
Rock Nacional anos 80
Se você está lendo este texto, é porque gosta de rock. Parabéns! No entanto, somos um espécie em extinção no Brasil, vivendo de lembranças de tempos que não voltarão. Neste Post relaciono as bandas e álbuns de rock nacional anos 80 mais relevantes do período, na minha humilde opinião.

O contexto da época
O Rock Nacional anos 80 é reverenciado e reconhecido como o melhor do estilo, embora, musicalmente falando, não seja de um primor técnico elevado. As bandas eram grupos de amigos que se juntavam para fazer barulho, beber, fumar, usar drogas e expressar o desejo de liberdade após anos de censura do regime militar. Muitos nem sabiam tocar, foram aprendendo na prática.
Foi um movimento tardio, seguindo o rastro do que a Inglaterra e EUA já vinham fazendo há alguns anos. A comunicação e trocas culturais eram mais lentas. Os poucos que se arriscaram antes, como Raul Seixas ou Rita Lee, eram vistos como malucos ou desajustados. Maluco beleza. A jovem guarda foi um período mais ingênuo e leve nas letras, comportado, com muitas e muitas versões de canções americanas.
Havia também um sentimento de desesperança e um certo pessimismo, devido a tensão da guerra-fria. Não é à toa que os anos 80 são chamados de “a década perdida”.
Apesar do rock nacional ter se consolidado nos anos 90, tocando muito nas FMs da vida e em programas de TV, perdeu fôlego para outros estilos nos anos 2000, mesclando com o POP, e atualmente não há uma música que figure entre as 100 mais tocadas nas rádios brasileiras.
Os músicos envelheceram ou morreram, a rebeldia mudou de alvo e a criatividade e irreverência ficaram fora de moda. A produção musical no país está pasteurizada, com muito do mesmo, com cópias e clones brigando por espaço. O Rock nacional voltou para o underground, e mora lembrança daqueles que viveram a época áurea.
É um movimento geracional que não pode ser repetido. Apesar das preferências artísticas mudarem em ciclos, sendo reavivadas de tempos em tempos, são situações sociais diferentes. Os conflitos e necessidades de expressão só podem ser compreendidas e absorvidas por completo por quem está aberto para o novo e que as reconhecem como sendo suas. Os mais velhos tem os gostos cristalizados e as preferências definidas, sobrando pouco espaço para o que seja diferente demais. É uma característica humana definir “us and them” (nós e outros) e “no meu tempo não era assim”.
Nota 1: o rock continua firme e forte, mesmo fora do mainstream, e não vive só de flash-backs. Em outros países, as vertentes mais pesadas do estilo têm uma profusão de ótimos trabalhos, principalmente na Europa.
Nota 2 : por questões técnicas, usarei o termo “rock nacional anos 80” invés do correto rock nacional dos anos 80. Culpem o Google.
Bandas e álbuns mais relevantes do Rock Nacional anos 80
Listarei uma banda e um álbum de cada uma, em ordem cronológica, os quais acho que representam o conjunto do obra do repertório nacional. Outros discos (porque eram discos de vinil na época) que antecederam e sucederam têm muitas músicas boas, e fizeram tanto ou mais sucesso do que as que relaciono aqui.
Nota 3: 1986 foi “o” ano, com 8 lançamentos de peso.
Barão Vermelho – Maior abandonado – 1984

Hits
- Maior abandonado
- Bete balanço
Ultraje a rigor – Nós vamos invadir sua praia – 1985

Hits
- Nós vamos invadir sua praia
- Rebelde sem causa
- Ciúme
- Inútil
- Marylou
- Eu me amo
Legião urbana – Dois – 1986

Hits (quase o álbum todo)
- Daniel na cova dos leões
- Quase sem querer
- Eduardo e Mônica
- Tempo perdido
- Metrópole
- Andrea Doria
- Fábrica
- Índios
Titãs – Cabeça dinossauro – 1986

Hits
- AA UU
- Igreja
- Polícia
- Porrada
- Bichos escrotos
- Família
- Homem primata
Ira! – Vivendo e não aprendendo – 1986

Hits
- Envelheço na cidade
- Dias de luta
- Flores em você
- Quinze anos (vivendo e não aprendendo)
- Gritos na multidão
- Pobre paulista
Os paralamas do sucesso – Selvagem? – 1986

Hits
- Alagados
- A novidade
- Melô do marinheiro
- Você
Plebe rude – O concreto já rachou – 1986

Hits
- Até quando esperar
- Proteção
- Johnny vai à guerra
- Minha renda
RPM – Rádio Pirata – 1986

Hits
- Revoluções por minuto
- Alvorada voraz
- Olhar 43
- Rádio pirata
Camisa de Vênus – Correndo o risco – 1986

Hits
- Sinca Chambord
- Deus me dê grana
- Só o fim
Capital Inicial – Capital inicial – 1986

Hits
- Música urbana
- Psicopata
- Veraneio vascaína
- Leve desespero
- Fátima
Engenheiros do Hawaii – A revolta dos dândis – 1987

Hits
- Terra de gigantes
- Infinita Highway
- Revolta dos dândis I
Menções honrosas
O Rock Nacional anos 80 teve muitas outras bandas ou grupos que corriam por fora, com um ou dois Hits, ou com sonoridade tendendo para o POP ou que não duraram muito tempo. Listo algumas:
- Lobão
- Lulu Santos
- Kid Abelha
- Nenhum de Nós
- Dr. Silvana
- Metrô
- Rádio táxi
- Uns e outros
- Magazine
- Blitz
- Biquíni Cavadão
- Golpe de estado
- Sempre livre
- Violeta de outono
Nota 4: Ainda que tocassem com muita frequência, não era o estilo de música preferido pela maioria no Brasil, ficando concentrado mais nas regiões Sudeste e Sul. A predominância era rock-pop-dance internacional nas FMs e sertanejo-brega-romântico nas AMs.
E você, viveu, curtiu ou ainda curte o Rock Nacional anos 80? Gostou da lista? O que mudaria? Comente.
Com certeza foi a melhor época. Ainda curto todas essas bandas. Fiquei cristalizada.