O que significa sonhar com Rato

Ratos são companheiros indesejáveis dos humanos por um longo tempo. Desde que os primeiros grandes assentamentos foram criados, os ratos se aproveitam para saquear comida furtivamente. Não é de se estranhar que sonhar com ratos seja um tema frequente. São espertos e aprendem com certa facilidade como burlar alguma barreira para conseguir o alimento.

sonhar com rato
Esse não é tão feio

São também resilientes, ou seja, se adaptam à qualquer ambiente, mesmo nas condições mais adversas, sujas e imundas. São vetores de doenças, pois carregam em seus corpos grande quantidade de substancias nocivas aos humanos. Na cidade de São Paulo, estima-se que haja pelo menos 15 ratos para cada habitante. Vivem escondidos, longe da vista e da luz. Em alguns lugares são verdeiras pragas. Em New York, EUA, existem equipes contratadas para lidar com o excesso de ratos, que habitam os túneis do metrô e redes de esgoto.

Essas características podem ser usadas para ajudar na interpretação de sonhos com ratos.

Mas afinal, o que significa sonhar com ratos?

O significado de sonhar com rato remete diretamente à pessoas e situações que tentam te prejudicar de alguma forma, agindo nas suas costas, se aproveitando quando está desprevenido. Como diz o ditado “quando os gatos saem, os ratos fazem a festa”, indicando também que se deve ficar alerta para não permitir que se aproximem. Ratos se aproveitam de restos e descuidos com a proteção de recursos, sendo assim, é mais culpa de quem foi displicente, criando oportunidades para que se aproximassem e tirassem proveito. Há sempre espertalhões de plantão. Tenha cuidado.

Ao se deparar com um rato na vida real, há uma sensação ruim de surpresa pela violação do espaço por uma criatura suja. É desconfortável por ser um animal grande, que estava perambulando pelo local sabe-se lá desde quando, e pela dúvida de saber se há mais deles por perto.

Também pode ser um indicador de cobiça ou inveja, de querer mais do que lhe é devido.

Um lembrete importante, que passa despercebido por muitos, é que TUDO no sonho são criações suas, vindas de memórias ou lembranças distorcidas. Paredes, panelas, pessoas, plantas, prédios… tudo são suas versões destas coisas e tem relevância para o entendimento geral do sonho.

Outra coisa, o que chamamos de intuição, nada mais é do que a capacidade cerebral de reconhecer padrões. Não é algo místico ou extra sensorial. Não. São pequenas peças de informações e experiências armazenadas e que se assemelham com um novo evento. Muitas vezes não é consciente, você apenas sabe. Uma sensação de familiaridade que emerge por comparação.

Nosso subconsciente também não faz distinção entre presente e passado, juntando experiências novas com antigas.


Temas comuns de sonhos com ratos:

Sonhar com rato correndo pode indicar que imagina que alguém que lhe causou mal está tentando escapar impunemente. Sensação de injustiça e impotência. Por outro lado, pode representar sua vontade de escapar de alguma enrascada que se meteu.

Sonhar com muitos ratos fugindo pode indicar que algo muito errado está acontecendo e você não está completamente ciente do que seja. O dano já foi causado e resta agora descobrir a origem.

Sonhar com rato atacando significa que está passando por um período de excessiva insegurança, como medos imaginários, pois ratos normalmente fogem da presença humana. Pode também estar numa situação de desespero e agonia tremendas, tentando se defender como pode.

Sonhar com rato gigante ou rato grande também pode significar medos exacerbados. Não amplie ou superestime os problemas e sua capacidade de resolve-los.

Seguindo a mesma linha, se sonhar com rato pequeno pode ser que esteja minimizando um potencial problema, não dando a devida importância. Fique atento.

Minimizar ou ampliar situações, emoções e sentimentos são problemas psicológicos chamados de disfunções cognitivas. Leia mais sobre o assunto clicando no link.

Sonhar com rato atacando ou mordendo indica preocupação com a saúde, por ter sido displicente em alguma ação, te colocando em risco. Pode também, indicar sua avareza, não querendo dividir nada com ninguém. Preste atenção no que está retendo demais para si.

Sonhar com um rato na cama pode indicar desconfiança do/a parceiro/a, que ele/a está escondendo algo de errado, longe da sua vista. Sinal de traição. Pode ainda significar que a relação não está boa, que esteja se deteriorando.

Sonhar com rato e cobra no mesmo sonho não é nada bom. Dupla do mal. Pode indicar que está cobiçando um parceiro/a alheio/a, alguém próximo, traindo alguém que nem imagina o que possa estar tramando pelas suas costas. Por outro lado, pode estar imaginando que estejam fazendo isso com você. Funciona sempre nas duas vias e depende muito do restante do contexto e das sensações envolvidas.

Sonhar matando rato pode ser que esteja com muita raiva de alguém que te enganou. Pode ser também que esteja em um processo de resolução de um impasse que lhe vinha incomodando.

Por outro lado, o que significa sonhar com rato morto? Pode significar alívio por algum problema ter sido resolvido ou que um mistério foi solucionado, algo que estava te prejudicando foi eliminado. Apesar de esquisito e nojento, é um bom sonho. Por outro lado, se sonhar com muitos ratos mortos pelo chão, significar que sente que um período de grande escassez virá pela frente (quando nem ratos sobrevivem).

Sonhar com rato em uma mesa, comendo sobras, pode estar sendo displicente em suas ações, deixando muitas brechas para outros se aproveitarem. Reveja seu círculo de amigos e conhecidos para tentar identificar quem possa ser. Pode indicar também que está sendo ganancioso, tentando obter recursos de outras pessoas sem fazer esforço.

sonhar com rato
Templo dos ratos na Índia. Tô fora.

Cores de ratos nos sonhos

Sonhar com rato preto não é agradável. Pode ter a sensação que a morte está rondando, que um problema permanece sem solução, que alguém perigoso está à espreita, pronto para te fazer mal. Grande perturbação mental. Se segura o rato preto, pode ser você que esteja com planos de fazer o mal ou de se vingar. Por outro lado, se mata um rato preto, pode indicar que tomou coragem para resolver definitivamente um problema sério.

Sonhar com rato cinza ou castanho, que são as cores mais comuns das espécies que vivem nos esgotos, pode indicar que está preocupado com a saúde, com doenças, típica coisa de hipocondríacos. Se vê muitos ratos cinzas circulando e se amontoando, por ser indício que está frequentando lugares perigosos, com pessoas ruins, mal intencionadas ou tóxicas.

Sonhar com rato branco é um sonho incomum e pode indicar que está sendo usado ou manipulado por alguém. Se você segura o rato, pode ser que, mesmo com boas intenções, esteja tentando controlar situações ou pessoas contra a vontade delas. Pode ser ainda, culpa por ter julgado erradamente alguém pela aparência ou intenções.


Sonhar com ratos tende mais para pesadelos. Poucos significados indicam coisas boas. No entanto, eles não são sujos por natureza, mas sim pelas condições geradas pelas nossas próprias ações e pela forma como nos livramos do lixo. Simbolicamente, o mesmo pode ser aplicado aos nossos pensamentos e emoções e o que eles atraem. Pense nisso.


E você, já sonhou com ratos? Saia da toca e comente.



One thought on “O que significa sonhar com Rato

  • 28 de outubro de 2020 em 18:39
    Permalink

    Gostei do novo formato. Ficou bem legal ?
    Eu já sonhei com ratos várias vezes e geralmente eles são brancos ?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *