, negação e a frustração por ter que abrir mão de algum conforto ou algo que lhe é muito caro.

Sonhar com a morte da mãe ou que mata a própria mãe pode ser um desejo  emergindo do subconsciente de que quer a liberdade para fazer o que bem entender, que se sente preso a algum tipo de amarra  relacionada ao seu código moral. Vontade de se emancipar e deixar de ser tratado como criança. Somente em casos muito extremos de raiva e rancor podem gerar sonhos relacionados literalmente com o desejo da morte.

Se sonhar que mata a mãe de  outra pessoa, pode indicar um grande descontentamento com relação aos costumes e atitudes externos que são contra aquilo que considera como certo (diferente daquilo que aprendeu quando criança).

Sonhar com a morte da mãe de outra pessoa pode significar alguma preocupação com uma mudança ou perda de algo que considere como sendo base ou alicerce da família. Pode indicar o sentimento de deterioração dos valores que considera como moralmente corretos. Pode estar impressionado por alguma notícia ou algo que tenha presenciado que considerou ofensivo. Pensar que o mundo está perdido.

Sonhar com a mãe grávida pode indicar o contentamento por ter tido uma grande ideia que gerará frutos para família. Pode significar que o esforço de ter sido uma pessoa boa não foi em vão e que finalmente terá o reconhecimento que acha que merece. Também pode ser o reflexo de ter recebido uma notícia inesperada sobre a família que te impactou fortemente.

Sonhar que teve relações sexuais com a própria mãe é um indicativo de que está com problemas para lidar com o feminino, quando acha que nenhuma mulher é capaz de te dar a proteção e o carinho que só sua mãe consegue. É um tipo distorcido de amor que pode indicar que quer a mãe somente para si. Também pode significar um sentimento de querer competir e vencer o próprio. Freud aborda muito esses temas na psicanálise.

No caso de mulheres, se sonham com a mãe penteando o cabelo da filha de outra pessoa, pode sentir que não está tendo atenção desejada da mãe, que gostaria de ter mais reconhecimento, elogios ou incentivos.  Por outro lado, se você sonha com a mãe penteando os seus cabelos, pode se sentir acolhida e amada. Ainda, se é você quem penteia os cabelos da mãe, indica grande amor e carinho por ela.

Nos sonhos, há sempre um contexto com mais elementos, que pode dar significados totalmente diferentes dos citados aqui. É preciso levar tudo em consideração para entender e interpretar corretamente o que se passa nos fluxos do subconsciente.


Já teve algum sonho interessante envolvendo sua mãe? Comente.


Talvez se interesse em ler sobre o significado de sonhar com outros temas. Abaixo seguem algumas sugestões.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *