O que significa sonhar com Onça?

O que significa sonhar com Onça?

Onça é um dos animais mais incríveis da natureza. Combina beleza, elegância, poder e força. Como não é um animal comum no cotidiano da maioria das pessoas, sonhar com onça é um evento que merece uma atenção especial. Vejamos algumas interpretações de sonhos envolvendo este poderoso felino.

sonhar com onça
Poderosa onça

Simbologia da Onça

Onça ou Jaguar, origina-se do termo tupi-guarani ya’wara, e pode ser traduzido como fera e até cão, já que o termo era utilizado pelos indígenas para se referir a qualquer “fera” antes da chegada dos europeus. O nome científico é Panthera Onca, onde Panthera é de origem grega, numa junção dos termos “todos” + “predador”. A onça parda, que tem um porte menor, é conhecida também como suçuarana. [1]

As onças, que são naturais da Américas, só perdem em tamanho para o leão e o tigre no grupo dos felinos. Apesar disso, sua mordida é a mais poderosa entre eles, sendo capazes de quebrar cascos de tartarugas!

São encontradas mais comumente perto de cursos d’água, rios e pântanos. São ótimas nadadoras e passam boa parte do tempo na água. Podem viver em áreas mais abertas ou em florestas mais fechadas. Não formam grupos e se socializam apenas para reprodução.

Assim, pode-se entender que a ideia de poder e força do animal foi o que gerou os diversos nomes. Quando pensamos em onça, nos vem imediatamente na cabeça coisas como ataque, dominação, conquista, propósito firme, coragem, sutileza e estratégia. Por outro lado, medo, perigo, submissão e fuga. Encarar uma onça no mano-a-mano não é prova de bravura, mas de insensatez.

Mas afinal, o que significa sonhar com Onça?

Sonhar com Onça

O significado de sonhar com onça pode ser simplesmente por ter visto o animal na TV, vídeo, notícia, zoológico e, com menos frequência, solto na mata, sendo apenas um fragmento da memória, aparecendo fora de contexto durante o sonho. Ás vezes, mesmo que soe sem graça, não é mais do que isso.

Em sentido mais abstrato, sonhar com uma onça pode indicar o desejo de incorporar as características do bicho na própria personalidade. Algumas pessoas têm o mesmo intento quando fazem tatuagens. Um onda de positivismo ou motivação acima do normal, como uma sequência de bons resultados, pode fazer que a onça se manifeste no sonho com um símbolo desta fase.

Embora seja um bom sonho, preste atenção se não ferindo ou atacando quem cruze seu caminho. Diferente da onça, que age por instinto, nós humanos temos o benefício (?) do raciocínio e ponderação. Dirija corretamente sua vontade de maneira não destrutiva.

Sonhar com onça te rondando, ou imaginar que tem uma por perto, mesmo sem enxerga-la, pode indicar que está com medo de alguma ameça. Alguém que julga ter mais poder do que você deve estar te incomodando. Talvez se sinta vulnerável e desprotegido, temendo ser atacado a qualquer momento. Reflita sobre qual ponto da sua personalidade está mais fragilizada atualmente.

Como aparentemente são gatos grandes, podemos incorrer no erro de achar que são amistosos como os domésticos bichanos. Sonhar com onça pode ser um alerta do subconsciente de que está subestimando um perigo, lidando com coisas que podem ser prejudiciais, enganado por uma crença de que sabe o que está fazendo.

Sonhar com Onça-Pintada

onça pintada
Onça pintada: vai encarar?

As manchas ou rosetas do pelo desses animais são inconfundíveis. O que significa que sonhar com onça-pintada seja a manifestação mais comum como símbolo. Assim como impressões digitais nos humanos, o padrão é único em cada onça. Embora parecidos, a distribuição e formato das manchas não se repetem.

As ideias gerais expostas anteriormente também valem para as onças-pintadas. Podemos acrescentar, dada a singularidade de cada ser, que sonhar com onça-pintada seja um representação do desejo de ser único. Somado ao fato dos bichos não viverem em grupos, indica um perfil de personalidade individualista.

O significado de sonhar com onça-pintada pode ser a vontade do sonhador de ser autossuficiente ou sem vontade de partilhar o poder que possui. Talvez esteja passando por uma fase que precise se autoafirmar e mostrar sua capacidade de se virar por conta própria. O lado negativo é quando torna-se arrogante, prepotente e orgulhoso, crendo ser superior e diferenciado dos demais. Homo sapiens são animais sociais, sendo bom manter isso em mente.

Se sonhar com onça-pintada atacando, talvez indique que está com uma visão distorcida do poder de alguma pessoa. Por alguma razão, trauma ou recalque, dá uma supervalorização para o que alguém faz ou fala, gerando grande impacto emocional. Psicologicamente, normalmente a característica que mais desejamos ter para nós é a que nos afeta negativamente quando vinda do exterior.

Sonhar com Onça Preta

onça preta
Onça preta: assustadora

Com curiosidade, as onças-pretas não são de uma raça diferente da pintada, sendo apenas uma variação da genética. A cor preta predomina devido à grande quantidade da substância melanina, que colore os pelos e o corpo.

O significado de sonhar com onça-preta indica a preocupação com um ameaça poderosa e maligna. Sentir-se intimidado por pessoas que detêm algum tipo de poder é normal, mas, se o desconforto for excessivo, é porque alguma coisa está errada. Acredita que você é alvo de ações para te prejudicar.

Dito de outra forma, sonhar com onça-preta pode indicar uma forte adversidade ou inimigo que terá que lidar. Por causa da cor, que esconde a onça na escuridão da noite, pode ser um medo vago e sem direcionamento. Apenas tem a sensação de que está ameaçado, sem saber por qual lado será atacado.

Sonhar com onça preta atacando indica que sentiu um baque por algum revés. Alguma autoridade ou instituição te prejudicou, e experimenta a sensação ruim de impotência. Como não sabe exatamente quem está por trás da ação, não é incomum que o desconhecido apareça nos sonhos como coisas pretas.

Sonhar com Onça Atacando

Se sonhar com onça atacando alguém, pode ser que esteja preocupado com uma pessoa conhecida, envolvida em atividades perigosas. Vem da ideia concebida de que más influências estão manipulando negativamente o comportamento de alguém e que, mais cedo ou mais tarde, um dano será causado.

Sonhar com onça atacando outra pessoa pode vir do sentimento de que alguém foi vítima de uma injustiça. Percebe que há clara diferença de poder entre as partes. Ainda, pode ter presenciado uma pessoa sendo estúpida com outra, dando-lhe uma “patada”.

Outra interpretação para sonhar com onça atacando é a sua raiva canalizada para um alvo. Quando se sente irritado, mal-humorado, sem paciência, querendo explodir mas não pode, o desejo pode se manifestar durante o sonho, servindo como válvula de alívio para a mente perturbada.

“Sonhar com onça me atacando” é uma pergunta comum entre os sonhadores, assim como indagarem o significado de sonhar com “onça correndo atrás de mim“. A interpretação mais direta e óbvia é que está com medo de alguma situação, quando acredita que não tem chance de lutar contra ou revidar. Pode ser receio de ter que lidar com uma pessoa autoritária e intransigente, ou seja, que não muda de opinião.

Ainda, pode ser que você tenha irritado alguém e recebeu como recompensa uma bela bronca, xingamentos ou alguma outra forma de revide desagradável. Como dizem “cutucou a onça com vara curta“.

Sonhar com Onça Parda

em andamento

Sonhar com Onça Branca

em andamento

Sonhar com Onça Mansa

em andamento

Sonhar com Onça Morta

em andamento


E aí, já sonhou com onça? Saia da moita e comente.

Fonte: [1] Wiki onça pintada


Talvez se interesse pelo significado dos sonhos com outros temas. Veja algumas sugestões:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *