O que são Sonhos Premonitórios?

Você acredita em sonhos premonitórios? Nunca ouviu falar? São aqueles quando o que você sonhou acontece na vida real tempos depois. Nesse tipo de sonho, é como se você visse o futuro enquanto dorme. Alguns chamam de sonhos proféticos. Vejamos mais a fundo do que se trata.

sonhos premonitórios
É possível prever o futuro?

Por exemplo, se você sonhar com cachorro cego e ver um na rua no dia seguinte, pode achar que teve um sonho premonitório, que é sinal de alguma coisa relevante.

Estatisticamente é impossível saber quanto dos sonhos condizem com a realidade em algum nível, uma vez que não dá para contar quantos sonhos um grupo de pessoas pode ter em um dado período, nem ligar os eventos. Mesmo assim, ouvimos histórias de acertos e de como impactaram as vidas de quem sonhou. No entanto, temos muito mais sonhos que não se realizam do que o contrário. Assim, os sonhos premonitórios podem ser apenas meras coincidências.

Sonhos Premonitórios e Psicologia

Carl Jung, um dos pais da psicologia moderna, cunhou o termo “sincronicidade” para explicar coincidências significativas sem relação causal. Embora tenha usado enquanto estudava astrologia e a personalidade das pessoas, pode muito bem ser aplicado no contexto dos sonhos. Teria o ato de sonhar a capacidade de alterar eventos físicos futuros?


No mundo da ciência, não há provas que poderes psíquicos existam, pelo menos não como nos filmes. Os cientistas racionalizam que os sonhos que aparentemente se tornam realidade podem soar como uma sugestão ou guia para você seguir, fazendo com que pareça que o sonho está se concretizando. Você está desejando que seja verdade, e age em função disso. As chamadas profecias autorrealizáveis.

Por exemplo, se você sonhar com pai falecido, pode ser que te leve a vasculhar coisas antigas por saudade e encontrar uma foto dele que dava como perdida. Se não tivesse sonhado, muito provavelmente não iria mexer nas coisas. Assim, pode parecer que achar a foto foi em decorrência direta do sonho. Ou mais ainda, achar que ele queria que você encontrasse.

Na psicologia, sonhos premonitórios podem ser explicados de várias formas. Você pode ter uma tendência a editar seu sonho para corresponder ao resultado. Como os sonhos são tão facilmente esquecidos, sua memória dele pode não ser precisa e, invés de recordar uma lembrança, você cria ideias e contextos, torcendo-os para que se encaixem com o evento real.

Ter um sonho premonitório sugere que você está experimentando ansiedade e que está expressando o desejo de ter certeza no futuro. Você está olhando para o seu sonho para ajudá-lo a tomar uma decisão importante ou para ter certeza de que está no caminho certo.

Outra teoria, é que sua mente sonhadora junta pedaços de informação mais rápido que sua mente consciente. Você pode ser capaz de antever o que acontecerá com base nas informações que já coletou. Sonhar com traição, por exemplo, pode ser decorrência de ter percebido alguns comportamentos estranhos do namorado, mas não ligou os pontos ou não quis acreditar.

Assim, o que chamamos de intuição, nada mais é do que a capacidade cerebral de reconhecer padrões. Não é algo místico ou extra sensorial. Não. São pequenas peças de informações e experiências armazenadas e que se assemelham com um novo evento. Muitas vezes não é consciente, você apenas sabe. Uma sensação de familiaridade que emerge por comparação.

Diferença entre sonhos Premonitórios e sonhos Proféticos

Sonhos premonitórios podem ser associados com futilidades ou pequenas coincidências, enquanto os sonhos proféticos envolvem cenários mais dramáticos. É tudo uma questão de interpretação, crenças pessoais, nomenclatura e o grau de intensidade e relevância que dá para o evento.

Sonhos premonitórios são aqueles que você só associa depois do evento ocorrer, não fica na expectativa; quando acontece de lembrar de algum elemento do sonho que tem relação com a realidade é que faz a conexão. Já nos sonhos proféticos, o sonhador fica tão impactado, que acha que o que viu vai acontecer, e fica esperando, ou até mesmo alardeando, como se fosse um mensageiro.

Assim, há quem acredite que os sonhos podem realmente ser uma revelação futuro. Sonhos proféticos estão ligados a grandes desastres, guerras, assassinatos, acidentes e normalmente têm um cunho religioso ou espiritualista.

Na história, Abraham Lincoln teria sonhado com seu próprio corpo deitado em um caixão duas semanas antes de seu assassinato. O engenheiro britânico John Dunne, sonhou com a erupção de um vulcão na França, que se tornou realidade. Coincidências? Provavelmente.

Tipos de sonhos Premonitórios

Embora um tanto quanto nebulosa e sem comprovação cientifica, uma classificação pode ser feita para os sonhos premonitórios ou proféticos, divididas nas seguintes categorias:

Aparições

Esses sonhos envolvem um falecido. Os mortos aparecem em sonho para entregar uma mensagem importante.

Sonhos Clariaudientes

Esses sonhos envolvem ouvir vozes ou sons extremamente distintos e claros. As vozes aparecem do nada. Às vezes, você não sabe a origem da voz ou dos sons. É importante prestar atenção na mensagem.

Sonhos Clarividentes

Tais sonhos são definidos quando você está sonhando com algo que está acontecendo exatamente ao mesmo tempo em uma situação da vida real. Por exemplo, se sonhar com gato machucado e na mesma noite seu gato cair do muro e se espatifar no chão, pode ser chamado de um sonho clarividente.

Sonhos Empáticos

Você está profundamente comovido por um acontecimento em seu sonho, mas não sabe por quê. Você experimenta sentimentos e sensações claras e simpáticas. Esse tipo de sonho geralmente ocorre entre famílias, casais ou amigos muito próximos.

Sonhos Compartilhados

Quando você e alguém próximo a você têm o mesmo sonho na mesma noite, então você tem um sonho compartilhado. Esses sonhos ocorrem devido à conexão extremamente próxima um com o outro. Há grupos que tentam fazer isso deliberadamente.

Sonhos Telepáticos

Esses sonhos envolvem uma mensagem que está sendo transmitida por meio do reino dos sonhos. Você é capaz de se conectar com os pensamentos de outra pessoa por meio de um sonho. Esses sonhos ocorrem com alguém de quem você é próximo.

Sonhos de Advertência

Como a descrição sugere, esses sonhos prenunciam que algo ruim acontecerá com você no futuro. Esses sonhos lhe dão a oportunidade de alterar o resultado.

Conclusão

Este é o tipo de assunto que não dá para cravar que é verdadeiro ou falso, real ou crendice. Para ciência, tanto a previsão do futuro quanto sonhos premonitórios são impossíveis e não há nenhuma energia conhecida que possa mediar os eventos dos sonhos com o meio físico; para psicologia, desejos e sentimentos podem se manifestar como símbolos nos sonhos e ter desdobramentos futuros na vida das pessoas, com algum grau de coincidência ou correlação entre as partes; para os místicos e espiritualistas, são um claro veículo de comunicação entre as diversas esferas das existências e estados que as criaturas podem exibir.


E você, já teve algum sonho premonitório ou profético? Acha possível de ocorrer? Comente.

Fonte: dreammoods

2 thoughts on “O que são Sonhos Premonitórios?

  • 21 de dezembro de 2020 em 17:14
    Permalink

    Hoje sonhei que estava em Moscou, dançando pagode russo na boate cossacou…! o que significa?

    Bom o texto, parece um prefácio para ser mais explorado!

    Resposta
    • 21 de dezembro de 2020 em 19:58
      Permalink

      Mande um vídeo de como era a dança. Desejos de fuga e liberdade para se divertir e ser vc mesmo. Qto mais longe, melhor.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *