O que significa sonhar com Tartaruga?

Já teve sonhos com estes simpáticos e pacíficos animais? Sabe a diferença entre os tipos de espécies? Vejamos as possíveis interpretações para sonhar com Tartaruga.

sonhar com tartaruga
Tartaruga com nadadeiras

Diferenças entre espécies

Antes de começarmos, é interessante sabermos identificar qual bicho é qual. Normalmente chamamos todos os répteis da ordem dos quelônios como Tartaruga, mas existem também os cágados e os jabutis, que têm características bem diferentes no formato e local que habitam.

Tartaruga

A tartaruga é um animal predominantemente aquático, saindo da água apenas para botar seus ovos. Seu pescoço não se retrai, seu casco é mais leve e suas patas não tem tem unhas, parecendo mais com nadadeiras ou remos. Sua alimentação são peixes, moluscos, crustáceos e algas.

Cágado

O cágado, talvez o menos conhecido ou com o nome menos usado, vive entre a terra e água. Seu pescoço dobra-se lateralmente para evitar predadores, suas patas possuem unhas, úteis para o meio terrestre, mas têm membranas entre os “dedos” que ajudam na locomoção na água. São animais carnívoros.

sonha com cágado
Percebem como os cágados são mais finos e as patas diferentes?

Jabuti

O mais retratado em desenhos e histórias, o jabuti é um animal terrestre, com alimentação vegetariana. Seu casco é mais alto e duro do que seus outros parentes; suas patas tem um formato cilíndrico, mais fortes para aguentar o peso e sua cabeça se retrai para dentro do corpo para proteção. Caso queira ter um como PET, saiba que é proibido em alguns estados do Brasil, como São Paulo.

O desenho das “tartarugas ninja” deveria ser “jabutis ninja”, mas seria meio estranho, não acham?

sonhar com jabuti
Este é o Jabuti, a imagem que normalmente temos de tartarugas

Símbolos envolvendo Tartarugas

Para efeitos de interpretação dos sonhos, chamaremos os três tipos como Tartaruga, pois é o nome que temos mais familiaridade. Na confusão dos sonhos, é difícil distinguir as espécies, ficando somente a lembrança genérica do animal.

Ao pensar em Tartarugas, o que nos vêm à mente é a lentidão, calma, tranquilidade, serenidade, longevidade, bem como determinação: “devagar e sempre”. Podemos incluir a forte ligação com o terreno, com suas quatro patas fortes bem plantadas no chão, indicando sustentação e força. Há culturas antigas que acreditavam que as tartarugas carregavam o mundo em seu casco e, pelo formato arredondado, o ligavam ao céu.

A Tartaruga também simboliza o recolhimento e introspecção, que alguns atribuem como sinal de sabedoria. Por outro lado, pode indicar vergonha, timidez, medo e fobia social.

Um lembrete importante, que passa despercebido por muitos, é que TUDO no sonho são criações suas, vindas de memórias ou lembranças distorcidas. Paredes, panelas, pessoas, plantas, prédios… tudo são suas versões destas coisas e tem relevância para o entendimento geral do sonho.

Outra coisa, o que chamamos de intuição, nada mais é do que a capacidade cerebral de reconhecer padrões. Não é algo místico ou extra sensorial. Não. São pequenas peças de informações e experiências armazenadas e que se assemelham com um novo evento. Muitas vezes não é consciente, você apenas sabe. Uma sensação de familiaridade que emerge por comparação.

Nosso subconsciente também não faz distinção entre presente e passado, juntando experiências novas com antigas.

Significados de Sonhar com Tartaruga

Ver Tartaruga no sonho

Sonhar com Tartaruga pode indicar que há alguma coisa em sua vida está andando mais devagar do que deveria. Pode estar preferindo não correr riscos e permanecer com está, mas o desconforto por achar que perde oportunidades está crescendo. Enquanto outros se expandem e mudam, você permanece no mesmo lugar, com os mesmo recursos materiais ou padrões de pensamento. Seja mais ligeiro/a!

Por outro lado, sonhar com o calmo animal pode significar que não está com pressa de alcançar seus objetivos, tendo a consciência e sabedoria que é preciso esperar para colher os frutos no tempo certo.

Se no sonho, ao se aproximar da Tartaruga ela se retrai, escondendo a cabeça, pode ser que esteja com receio de exposição social, ou indício de algum medo abstrato, ou seja, não tem certeza do que é, apenas teme que as coisas possam ficar perigosas. Ao se sentir contrariado/a, pode se fechar em sem mundo, achando que o problema vai desaparecer apenas porque não o está vendo.

Se sonhar que não consegue levantar o bicho do chão, pode indicar um obstáculo ou problema intransponível ou está incomodado com alguém muito teimoso.

Sonhar com Tartaruga morta

Sonhar com Tartaruga morta pode significar, entre outras coisas, que perdeu a paciência de esperar, causando um término inesperado em algo que deveria durar mais. Pode indicar a perda do equilíbrio e harmônia em alguma área da sua vida, que não terá mais volta.

Pode ser que algum que obstáculo que lhe atrapalhava finalmente foi superado, podendo realizar as coisas no seu próprio ritmo agora.

Ainda, pode indicar a preocupação com a saúde de alguém velho, que considere como fonte de referência e estabilidade.

Sonhar com Tartaruga machucada

Ver animais machucados nos sonhos nunca é um bom sinal. Pode estar sentindo muita dificuldade de prosseguir no caminho que escolheu, ou que tem um fardo muito pesado para carregar, que lhe causa dor.

Pode ser que alguma pessoa mais velha que goste esteja passando por um período de necessidades, quando já não consegue se manter por si só.

Uma Tartaruga com o casco danificado ou rachado pode significar que está chegando no limite de suas forças ou possibilidades. Talvez as pressões externas estejam além do que consegue lidar. Ainda, que sua paciência está terminando.

Sonhar com Tartaruga grande

Sonhar com Tartaruga grande pode indicar que sente que está protegido, com seu casco dando abrigo para as suas necessidades. Normalmente associado quando várias áreas de sua vida estão indo bem, com o agradável sentimento de tranquilidade.

Por outro lado, pode ser que se sinta muito autoconfiante e independente, achando que não precisa de ninguém, pois tem tudo o precisa dentro de si. Pode se mover de um lugar para o outro, sem amarras e estar seguro que poderá se re-estabelecer quando quiser, no seu ritmo e termos. Pode indicar falta ou medo de comprometimentos. Sinais de egocentrismo.

Sonhar com Tartaruga pequena

Sonhar com os pequenos quelônios pode ser um sinal de insegurança, quando se sente vulnerável e exposto/a. Pode vir da constatação vinda de um percepção do quanto suas verdades, certezas e valores representam apenas um pouco do que existe para se saber e fazer.

Isso pode ocorrer quando se vê em ambientes diferentes do que conhece, muito mais amplos, requintados, exóticos, como ir em uma grande festa, vistar uma empresa ou cidade de grande porte. Sente-se pequeno e deslocado.

Tartarugas pequenas são alvos fáceis para predadores, principalmente quando filhotes. Assim, pode significar desconforto pela falta de experiência ou maturidade, uma dificuldade de lidar com problemas que para outros parece fácil.

Sonhar com muitas Tartarugas

Pode significar o desconforto de que há muitas fontes lhe dizendo o que e como fazer as coisas, as quais acha que são velhas e ultrapassadas. Pode ser um vanguardista no meio de conservadores (os tartarugas).

Muitas Tartarugas podem ser vários obstáculos impedindo seu progresso.

Por outro, a reunião de muitas Tartarugas pode ser o indicador que está rodeado por pessoas tranquilas e serenas, com vasta experiência para compartilhar. Além disso, elas costumam se agrupar em eventos especiais e raros, quando depositam seus ovos na areia. Uma analogia pode ser a cerimônia de graduação de estudantes.

Sonhar chutando uma Tartaruga

Que coisa mais feia, chutar o bicho indefeso! Ao querer se livrar de um obstáculo de maneira brusca, pode acabar se machucando ou se prejudicando. Não menospreze os mais velhos.

Pode indicar que está estressado/a e sem um pingo de paciência, atropelando tudo e todos no caminho. Procure identificar por qual motivo está tão acelerado/a e se acalme. Pode ser sinal de sociopatia.

Casco de Tartaruga virado para baixo

Aqui o sonho pode significar a dificuldade que sente de voltar à rotina normal depois de ter passado por um problema. Sentimento de impotência e de desamparo. Pode ser que se sinta frustrado/a por ninguém vir lhe ajudar, mesmo percebendo que está com dificuldades.

Pode indicar também que alguma situação lhe fez perder as referências do que considerava seguro, que perdeu seu chão ou que houve uma inversão de valores do que considera como sendo os certos.

Ainda, sonhar com casco de Tartaruga virado, com ela se debatendo, talvez indique que está sendo orgulhoso/a em pedir ajudar para resolver seus problemas.

Sonhar com casco de Tartaruga vazio

Pode significar que a velhas estruturas permanecem, mesmo após o término de seu propósito ou missão original. Pode aparecer nos sonhos quando algum parente que morava com você morre, ficando o sentimento do vazio.

Um casco vazio visto no sonho pode ser fruto da desconfiança de que algo que achava como certo e seguro, não passa de fachada. Pode ser algum problema insolúvel de tempos atrás, mas que agora pode ser superado, bastando que se arrisque novamente, verificando a situação. Não há mal que dure para sempre, como disse o sábio de Minas.


Os significados de sonhar com tartaruga lhe surpreendeu? Sabia das diferenças entre as espécies? Comente.

Fontes: Diferença.com, dicionariodesimbolos.com.br



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *