O que significa Sonhar com Cemitério?

O que significa Sonhar com Cemitério?

Sonhar com cemitério faz as pessoas imaginarem imediatamente a morte de alguém, mas os significados podem ser mais complexos do que isso. Cemitérios são lugares peculiares, ás vezes transmitindo paz, outras medo, tristeza e angustia.Vejamos algumas interpretações dos sonhos envolvendo os jardins das tumbas.

sonhar com cemitério
Cemitério cristão

Simbologia do Cemitério

Cemitérionecrópole ou sepulcrário é o lugar onde são sepultados os cadáveres. A origem do nome vem do grego koimētḗrion, ou ‘lugar para dormir’ dando posteriormente origem ao nome latim coemeterĭum. No sentido figurado, é onde se atiram ou depositam objetos velhos e inutilizados. [1]

Os errantes ancestrais cavavam covas para depositar os mortos para evitar que os corpos fossem atacados por animais carniceiros. Não havia um local especifico e único para a prática, ficando os túmulos pelo caminho, conforme avançavam. Com o início dos grandes assentamentos humanos, como vilas e cidades, foi necessário delimitar um espaço separado para evitar doenças e mal cheiro.

A necrópole, ou cidade dos mortos, é envolta em misticismo e histórias mal explicadas. Avistamentos de almas penadas, barulhos estranhos, sensações desagradáveis são algumas das experiências mais relatadas. Acreditar no sobrenatural estimula e amplifica os medos.

O cemitério, do ponto de vista objetivo, é apenas o local onde os mortos são enterrados, podendo ser os formais e apropriados, ou um lugar clandestino de desova de corpos ou coisas que não são mais necessárias. O fim da linha. O ponto final.

Já no imaginário e subjetivo, é encharcado por sentimentos de tristeza, dor, pesar, saudade e arrependimentos. Quando a, normalmente esquecida, mortalidade humana é exposta, gera-se muitas reflexões. “Um dia também morrerei.” “Para onde vamos? Existe o além? Há vida depois da vida? Há um paraíso, purgatório e inferno nos esperando?” “Ou há apenas o nada, o vazio, a cessação do ser, o fim irremediável?”. Ninguém sabe ao certo. Apenas se crê nisto ou naquilo.

As duas ideias mais fortemente ligadas ao cemitério são da morte em si do indivíduo, ou pessoa querida, e do tormento do assombro com espíritos errantes.

Significados de sonhar com Cemitério

Sonhar com Cemitério

Primeiramente, o motivo mais provável de sonhar com cemitério é que tenha ido à algum enterro, velório, ter visto imagens nas noticias de sites e televisão. Nesta fase de covid, o assunto é bastante explorado, como a falta de covas e caixões, criando fortes impressões na mente das pessoas. Resumindo, é apenas uma lembrança fresca na memória.

Depois, entramos no terreno no subjetivo e imaginário. O significado de sonhar com cemitério pode ser medo de morrer ou de perder um ente querido. Algum acontecimento ativou seu senso de preocupação, como a notícia de doenças, atividades ilegais, perigosas ou radicais. A iminência ou proximidade da morte se manisfesta nos sonhos como o cemitério.

O vazio do luto ou por viver uma vida solitária também podem desencadear sonhos com cemitério. A desolação e tristeza que permeiam o “campo santo”, como alguns chamam, pode ser um simbolo que representa o buraco no peito causado pela ausência.

Em alguns casos mais severos de depressão, sonhar com cemitérios pode significar a vontade do fim da dor e do sofrimento. Muitas vezes, não há o desejo da morte em si, mas sim do término de uma situação insustentável e dolorosa.

Sonhar com cemitério ainda pode ser decorrência de uma saudade profunda, da lembrança de alguém que se foi. Visitar um cemitério pode ajudar a aplacar esse sentimento. Ainda, assuntos não resolvidos com o finado, coisas por dizer, confissões ou desculpas, podem gerar o desejo de uma reconciliação. Ir ao local impacta psicologicamente e torna o intento mais verdadeiro e profundo, mesmo que pense ou fale para um pedaço de pedra e terra com um corpo decomposto.


Sonhar com Cemitério e Túmulo

Aqui o significado se afunila em algo mais específico. Além das razões descritas acima, sonhar com cemitério e túmulo aponta para um alvo. Há uma coisa enterrada ali que seu subconsciente quer trazer à tona. Alguma coisa reprimida, que você resolveu esquecer ou ignorar, precisa da sua atenção e que tome contato.

Pode ser que seja uma relação que tenha cortado, uma resolução de vida ou uma crença sobre algum aspecto de sua personalidade. O significado de sonhar com cemitério e túmulo talvez signifique que precise ou deseje fazer as pazes com uma pessoa, rever comportamentos que não servem mais ou mudar crenças sobre quem você é e o que fazer. Por está perspectiva, é um bom sonho e boa oportunidade.

Ainda, pode ser que tenha presenciado algo terrível que não pode ser revelado, ou que alguém lhe contou um segredo que precise guardar. Sua boca dever ser um túmulo. Quer, seletivamente, esquecer alguma coisa, se desfazer dela.



Sonhar com Cemitério Antigo

cemitério antigo
Cemitério Antigo

Cemitérios antigos causam sensações mais desconfortáveis pelo aspecto decrépito e decadente. É como se fosse um reforço de que nada dura para sempre, nem corpos, túmulos, criptas, jazigos e… nem a memória. Um dia, tudo fica para trás. Tudo ficará para trás. Sonhar com cemitério antigo pode ser decorrência da culpa pelo esquecimento cada vez mais frequente de uma pessoa, ou que está substituindo o velho pelo novo. É como se estivesse traindo e deixando de lado alguém que já foi importante para você.

O significado de sonhar com cemitério antigo pode indicar receio de que alguma coisa do passado ressurja para lhe assombrar. Medo que coisas erradas sejam descobertas ou podres revelados.

Provavelmente, é paranoia pelo peso na consciência. Alguém fala uma coisa aleatória e você liga com o evento, imaginando o que a pessoa poderia saber sobre o assunto. Seria uma indireta? A casa caiu? Serei desmascarado? São coisas que tiram o sossego e geram esse tipo de sonho com cemitério antigo.

Alternativamente, sonhar com cemitério antigo pode ser por reverência a alguém que considere importante, que não pode ser esquecido. Ainda, aplica-se à circunstâncias, normas, hábitos ou valores que se ressente por não existirem mais, ou não serem como eram antes. Saudade de um tempo. Nostalgia.


Sonhar com Cemitério à Noite

cemitério escuro
Cemitério Escuro

Agora as coisas ficam mais interessantes. Medos são amplificados pela escuridão por não vermos o que está acontecendo. Há a crença de que seres das trevas temem a luz do sol. Logo, elas esperam pela noite para aparecerem. Assim, sonhar com cemitério à noite reforça a ideia de criaturas vagando sem rumo, aparições, fantasmas e todo tipo de eventos paranormais, caso seja supersticioso.

Sonhar com cemitério escuro tende ao pesadelo. Está com muito medo do desconhecido, do que não pode controlar. É o cenário perfeito dos filmes de terror, onde os mortos saem das covas para atacar os incautos visitantes. É um exemplo claro do uso de pavores psicológicos irracionais para entreter pessoas.

A atenção maior dada aos eventos noturnos se dá por questões de sobrevivência. Por não enxergarmos, o tempo de reação em caso de ameças é menor, ou seja, é mais perigoso. Além disso, a visão gasta muito do poder de processamento cerebral de forma que, quando no escuro, outros sentidos se tornam mais aguçados. Inclusive a imaginação.

Somado à isso, temos a milenar dúvida do que acontece depois da morte. Teme-se que mortos voltem para se vingar e assombrar quem lhes fez mal ou invadam seu espaço. Se você tem pesos na consciência em relação à algum falecido, sonhar com cemitério à noite pode ser comum. A ideia também pode ser aplicada se tem “cadáveres no armário”, ou seja, teme que as coisas ruins que aprontou no passado venham cobrar o seu preço. Colherá o que plantou.

Sonhar com Cemitério Florido

Este pode ser considerado um sonho bom. Sonhar com cemitério florido transmite uma sensação de paz e aceitação. A vida continua e coisas novas dão fruto. Pode ser que tenha se conformado com a morte de alguém ou término de algo, encerrando o período de luto. A resignação é um importante passo no amadurecimento da personalidade. Quem consegue entender que tudo é transitório, se desapegar do passado e seguir adiante, é mais forte e feliz.

O significado de sonhar com cemitério florido pode indicar que uma morte foi tranquila, ou que uma grande dor foi encerrada. É o caso de pessoas que tiveram um ente querido sofrendo com alguma doença. Depois que a dor se vai, ficam aliviadas.

Há que ache bastante satisfatório caminhar em cemitérios, devido o silêncio e a tranquilidade, locais propícios para autorreflexão e contemplação do milagre da vida.

Sonhar com Cemitério – Espiritismo

Algumas correntes de pensamento espiritualista acreditam que o cemitério é um campo de de batalha, e que precisa ser protegido. Em linhas gerais, os corpos dos recém falecidos ainda estão impregnados com o, dado como precioso, “fluído vital “. Espíritos menos evoluídos, presos aos desejos materiais, anseiam por obter as sensações de quando estavam encarnados. Outros, com más intenções, podem usar a “substância” para fins nefastos.

Desta forma, é necessário que haja uma proteção do local, com uma espécie de polícia das instâncias superiores do bem. Ficção? É uma crença, ficando no campo do improvável, mas não impossível.

Para o espiritismo, os sonhos são lembranças de vivências extracorporais do espírito durante o sono. Desta forma, se sonhar com cemitério, significa que visitou um lugar onde os corpos são enterrados. O porquê de ter ido lá varia e, muitas vezes, a razão é inacessível pela consciência. Pode ter sido atraído por algum espírito com mesma faixa vibracional que a sua, ido por curiosidade, tratar de pendências, se despedir, etc. As possibilidades são mais amplas do que as interações corpo-corpo. O contexto do sonho definirá (ou não) o significado.


Já sonhou com cemitério? Saia da tumba e comente.


Fonte: [1] Dicio

Talvez se interesse pelo significado dos sonhos com outros temas. Veja alguns:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *